Leite de Soja e Bebidas Vegetais – Tudo Que Precisa Saber

leite de soja

Há quem diga que o leite de soja é mais saudável que o proveniente de animais. Outros dizem justamente o oposto. Veja a seguir mitos e verdades sobre a bebida!

O leite de soja popularizou no Brasil no início dos anos 2000. Afinal, o grão representa a segunda maior produção agrícola do país.

Apesar de ser um produto natural e a base de soja, o leite de soja nunca foi um produto barato ou acessível.

O produto é primariamente destinado a quem sofre de intolerância à lactose ou alergia a proteína do leite, ou seja, pessoas que estão impossibilitadas de beber leite normal. Mesmo sendo apenas uma alternativa, as bebidas vegetais ganharam mercado entre veganos e vegetarianos, pessoas fitness e aqueles que buscam um estilo de vida mais saudável.

Outra vantagem desta bebida sobre o leite tradicional é que ela é 0 colesterol. Muitos produtos de origem animal possuem colesterol. Quem está em uma dieta DASH ou tem problemas de pressão alta, por exemplo, deve evitar de todo o consumo de alimentos com colesterol.

Tabela nutricional do leite de soja

Confira abaixo a tabela nutricional da bebida vegetal. Os valores se referem a porções de aproximadamente 100 mililitros do leite de soja normal.

Calorias 54 kcal
Gorduras Totais 1,8 g 1,8 gramas
Gorduras Saturadas 0,2 gramas
Gorduras Poliinsaturadas 1 grama
Gorduras Monoinsaturadas 0,4 gramas
Gorduras Trans 0 gramas
Colesterol 0 miligramas
Sódio 51 miligramas
Potássio 118 miligramas
Carboidratos  6 gramas
Fibra Alimentar  0,6 gramas
Açúcar  4 gramas
Proteínas  3,3 gramas
Vitamina A  3 IU
Cálcio  25 miligramas
Ferro  0,6 miligramas
Magnésio  25 miligramas

Origem do leite de soja

grão de soja

Mesmo sendo a soja um dos principais produtos de exportação do Brasil, ela não é originária daqui. O grão é de origem chinesa e seus produtos, incluíndo o leite de soja, são consumidos há séculos por grande parte dos asiáticos.

Os chineses, por exemplo, preparam a bebida de duas formas, a partir da demolhagem dos grãos ou com o extrato da soja, mais conhecido como leite de soja em pó. Veja abaixo como obter a sua bebida vegetal sem sair de casa.

Como fazer leite de soja em casa?

Fazer leite de soja em casa é muito simples. Você só precisa dos grãos de soja e de água. Fica muito mais barato que comprar leite de soja no supermercado, por exemplo.

Essa receita rende pouco mais de um litro da bebida.

Ingredientes:

  • Uma xícara de grãos de soja;
  • Um litro e meio de água.

Modo de preparo:

Primeiro escolha os grãos da soja e lave-os bem. Deixe-os de molho por pelo menos 24 horas, fora da geladeira. Passado este tempo, escorra a água e lave os grãos novamente para colocar em um liquidificador.

Bata com um litro e meio de água. Coe em um pano de prato limpo e seco. Coloque em uma panela e leve ao fogo.

Quando levantar fervura, deixe em fogo baixo por apenas 10 minutos. Espere esfriar e já pode beber. Depois de pronto, o leite de soja deve ficar sempre na geladeira.

7 Benefícios do leite de soja

Trocar o leite da vaca ou de caprinos por soja pode ser uma escolha inteligente. É interessante conversar com o seu médico ou nutricionista antes de fazer essa escolha, uma vez que nem sempre a troca é recomendada para todas as pessoas.

Mas se você puder, beber mais leite de soja que o leite normal é ótimo para a sua saúde. Veja abaixo uma série de benefícios de adicionar o leite de soja a sua dieta.

1. Diminui problemas da menopausa

menopausa

Os produtos que são provenientes do grão da soja são todos ricos em isoflavona, um tipo de fitoestrógeno. Essa substância se assemelha ao estrogênio, aquele hormônio produzido pelo corpo humano, especialmente nas mulheres. Por isso, quem consome leite de soja, faz a ingestão de uma dose extra de hormônio natural.

Isso pode ser muito benéfico para as mulheres, em especial as que estão entrando na menopausa. Depois do climatério, os níveis deste hormônio diminuem muito, causando uma série de sintomas indesejados. É aquela clássica onda de calor, que muita gente pensa que não faz mal.

Entretanto, as ondas de calor da menopausa são acompanhadas de riscos de problemas cardíacos, obesidade e perda da libido feminina. Para tentar amenizar esses desconfortos, muitos médicos indicam a reposição hormonal, feita com estrôgenio sintético. Mas o leite de soja, por exemplo, pode ser uma saída natural mais eficiente.

2. Auxilia na dieta

leite de soja AdeS

Trocar o leite comum pelo leite de soja emagrece! Cada copo de 200 mililitros possui apenas 90 calorias, enquanto que a mesma quantidade de leite integral tem 130. Se você optar pelo leite de amêndoa, poderá perder ainda mais peso. A mesma quantidade da bebida vegtal tem só 34 calorias.

O leite de vaca tem ainda mais açúcares e carboidratos. As bebidas vegetais normais costumar ter a metade da quantidade do leite.

Porém elas ainda oferecem outra vantagem: é mais fácil fazer versões light, diet e zero açúcares destas bebidas que do leite. Quem faz dieta de pontos, se beneficia com facilidade do leite de soja. Na próxima promoção leite de soja AdeS, não economize!

As bebidas da AdeS têm um sabor incrível e ficam super bem em batidas e vitaminas. São ótimas alternativas na luta contra a balança e doenças como a diabetes.

3. É zero colesterol

colesterol

As bebidas vegetais são todas zero colesterol. E a maioria não possui qualquer gordura saturada. Na verdade, as gorduras presentes neste tipo de leite são mono ou poli-insaturadas.

Isso significa que são ricas ácidos graxos que, além de serem zero colesterol, ainda impedem o transporte do colesterol proveniente de outros alimentos para a corrente sanguínea. Protegendo você de ter um aumento dos triglicerídeos e da Lipoproteína de baixa densidade (LDL), conhecida por conlesterol ruim.

A soja ainda contribui para o aumento dos níveis da Lipoproteína de alta densidade (HDL), também chamada de bom colesterol. Tudo isso ajuda você a se prevenir de doenças cardiovasculares e de problemas que envolvam a circulação do sangue, como linefedema, trombose ou aneurismas.

4. Também é ótimo para os homens

soja é bom para os homens

Muita gente pensa que estrogênio e progesterona são hormônios presentes apenas nas mulheres. Se engana quem acha isso, pois os homens também têm substâncias como essas circulando no sangue.

Assim como as mulheres possuem testosterona. O que muda são as doses em cada gênero. O estrogênio tem um papel muito especício nos homens, ele auxilia na inibição do excesso de testosterona.

Os baixos níveis da testosterona nos homens foram diretamente associados a diminuição dos riscos de desenvolver câncer de próstata em muitas investigações cientícias. Ou seja, os homens que bebem mais leite de soja estão fazendo, indiretamente, uma pequena prevenção. Já é melhor que muitos outros métodos, não?

5. Excelente para os diabéticos

soja previne pico glicêmico

Todo diabético que quer viver mais deveria mudar a dieta. Dar preferência a alimentos com baixo índice glicêmico é sinônimo de evitar picos desnecessários de açúcar no sangue. O leite de soja é um alimento que contém baixo índice glicêmico e pouco açúcar.

Podendo até ser encontrado na versão diet. Se quiser comprar leite de soja em pó, ainda melhor, pois este é 100% sem açúcar. É feito a base do extrato da soja e basta misturar o pó a água.

Para quem sofre com a diabetes é uma ótima alternativa. Principalmente para cozinhar e fazer sucos ou batidas.

6. É proteico

crescer massa muscular

Riquíssima em proteína, a soja de alta qualidade contém mais aminoácidos essenciais que o leite e até que a carne. Por esse motivo que ela é tão adorada pelos vegetarianos e veganos.

Quem tem uma rotina de prática de exercícios físicos ou quer aumentar a massa muscular deve beber leite de soja. Além disso, a soja é uma fonte abundante de lecitina e vitamina E, antioxidantes naturais que auxiliam na prevenção de diversos tipos de câncer.

7. Rica em ômega 3

Não é só o peixe que é abundante em ômega 3. A soja possui ômega 3 e ômega 6. Essas substâncias protegem os nossos vasos sanguíneos, evitando hemorragias.

Estes compostos ligam-se aos vasos sanguíneos e defendem as células de radicais livres e depósitos de colesterol. Isso regulariza a pressão, evitando crises de pressão alta.

Leite de soja – Malefícios

Porque é um produto relativamente recente no país, há quem pense que leite de soja faz mal. E, apesar de todas as suas vantagens, como prevenir câncer e osteoporose, por exemplo, a bebida pode sim causar alguns problemas.

Mas, antes de listar todos os seus malefícios, é importante ressaltar que ela só não é benéfica para um grupo restrito de pessoas e só causa problemas se for ingerida em excesso. Primeiro, é importante destacar que, para quem tem problemas de tireóide, o leite de soja não é boa ideia.

Apesar de ser ótimo para diabéticos, intolerantes à lactose e outros grupos de pessoas, ele pode causar mal à tireóide. Alguns componentes da soja dificultam a absorção de nutrientes, como o ferro, o zinco e o iodo.

Essas substâncias são importantes para o bom funcionamento do órgão. Porém, não é qualquer produto de soja que pode causar esse problema.

O que acontece é que os componentes que causam esse problema, também conhecidas como fitatos, só são eliminados se houver um cozimento dos grãos de soja. O leite de soja é feito a partir da soja crua, por esse motivo os médicos não recomendam a bebida a quem tem problemas de tireóide, seja hiper ou hipotireoidismo.

Pesquisas recentes sugerem que a soja talvez não afete as funções da tireóide em indivíduos saudáveis. O que quer dizer se você não tem problemas, use e abuse do alimento.

Malefícios nas mulheres

É comum ouvir e ver por aí que o leite de soja possa causar câncer de mama. Isso porque ele eleva os níveis de estrogênio. Alguns tumores de mama são provenientes do excesso do hormônio.

Convém lembrar que os fitoestrógenos presentes na soja são muito mais fracos que o estrogênio produzido no corpo humano, não oferecendo os mesmos riscos. Calcula-se que o estrogênio humano seja até mil vezes mais potente que a isoflavona presente na bebida vegetal.

Existem diversos estudos que ligam o consumo de soja a menores taxas de câncer de mama. Ainda mais em mulheres de origem asiática, já que elas possuem uma alimentação mais rica em soja.

Malefícios nos homens

Nos homens, o excesso de estrogênio é considerado um fator que pode complicar a fertilidade masculina. Algumas pesquisas sugerem que um consumo exagerado do leite de soja por homens possa estár associado a diminuição da produção de esperma.

Como as mulheres, os homens também possuem receptores para estrogênio. O que quer dizer que o consumo de soja poderia afetar negativamente a fertilidade masculina.

A soja também pode alterar a produção de testosterona, o hormônio que atua no reparo e crescimento celular, sistema imunológico e na função sexual. Outro problema que o leite de soja pode causar nos homens é o crescimento exagerado das mamas, popularmente conhecido como ginecomastia.

Atenção ao AdeS linha Original

A bebida de soja AdeS linha Original não é própria para veganos ou pessoas com alergia a proteína animal. Isso porque esta bebida de soja é enriquecida com vitamina D de origem animal em sua composição.

Desde 2016, quando a marca foi vendida para a Coca-Cola, que a linha passou a ter a vitamina verdadeira no lugar da sintética. Por isso, é sempre bom ler os rótulos dos produtos antes de adquirí-los.

leite de soja em pó

Leite de soja é caro?

Infelizmente e mesmo sendo o Brasil um dos maiores produtores de soja no mundo, o leite é caro. Um litro pode custar até R$ 8,00. As pessoas que dependem do consumo desta bebida podem encontrar dificuldades na hora de adquirir o produto.

Leite de soja para bebê sai ainda mais caro. A lata com 800 gramas gira em torno de 70 reais. O preço é salgado e muitas vezes os pais não têm alternativa. Se a criança for intolerante à lactose ou alérgica a proteína animal, o jeito é procurar onde comprar leite de soja mais barato.

Algumas lojas online oferecem descontos para quem fizer uma encomenda de mais de 10 litros de leite de soja por vez. Como o produto é pasteurizado e sua validade é longa, pode ser uma boa ideia para economizar.

Outras lojas físicas, como as Lojas Americanas, estão sempre com promoções de leite de soja em oferta. Para não pagar a mais, o importante é estar sempre de olho nos preços, seja online, seja no seu supermercado habitual!

Receitas com leite de soja

Há muitas receitas que você pode apenas substituir o leite normal pelo de soja. Ao contrário do que se pensa, o leite de soja pode, sim, ser aquecido. Por este motivo, e para ajudar a sua criatividade, separamos duas receitas simples e rápidas para inspirar você, uma salgada e uma doce.

Afinal, o leite de soja não é apenas para beber!

1. Empadão com leite de soja

Receita fácil e deliciosa para toda a família aproveitar.

Ingredinetes da massa:

  • Três xícaras de chá de farinha de trigo;
  • Uma colher de sopa de fermento em pó;
  • Uma colher de café de sal;
  • Uma xícara de chá de farinha de soja;
  • Uma xícara de chá de leite de soja;
  • Quatro colheres de sopa de óleo de soja;
  • Quatro colheres de sopa de margarina light;
  • Uma colher de café de açúcar demerara.

Ingredinetes do recheio:

  • Uma xícara de chá de proteína de soja;
  • Uma cebola ralada;
  • 50 gramas de margarina light;
  • Dois dentes de alhos amassados;
  • Sal a gosto;
  • Uma lata de molho de tomate caseiro.

Modo de preparo:

Comece pela massa, separando apenas o leite de soja, misture os outros ingredientes. Vá adicionando o leite aos porucos até formar uma massa consistente e homogênea.

Reserve 1/3 da massa para cobrir o empadão. Abra a massa com um rolo de madeira e forre o fundo e laterais de uma assadeira com fundo removível e untada.

Para o recheio, hidrate a soja por 10 minutos, escorra a água e esprema para tirar todo excesso. Em uma panela, refogue o alho e a cebola na a margarina com o sal.

Após isto, acrescente o molho de tomate. Coloque a proteína e deixe cozinhar por cinco minutos. Desligue e espere esfriar, depois despeje por cima da massa.

Cubra o empadão com o restante da massa, pincele com uma gema, se quiser, e leve para o forno médio pré-aquecido por 30 minutos ou até assar. Sirva quente.

2. Pudim de leite de soja

Essa receita é muito prática e o sabor vai surpreender você com certeza. Quem é intolerante à lactose vai adorar a ideia, para substituir o pudim tradicional da vovó por esta versão sem lactose.

Ingredientes:

  • Uma lata de leite condensado, pode ser de soja;
  • 395 mililitros de leite de soja;
  • Uma colher de sopa de amido de milho;
  • Uma colher de chá de essência de baunilha;
  • Quatro ovos inteiros.

Modo de preparo:

Junte e bata todos os ingredientes em um liquidificador ou mixer. Despeje em uma forma de pudim já caramelizada e leve ao forno em banho-maria até ganhar consistência de pudim.

Faça o teste do palito, se for necessário, para saber se está pronto. Se o palito sair seco é sinal de que está no ponto.

Espere esfriar, desinforme e coloque na geladeira. Sirva sempre gelado.

 

 

 

Fonte: Agência Brasil e The Nutrition Source

Crédito das imagens: Freepik e PxHere