Chá de camomila com maracujá abaixa a pressão? Veja seus benefícios

O chá de camomila com maracujá abaixa a pressão? Com o passar do tempo, a hipertensão foi se tornando um problema de saúde cada vez mais comum. Atualmente, ela acomete inúmeras pessoas, e por diversas causas.

Felizmente, existem algumas formas de manter a pressão arterial sob controle, como por exemplo através de chás. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, entenda se o chá de camomila com maracujá abaixa a pressão e veja seus benefícios.

De antemão, até quem não tem o hábito de tomar chás já ouviu falar da camomila. Assim como toda erva medicinal, ela apresenta diversas propriedades, e beneficia a nossa saúde de diferentes formas. Enquanto isso, o maracujá é uma fruta extremamente nutritiva.

Incluir ela na dieta supre boa parte das necessidades nutricionais do organismo. Com isso, ao combinarmos esses dois ingredientes, obtermos efeitos muito proveitosos.

Chá de camomila com maracujá abaixa a pressão?

Sem dúvidas, a propriedade mais conhecida da camomila é o seu efeito calmante. Porém podemos encontrar na sua composição alguns flavonoides. Esse grupo de substâncias melhoram a circulação sanguínea, e ajudam a manter as artérias saudáveis e mais elásticas.

Ou seja, o chá de camomila com maracujá abaixa a pressão de fato graças aos flavonoides da camomila em específico.

Quanto ao maracujá, a sua polpa é rica em magnésio e potássio. Ambos os minerais ajudam a relaxar os vasos de sangue, controlando a pressão corrente deles.

O problema é que o chá do qual estamos falando utiliza as folhas do maracujá, que apesar de benéfica, não tem essa propriedade, pelo menos não de forma tão relevante. Sendo assim, o chá de camomila com maracujá abaixa a pressão de forma mais eficaz se você acrescentar um pouco da polpa dele.

Passo a passo prático de como preparar o chá 

  1. Primeiramente, em uma panela sob o fogo, acrescente cerca de um litro de água filtrada.
  2. Mantenha o fogo alto até ela começar a ferver, momento em que você deve desligar o fogo.
  3. Em seguida, acrescente na água quente uma colher e meia de sopa de camomila juntamente com uma colher e meia de sopa das folhas de maracujá.
  4. Agora mantenha a panela tampada e deixe os ingredientes na infusão por cerca de 10 minutos.
  5. Caso queira que o sabor fique mais forte ou que o chá seja mais eficaz na redução da pressão, deixe a infusão por mais tempo e depois acrescente um pouco da polpa do maracujá.
  6. Por fim, passado o tempo, resta apenas coar a água e se servir.

Outros efeitos benéficos do chá para a saúde

Enfim, tendo em mente que ambos os ingredientes são nutritivos e ricos, o chá de camomila com maracujá abaixa a pressão arterial, mas também apresenta muitas outas propriedades. A combinação deles oferece vitaminas, minerais, antioxidantes, anti-inflamatórios e diversos compostos diferentes.

E é justamente a partir deles que o chá em questão oferece benefícios para o organismo como:

  • Prevenção e controle contra a diabetes
  • Redução do estresse e ansiedade do dia a dia
  • Promoção da saúde do sistema cardiovascular
  • Inibe o desenvolvimento de alguns cânceres
  • Garantia da saúde do sistema gastrointestinal
  • Combate da insônia e melhoria do sono

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação