Book Appointment Now
Entenda o medo infantil e o que acontece de acordo com a faixa etária
Saber o que causa o medo infantil em cada faixa etária é indispensável para poder ajudar a criança a lidar com a situação. Sendo assim, hoje, mostramos como o medo se manifesta em cada fase da vida criança e o que fazer. Acompanhe, a seguir.
Afinal, o que é medo infantil?
O medo é uma emoção que todo mundo sente, logo é normal sentir medo. Entretanto, embora faça parte do desenvolvimento infantil sentir medo, é preciso saber como ajudar a criança a enfrentá-lo para que não leve para o resto da vida.
Para isso, entender como é o medo infantil em cada faixa etária contribui muito. Ao longo da vida da criança o motivo do medo muda.
As crianças sentem esse medo devido não conseguirem diferenciar o que é real do que faz parte da sua imaginação. Isso faz com que tenham mudanças de comportamento que podem interferir em suas vidas.
6 meses a 1 ano
Nessa fase os bebês começam a sentir medo de barulhos mais altos, luzes fortes, estranhos e distância dos pais. Para ajudar o bebê os pais devem evitar ambientes e brinquedos com barulhos excessivos. Ter uma rotina bem estabelecida e brincar de esconder brinquedos, ou o rosto (cadê o bebê? Achou!) ajuda, assim como se afastar aos poucos ainda conversando com o bebê, para que ele aos poucos perceba que mesmo sem ver a mãe ela continua ali.
Além disso, para que o bebê não estranhe pessoas que não façam parte do seu cotidiano, é recomendado colocar a criança em contato com outras pessoas, como familiares mais distantes, vizinhos e amigos.
Medo infantil de 1 a 2 anos
Ainda existe a ansiedade de separação dos pais e aos 2 anos começam a ter medo de relâmpagos, trovões, som do aspirador de pó, caminhões, além disso começam os medos das criaturas imaginárias.
Dessa maneira, os pais podem conversar com a criança e tentar distrair durante o medo. Procurar acalmar com a voz suave mostrando que não existe perigo ali mas acolhendo e entendendo que é uma fase natural da criança. Não ameaçar a criança usando um medo dela, por ex: não vai lá se não o lobo mau te pega.
Entre 3 a 5 anos
Durante esses anos da vida da criança ela começa a ter medo de palhaço, monstros, insetos, pessoas fantasiadas e que usam máscara. Esse medo surge devido nessa faixa etária a imaginação deles serem muito criativas.
Para isso, recomenda-se que antes da criança completar 3 anos comece a levá-la ao circo e a festas à fantasia. Ao começar a frequentar esses ambientes ela se acostumará com essas fantasias e entenderá que é inofensivo.
Medo infantil dos 5 aos 7
Ao contrário do que muitos pensam, embora o medo infantil pareça não existir nessa fase, é muito comum as crianças terem receio de determinados objetos e situações. Aos 5 anos de idade o medo da criança se torna mais concreto, ou seja, ela não tem mais medo de bruxa, por exemplo.
Na faixa etária dos 5 anos de idade a criança pode apresentar o medo de se machucar, trovão, ladrão, medo de cachorro e de se perder dos pais. Apesar de ser um medo mais concreto, ainda assim causa muito sofrimento à criança.
Entre os 6 e 7 anos de idade é comum a criança ter medo de escuro, dormir sozinha, pois sua noção de realidade é mais clara. Isso faz com que ela imagine diversas situações que venha a lhe causar medo, como medo de ter um bicho debaixo da cama ou medo de fantasmas, por exemplo.
De toda maneira os pais devem compreender que é necessário acolher pois para nós adultos esses medos não são reais mas para as crianças sim.