Moranga é carboidrato? Conheça agora todos os seus nutrientes

A princípio, a moranga é um dos tipos mais consumidos de abóbora. Contudo, ainda assim não é todo mundo que é fã dela. Consequentemente, boa parte das pessoas desconhecem as propriedades nutricionais dela, e podem ficar um pouco receio ao consumi-la. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab e fique por dentro de se a moranga é carboidrato, ou se ela possui nutrientes benéficos.

Por incrível que pareça, as abóboras são alimentos mais versáteis do que imaginamos. A moranga por exemplo pode ser usada para fazer o famoso camarão na moranga, que é um prato extremamente saboroso e único. Mas o que realmente importa é como ela pode impactar na nossa saúde. E caso possamos afirmar que a moranga é carboidrato, então esse impacto não seria muito positivo.

A moranga é carboidrato mesmo ou não?

O grande problema dos carboidratos é que, em excesso, eles favorecem o ganho de peso e o aumento da glicemia. Mas quando consumidos moderadamente, eles são perfeitamente seguros, e servem como fonte de energia para o nosso organismo. Logo, entender se a moranga é carboidrato é uma questão importante para saber o quão moderado o consumo dela precisa ser. Dito isso, confira a seguir os valores nutricionais de 100g de moranga:

  • Carboidratos: 4,5g
  • Fibras: 1,5g
  • Gorduras totais: 0,8g
  • Proteínas: 0,4
  • Calorias: 29

Como você pode ver, além de ser um alimento bem leve, a moranga não contém uma quantidade absurda de carboidratos. Portanto, não há como dizer que a moranga é carboidrato. Inclusive a presença de fibras nela ajuda a amenizar a forma em que os carboidratos impactam na nossa saúde.

Leia mais: Grão-de-bico é carboidrato? Saiba seus reais valores nutricionais

Benefícios da moranga para a saúde do organismo

  • Favorece o trânsito intestinal: além de reduzir o efeito dos carboidratos, as fibras também melhoram os movimentos do intestino e a evacuação, combatendo problemas como a constipação intestinal.
  • Aumenta a imunidade: na moranga, podemos encontrar compostos carotenoides. Eles possuem uma ação antioxidante que fortalece as defesas do sistema imunológico contra microrganismos.
  • Combate a hipertensão: basicamente, a hipertensão é uma condição em que a pressão arterial nos vasos se encontra elevada. Felizmente, a moranga é fonte de potássio, mineral que favorece a eliminação de sódio, outro mineral que é considerado um dos principais responsáveis pelo aumento da pressão arterial.
  • Conserva a nossa visão: esses mesmos carotenoides também são capazes de manter a saúde dos olhos. No caso, eles amenizam os danos causados por pelo brilho de telas e raios solares, previnem o desenvolvimento de problemas como a catarata.

Dicas para um consumo saudável e variado da moranga

Conforme fora dito, a moranga é mais versátil do que as pessoas costumam pensar. E agora que você aprendeu que a moranga não é carboidrato, e sim que ela oferece muitos benefícios, fica claro que vale a pena incluir ela na alimentação. Para que você não tenha que depender apenas de moranga cozida, saiba que ela pode ser usada para fazer purês e doces muito saborosos, além do camarão na moranga que já foi mencionado.

Leia mais: Abacate é proteína ou carboidrato? Conheça seus valores nutricionais

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915