Maracujá é ácido? Tire suas dúvidas e entenda melhor seus benefícios

Muitas pessoas não sabem se o maracujá é ácido. Sem dúvidas, o sabor e aroma do maracujá, assim como os de tantas outras frutas, são inconfundíveis. Seja in natura, em sucos ou doces, é quase impossível não gostar dele.

Mas existe uma característica dele que levanta alguns receios quanto às suas características. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab veja se o maracujá é ácido mesmo, saiba mais sobre seus efeitos e propriedades.

De antemão, o maracujá é o tipo de fruta que pode ser empregada das mais variadas formas. Seu polpa é perfeita para incontáveis receitas, desde de doces simples até pratos salgados elaborados.

As suas cascas e folhas escondem efeitos que são até mesmo considerados medicinais. Porém vamos focar na sua polpa, que deixa muitas pessoas na dúvida de se o maracujá entre na categoria de frutas cítricas ou não.

O maracujá é ácido: mito ou verdade?

Em suma, como o próprio termo já sugere, uma fruta é classificada como ácida se a sua composição apresenta um caráter mais ácido. Esse caráter confere à um fruta um sabor picante, mas também amargo.

Com isso, como o maracujá, na grande maioria das vezes, é bastante doce, é normal haver uma confusão quanto à sua acidez. Porém o maracujá é ácido, e o motivo por trás disso é a sua composição.

De maneira geral, dentre os incontáveis nutrientes do maracujá, podemos encontrar o ácido cítrico, que obviamente é um tipo de ácido. Ele é o que mais contribui para acidez das frutas cítricas e para as características ferais delas, o que inclui o maracujá.

Entretanto, nesse caso em específico, ele ainda apresenta grandes quantidades de ácido málico, que apenas reforçam o fato de que o maracujá é ácido.

Quais são os benefícios do maracujá para a saúde?

Conforme fora dito, o ácido cítrico é um dos incontáveis compostos que podemos encontrar no maracujá. Essa fruta é uma verdadeira bomba de benefícios para o nosso organismo, graças a variedade de nutrientes que ela apresenta.

Vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras são apenas algumas das substâncias que o maracujá nos oferece, e a partir deles podemos obter efeitos e benefícios diversos, como por exemplo:

  • Proteção da saúde do sistema cardiovascular
  • Prevenção contra alguns tipos de cânceres
  • Redução e combate do estresse e ansiedade
  • Auxílio nos processos de perda de peso
  • Aumento da nossa disposição física e mental
  • Prevenção e controle contra a diabetes
  • Melhoria no controle da pressão arterial
  • Inibição do envelhecimento precoce
  • Melhoria da qualidade do sono durante a noite

E o maracujá apresenta algum tipo de malefícios para o nosso organismo?

Por fim, como o maracujá é ácido, ele apresenta sim alguns riscos por causa dessa qualidade. No caso, se consumido por alguém com refluxo ou gastrite, ele pode acabar agravando essas condições gástricas.

Mas fora isso, o único cuidado que é necessário ter com a fruta é por pessoas hipotensas ou hipertensas. Isso porque o maracujá ajuda a reduzir a pressão, o que interfere no tratamento dessas condições, causando ou agravando quadros de hipotensão.

Leia mais:

 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915