Melancia com ovo faz mal? Descubra se a combinação inusitada é perigosa

Será que comer melancia com ovo faz mal? De antemão, tanto o ovo quanto a melancia são alimentos bastante saudáveis. Ambos são ricos em propriedades e nutrientes variados.

Com isso, algumas pessoas ficam receosas de que a riqueza desses dois ingredientes faz deles um péssima mistura para a saúde. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, entenda se combinar a melancia com ovo faz mal e veja se existe algum tipo de risco.

Enquanto ovo é uma excelente fonte de minerais e de proteínas, a melancia contém múltiplas vitaminas, diferentes compostos antioxidantes, e bastante água. Isso evidencia bem a riqueza nutricional que esses ingredientes possuem.

Mas, o problema é que realmente existem nutrientes que, por mais benéficos que sejam, não interagem bem com outros compostos. Agora, resta saber se isso ocorre ou não na mistura de ovo e melancia.

Comer melancia com ovo faz mal ou não?

À primeira vista, mesmo ovo sendo um ingrediente extremamente básico na cozinha, pode ser um pouco estranho combinar ele com frutas. Geralmente, quando isso ocorre, é com frutas como o abacate ou a banana, e em pratos bastante específicos.

Logo, dificilmente existem situações em que o ovo será combinado com a melancia. Mas por incrível que pareça, não há nada que indique que a melancia com ovo faz mal.

Conforme fora dito, o ovo é fonte de proteínas, que são indispensáveis para a saúde e manutenção dos músculos. Já a melancia, por ter bastante água e antioxidantes, ajuda a manter o organismo hidratado e a combater os radicais livres.

Ou seja, não podemos afirmar que a melancia com ovo faz mal justamente porque a combinação deles, por mais difícil que seja de fazer, é bastante benéfica para a saúde.

Dependendo da forma de consumo, eles podem sim fazer mal

Novamente, não há como dizer que melancia com ovo faz mal. Porém isso quer dizer que a mistura em si não tem nenhum problema. Mas, dependendo de como você escolhe consumir esses ingredientes, eles podem se tornar um problema.

O ovo mal cozido, por exemplo, tem o risco de transmitir a salmonela. Já a melancia, quando em excesso, provoca um aumento nos níveis de glicose, o que é prejudicial para pessoas diabéticas.

Vantagens de incluir essa mistura na dieta

  • Ajuda no emagrecimento: além de ambos serem muito pouco calóricos, as proteínas do ovo e as fibras da melancia promovem a saciedade. Com isso, adicionar eles na alimentação ajuda bastante na perda de peso.
  • Controla os níveis de colesterol: assim como a melancia, o ovo também é fonte de antioxidantes. Ademais, esses compostos não só combate os radicais livres, como também impedem a oxidação de gorduras. A partir disso, os ingredientes conseguem melhorar o controle do colesterol.
  • Promove a saúde e beleza da pele: a variedade de minerais do ovo e a de vitaminas da melancia é especialmente proveitosa para a nossa pele. Portanto, o zinco, vitamina A, selênio e vitamina C são alguns dos exemplos dos nutrientes deles que ajudam a manter a pele saudável.

Combinações inusitadas de ovo com frutas que são saudáveis

A culinária é uma constante busca por novas combinações e sabores inusitados. Aliás, uma tendência recente tem sido a fusão de ingredientes aparentemente díspares, como frutas e ovos, para criar pratos surpreendentes e deliciosos.

Conheça agora cinco combinações inusitadas de frutas com ovos que não apenas não fazem mal, como também proporcionam uma explosão de sabores:

  • Omelete de abacate com morango: O abacate confere cremosidade à omelete, enquanto os morangos adicionam um toque de acidez e doçura.
  • Ovo frito com bananas caramelizadas: As bananas caramelizadas combinam perfeitamente com a textura crocante do ovo frito, criando uma sobremesa única.
  • Frittata de pera e queijo de cabra: A doçura da pera contrasta com o sabor salgado do queijo de cabra, resultando em uma frittata sofisticada.
  • Ovo poché com abacaxi grelhado: A acidez do abacaxi grelhado complementa a suavidade do ovo poché, tornando-o um prato equilibrado.
  • Quiche de maçã e cheddar: O contraste entre a maçã doce e o queijo cheddar salgado em uma quiche é uma combinação que surpreende o paladar.

Aliás, essas combinações inusitadas demonstram a versatilidade da cozinha e provam que a criatividade na culinária pode levar a descobertas gastronômicas surpreendentes. Portanto, experimente esses pratos e abra as portas para um mundo de sabores únicos e memoráveis.

Por fim, leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915