Melancia é bom para diarreia? Saiba com obter o melhor da fruta

A princípio, poucas frutas são tão únicas quanto a melancia. Não só a aparência dela é diferente de qualquer outra fruta, como as suas propriedades para a saúde também são muito interessantes. A partir delas, algumas pessoas concluam que a fruta pode ser utilizada até mesmo para tratar a diarreia. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se comer melancia é bom para diarreia, e como ela beneficia a nossa saúde.

Atualmente, a diarreia ainda é um problema bem recorrente entre as pessoas, especialmente em comunidades mais carentes. Lidar com ela é uma questão de saúde muito mais importante do que parece. No caso, uma das formas de se fazer isso é através da alimentação, visto que alguns alimentos podem favorecer a diarreia, e outros podem combater e preveni-la com muita eficiência.

Comer melancia é bom para diarreia?

De maneira geral, a diarreia é um problema intestinal em que a evacuação fica mais frequente e, juntamente com as fezes, elimina grandes quantidades de água do organismo. Consequentemente, o grande problema da diarreia acaba sendo a desidratação. Sendo assim, nesse aspecto, comer é melancia é bom para a diarreia por causa da riqueza que a fruta possui em água, algo que é bem perceptível pela consistência dela.

Por outro lado, outra propriedade muito importante da melancia é que ela favorece o trânsito intestinal. A princípio, quando sob condições de saúde normais, isso é indispensável para prevenir a constipação intestinal. Contudo, para quem está com diarreia, acaba sendo um problema. Sob esse ponto de vista, em suma a melancia é bom para diarreia, porém talvez a melhor forma de usá-la seja com muita moderação, ou após a melhora do quadro.

Leia mais: Melancia é remosa? Conheça seus efeitos no processo inflamatório

Outras propriedades da melancia para a saúde

  • Aumenta a imunidade: de antemão, um dos nutrientes mais expressivos da melancia é a vitamina C. Ela é um antioxidante bastante potente, que contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico.
  • Cuida da beleza: por incrível que pareça, a melancia é muito benéfica para a beleza e saúde dos fios e pele. Juntamente com a vitamina A e licopenos, a vitamina C mantém eles protegidos contra a ação dos raios solares, e estimula a regeneração celular.
  • Ajuda no emagrecimento: as fibras são os componentes responsáveis por melhorar o trânsito intestinal. Porém elas também promovem uma maior sensação de saciedade. Combinando isso com as pouquíssimas calorias da fruta, ela acaba sendo uma perfeita inclusão da dieta para perda de peso.
  • Mantém o coração protegido: existem compostos antioxidantes e anti-inflamatórios na melancia que inibem a formação de placas de gorduras nos vasos sanguíneos, prevenindo problemas cardiovasculares.

Quais outros alimentos são bons para diarreia?

Por fim, agora que você sabem melhor sobre se a melancia é bom para diarreia, vale a pena conhecer alimentos que conseguem ser verdadeiramente eficazes no combate desse problema. De maneira geral, eles costumam ser fontes de fibras e outros nutrientes capazes de regular o funcionamento intestinal, ou até mesmo de prendê-lo um pouco. Dito isso, confira a seguir alguns alimentos bons para a diarreia:

  • Água de coco
  • Carnes brancas
  • Chás
  • Massas brancas
  • Sucos
  • Tomate
  • Arroz

Leia mais: Pimenta faz mal para o intestino? Entenda melhor seus malefícios

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915