Book Appointment Now
Molho de mostarda faz mal, ou é benéfico para saúde? Saiba tudo sobre o condimento
Será que o molho de mostarda faz mal? Sem dúvidas a mostarda é um dos molhos e condimentos que mais usamos na cozinha. Seja em lanches ou como tempero em outros pratos, o sabor dela é inconfundível.
Entretanto muitas pessoas ficam receosas quanto aos efeitos que ela tem no nosso organismo. Sendo assim o SaúdeLab vai ensinar se comer mostarda faz mal, ou se ela é benéfica para a saúde.
A princípio, talvez um dos motivos pelos quais existem polêmicas e receios quanto ao consumo da mostarda é o fato dela ser um ingrediente muito forte. Todo prato em que ela é usado tem seu sabor dominado por ela.
Ademais, além de forte, o sabor ainda é bastante ácido, o que coloca sua segurança ainda mais em cheque. Porém só podemos entender e ela é ou não nociva a partir da análise de sua composição nutricional.
A mostarda faz mal mesmo ou é um mito?
Nem todo mundo sabe disso, mas a mostarda como conhecemos é proveniente de uma planta de mesmo nome, especificamente das sementes dela. E assim como a grande maioria dos produtos naturais, essas sementes são ricas em nutrientes, considerados benéficos em sua grande maioria.
Sob esse ponto de vista, não podemos dizer que a mostarda faz mal, pelo menos não por si só e em sua forma mais natural.
Por outro lado, hoje em dia a mostarda é consumida quase que exclusivamente na forma de molhos prontos.
Estes por sua vez geralmente são muito industrializados. Nessas versões, a mostarda faz mal de fato, pois esse tipo de molho é carregado de sódio e aditivos químicos, feitos para realçar o sabor e conservar o produto.
E esses compostos tendem a prejudicar nossa saúde em diferentes aspectos.
Portanto, o molho de mostarda industrializado faz muito mal à saúde.
Existe algum malefício dela para o coração?
Conforme fora dito, a mostarda faz mal quando na forma de molho industrializado. Um dos motivos por trás disso é a riqueza de sódio, mineral que eleva a pressão arterial e, consequentemente prejudica a saúde cardiovascular.
Mas por incrível que pareça, os grãos de mostarda in natura são considerados benéficos para o coração. Isso porque eles são capazes de regular os níveis de colesterol do organismo.
E os rins? Podem ser prejudicados por ela ou não?
Similar ao coração, os nossos rins podem ser beneficiados ou não pela mostarda dependendo de como ela é consumida. In natura, o organismo consegue aproveitar o magnésio da mostarda para favorecer as atividades e a saúde do sistema renal.
Porém os molhos industrializados de mostarda, novamente por causa do sódio, prejudicam os rins e favorecem a formação de cálculos renais, ou o desenvolvimento de problemas similares.
É verdade que a mostarda faz mal para hemorroida?
Por fim, há quem diga que a mostarda faz mal para hemorroidas, e portanto deve ser evitada por quem sofre dessa condição. No caso das sementes da mostarda, não há nada nela que seja nem benéfica e nem prejudicial para as hemorroidas.
Entretanto a mostarda industrializada, bem como outros molhos do tipo, podem irritar a hemorroida e agravar a sensação de queimação que ela causa.
Leia mais: