O que causa hemorroida? Aprenda em poucos minutos tudo que você precisa saber para evitar

Saber o que causa hemorroida é o primeiro passo para entender os sintomas e evitar adoecer. E hoje separamos quatro condições que podem precipitar as dores nessa região do corpo e deixar você com grande desconforto. Para isso, o site Saúde Lab apresenta quais são os sintomas e as principais causas. Confira em poucos minutos tudo que você precisa saber para se cuidar com segurança. Confira!

Descubra o que causa hemorroida

O surgimento da hemorroida se caracteriza por um aumento no calibre das veias na região anal advindo do fluxo sanguíneo aumentado nessa área. Essas veias ficam muito dilatadas, e elas podem aparecer tanto na parte interna quanto externamente de modo que acaba causando um desconforto no ânus.

médico mostra o que causa hemorroida
A hemorroida surge por diversas causas. Uma delas é alimentação pobre em fibras – Canva PRO

 

Mas, para que você possa saber o que fazer, é necessário continuar lendo e aprofundar um pouco mais. Sendo assim, confira mais detalhes das causas essa doença.

Você verá que a alimentação pode interferir no desenvolvimento dela e até mesmo questões relacionadas com a idade. Então, quando a pessoa faz muito esforço para evacuar, essas veias podem acabar se rompendo e nesse caso, um médico deve ser consultado imediatamente.

Sintomas mais comuns

Antes de mais nada, de modo geral, a hemorroida costuma apresentar sintomas, mas quando ela é na parte interna do ânus, pode ser que você não sinta de imediato. Contudo é possível aparecer sangue nas fezes.

Mas, se ela for na parte externa do ânus, é comum sentir dor anal quando está sentado por tempo prolongado, dor ao evacuar, inchaço ao redor do ânus e prurido anal, ou seja acontece uma coceira intensa em torno do ânus. Além disso, quando está muito inflamada essa região, pode ser que você sinta um ou mais nódulos endurecidos próximos ao ânus.

Em um estágio mais avançado pode ser que aconteça sangramento com fissura anal. Assim, após evacuar o papel higiênico pode ficar sujo de sangue. Contudo, não se apavore caso isso lhe aconteça. Após avaliação médica, um tratamento adequado lhe será indicado.

Diarreia crônica e o que causa hemorroida

 

Agora que você já sabe quais são os sintomas, entenda o que causa hemorroida. Nesse sentido, se a pessoa tem predisposição para desenvolve-la, a diarreia crônica pode ser uma das principais causadoras. Ademais, o contato constante do ânus com as fezes, acaba causando um desconforto e uma irritação no tecido dessa região. Além disso, aumenta as chances do dilatação das veias e até sangramento.

Isso porque as evacuações ocorrem com muita frequência e podem durar vários dias consecutivos. Além do mais, esse quadro pode vir acompanhado de maior esforço devido as cólicas intestinais.

Obesidade

A obesidade é outro fator que contribui, pois, há uma sobrecarga no intestino, na musculatura abdominal e pelve. Além disso, a alimentação normalmente é pobre em fibras e o aumento da circunferência abdominal dificulta a evacuação. Dessa maneira, se a pessoa sofrer com prisão de ventre, o excesso de alimentos com carboidratos dificulta a movimentação do intestino e consequentemente da eliminação das fezes.

Logo, a força para expulsar as fezes fica ainda maior e como efeito cascata, as veias sofrem com o aumento da pressão e ocorre a dilatação. E com o passar do tempo, nas idas e vindas ao banheiro, a chance de desenvolver hemorroida é grande.

Pimenta em excesso causa hemorroida

Embora não pareça fazer sentido, saiba que consumir alimentos que são mais picantes pode acabar desenvolvendo a hemorroida. Isso acontece porque o intestino fica irritado bem como o tecido que envolve o ânus é muito sensível, e a pimenta acaba irritando toda essa região de modo que os vasos sanguíneos ficam mais dilatados.

Idade avançada

Por fim, sobre o que causa hemorroida, a idade avançada pode ser um fator a se considerar. Apesar de a hemorroida poder surgir em qualquer idade, a partir dos 45 anos é mais comum.

Assim como todo nosso corpo, conforme envelhecemos as veias do reto e do ânus vão ficando mais fracas e perdem a elasticidade. Tudo isso contribui para o surgimento da hemorroida. Por isso, é muito importante sempre cuidar da alimentação e fazer atividade física para manter a musculatura preservada.

Como evitar o surgimento

A melhor forma de evitar adoecer com hemorroida é cuidar da alimentação e do intestino. O principal fator que causa essa enfermidade são fezes endurecidas que lesão o reto. Assim, prefira alimentos ricos em fibras e não descuide da ingestão de líquidos, principalmente de água. Em conjunto, tenha hábitos de vida mais saudáveis evitando sobrepeso, alimentos que irritam o intestino e organize a rotina definindo horários de ir ao banheiro.

Veja também: O que causa AVC? Conheça doença que é a 2ª causa de morte no Brasil

Compartilhe seu amor
Enf. Raquel Souza de Faria
Enf. Raquel Souza de Faria

Sou Raquel Souza de Faria, Enfermeira (COREN – MG 212.681) Especialista em Docência do Ensino Superior, Consultora de Enfermagem em Núcleo de Segurança do Paciente, Gestora de Serviços de Atenção Básica/Saúde da Família. Empresária e Empreendedora, amante da Fitoterapia e das Terapias Holísticas, oferecendo bem-estar e prevenção de doenças como Auriculoterapêuta e Esteticista.
E-mail: [email protected]

Artigos: 249