Misturinha caseira para limpar colchão: aprenda 03 receitas poderosas para resolver o problema

A princípio, uma boa limpeza do quarto precisa englobar diversos aspectos. Um deles é o colchão, que por ser um móvel que utilizamos todos os dias, e por bastante tempo, precisa estar sempre me boas condições. Para garantir isso, é necessário higienizar ele com os produtos corretos, os quais podem ser feitos em casa tranquilamente. Sendo assim, venha com SaúdeLab e conheça 03 opções de misturinha caseira para limpar colchão que são seguras e eficientes. 

De antemão, talvez você tenha um pouco de receio de utilizar os produtos de limpeza industriais, dada a quantidade de químicos que eles possuem e alta dos preços no mercado. Felizmente, existem misturas caseiras que são excelentes alternativas para esses produtos, de forma a garantir a segurança sem comprometer a eficiência da limpeza.

Misturinha caseira para limpar colchão

Saber combinar os ingredientes para fazer a limpeza eficiente dos colchões ajuda a eliminar microrganismos como ácaros e bactérias que podem trazer problemas de saúde. Portanto, manter a higiene dos colchões em dia é fundamental tanto para uma boa noite de sono quanto para mais qualidade de vida.

Leia mais: Com que frequência você deveria desinfetar seu colchão? Saiba fazer do jeito certo

Mistura caseira de vinagre de álcool

A primeira vista, pode parecer estranho utilizar vinagre para fazer uma limpeza. Porém, por mais que sua função primordial seja para temperar alimentos, os vinagres também são bastante utilizados como ingrediente em fórmulas caseiras de diversos tipos de limpeza. Nesse caso, para higienizar colchões, é preciso utilizar o vinagre de álcool em específico e misturar ele com outros componentes. Aliás, essa combinação é uma misturinha caseira para limão colchão muito eficiente.

Primeiramente, comece colocando um litro de água em um recipiente de sua escolha. Em seguida, adicione meio copo do vinagre, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, 1/4 de copo de álcool comum e uma colher de amaciante. Feito isso, mexa um pouco para que os ingredientes se incorporem e adicione a mistura em um borrifador. Agora, basta espirrar o produto no colchão para limpar ele, utilizando um pano macio e limpo.

Misturinha caseira para limpar colchão com água oxigenada

Em comparação ao vinagre branco, a água oxigenada não é um produto tão comumente empregado para limpezas. Entretanto, ela, de fato, pode ser utilizada para higienizar colchões. Ela é capaz de remover tanto as sujeiras quanto as manchas, sendo um potencial que ela possui em comum com o vinagre branco. Portanto, se ele não estiver acessível para você, não hesite em usar a água oxigenada.

A princípio, a mistura de água oxigenada também será depositada em um borrifador para a aplicação. Contudo, dessa vez o produto será feito com apenas um ingrediente, além da própria água oxigenada. No caso, esse ingrediente é o sabão líquido, sendo que ambos devem ser misturados em quantidades iguais e suficientes para toda a superfície do colchão. Depois de misturar e aplicar, passe um pano limpo e aguarde o colchão secar.

Outras alternativas para higienizar colchões

Caso você não queira fazer misturinha caseira para limpar colchão, existem opções de produtos que, além de serem fáceis de utilizar, não precisam ser misturados a nenhum outro ingrediente. Um deles é o álcool comum de cozinha, que é uma excelente alternativa para limpezas rápidas. Para usá-lo, basta colocar um pouco do produto em um pano macio e limpo e aplicar sob a superfície do colchão.

Por fim, assim como vinagre branco, o bicarbonato de sódio é outro produto com enorme potencial de limpeza, incluindo a de colchões. Nesse caso, o colchão precisa ser aspirado antes da aplicação do produto. Uma vez que ela for feita, o colchão já pode ser polvilhado e escovado com o bicarbonato de sódio. Feito isso, basta aguardar cerca de 45 minutos para que ele faça efeito, e aspirar o excesso dele.

Mas atenção, evite deixar o colchão muito úmido, a ideia é apenas facilitar o processo de limpeza e não “lavar” a peça. Enfim, para que se mantenha seguro e efetivo, o colchão não deve ser molhado e precisa estar sempre seco e livre de umidade.

Leia mais: Como eliminar ácaros de colchões e travesseiros? Resolva fácil com produto caseiro

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915