Leite da moreira serve para que? Conheça as suas utilidades e cuidados

Você já ouviu falar do leite da moreira? Ele é uma espécie de produto natural, considerado um fitoterápico por causa de suas propriedades medicinais. Há quem diga que ele é extremamente benéfico para a saúde, mas há também quem não recomenda muito o seu uso.

Sendo assim, venha com o SaúdeLab, tire suas dúvidas sobre o leite da moreira serve para que, e conheça a suas utilidades e cuidados.

A princípio, sempre precisamos ter muito cuidado com produtos que prometem ser a cura para problemas de saúde. Por mais nutritivos e ricos em propriedades que as plantas, fitoterápicos e produtos naturais possam ser, eles também costumam apresentar alguns riscos, tal como qualquer tipo de medicamento.

Logo, é preciso considerar a possibilidade de que o leite da moreira não seja inteiramente benéfico.

Leite da moreira serve para que de fato?

Primeiro fato que precisamos entender é se o leite da moreira é um produto seguro. Infelizmente, não podemos fazer essa afirmação. Afinal,  até o momento não existem registros de que o produto seja realmente eficaz para algum problema de saúde.

No entanto, conforme aponta o fabricante, de maneira geral, existe duas principais propriedades do leite da moreira que merecem destaque. A primeira delas é o potencial anti-inflamatório do produto. Graças a ele, como o próprio termo já sugere, o leite da moreira é capaz de combater e amenizar diversos processos inflamatórios do organismos, responsáveis por inúmeras doenças.

Já a segunda propriedade é o efeito analgésico do leite da amoreira. Através dele o produto consegue reduzir diferentes tipos de dores generalizadas.

Sob esse ponto de vista, se unirmos essas duas propriedades, podemos dizer que o leite da moreira serve para que determinados sintomas, doenças e condições de saúde sejam tratadas de forma alternativa e complementar. Confira a seguir alguns dos problemas que o produto promete resolver ou controlar:

  • Azia
  • Torcicolo
  • Diabetes
  • Aterosclerose
  • Garganta inflamada
  • Problemas hepáticos
  • Alta do colesterol
  • Inflamação intestinal
  • Cólicas
  • Distúrbios digestivos
  • Distenção muscular
  • Dores de cabeça

Vale a pena mesmo consumir um produto sem origem confiável?

Conforme apresentamos, o leite da moreira é vendido como uma solução para uma série de problemas de saúde que, inclusive, acomete grande parte da população.

Mas, ainda não existem estudos comprobatórios e nem produtos de origem, de fato, confiáveis.

Ademais, para todos os problema de saúde que o leite da moreira diz combater, já existem muitos outros, até fitoterápicos, já disponíveis em farmácia e com comprovação científica. Então, será que vale a pena trocar o certo pelo duvidoso? Portanto, pense bem antes de adquirir um produto de origem duvidosa. Você pode ter problemas.

O produto consegue ser bastante perigoso

Por fim, não podemos apenas dizer que leite da moreira serve para que determinados problemas de saúde sejam tratados. Isso porque a eficiência no tratamento deles não é garantida.

Por mais que o leite da moreira tenha sim propriedades interessantes e proveitosas, elas não são nada confiáveis. Não é toa que não costuma ser vendido em farmácias e lojas convencionais.

No Brasil, o leite da moreira é um produto contraindicado e proibido pela Anvisa. Isso porque existem inúmeros efeitos colaterais quanto ao uso dela, dada a sua composição pesada.

Em alguns casos, o uso do leite da moreira leva a coceiras, irritações no estômago e febre, enquanto em outros ele causa até zumbidos e problemas renais. Logo, nunca utilize o leite da moreira em excesso ou sem acompanhamento e indicação médica.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915