O que é pistache? Conheça seus benefícios e como inserir na dieta

Você sabe o que é pistache? Mesmo que você não tenha experimentado ele ainda, você provavelmente já ouviu falar dele. Trata-se é um ingrediente bastante popular na cozinha, dado o seu sabor e propriedades.

Porém nem todo mundo é familiarizado com as suas características. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar o que é pistache, quais os seus benefícios e como incluir ele na dieta.

A princípio, um dos motivos pelos quais muitas pessoas não conhecem tanto o pistache é que, como ingrediente, ele não é tão acessível. Seu cultivo, nutrientes e sabor são únicos, fazendo com que se torne um produto bem cobiçado.

Mas apesar desse problema, vale a pena conhecer melhor ele e, se possível, tentar incluí-lo na dieta ou ao menos em algumas refeições eventuais.

O que é pistache e para que serve?

Antes de mais nada, saber o que é pistache é essencial para podermos entender as suas propriedades. No caso, assim as amêndoas, nozes e castanhas, ele é um dos tipos de oleaginosas.

Estas são vegetais, especificamente sementes, ricas em gorduras e óleos de altíssima qualidade, que podem ser extraídas em azeites e óleos vegetais. Além dessas gorduras, ele ainda é fonte de fibras, minerais, proteínas e vitaminas indispensáveis para a nossa saúde.

Quais os benefícios dele para a saúde?

  • Conserva a nossa visão: por incrível que pareça, o pistache é um grande aliado da visão. Isso porque ele contém luteína e zeaxantina, dois compostos carotenoides que protegem os nossos olhos.
  • Promove a saúde muscular: conforme fora dito, as proteínas são um dos nutrientes mais expressivos do pistache. Através delas, podemos obter um melhor funcionamento e desenvolvimento dos músculos.
  • Favorece a saúde intestinal: nosso intestino também é muito beneficiado pelos nutrientes do pistache, especialmente as fibras dele. Quando no organismo, elas garantem a saúde da microbiota intestinal e ainda ajudam o intestino na formação e eliminação das fezes.
  • Controla os níveis de colesterol: como as gorduras das oleaginosas são de alta qualidade, elas exercem o efeito contrário das gorduras nocivas com as quais estamos acostumados. No caso, através delas podemos controlar melhor o colesterol do organismo, prevenindo uma série de problemas cardiovasculares.

E como se come o pistache?

Agora que você sabe mais sobre o que é pistache e quais os benefícios dele, fica claro a diferença que ele pode fazer na nossa saúde. Contudo nós obviamente só podemos acessar as usas propriedades se soubermos como consumir ele.

E para fazer isso, as melhores opções são o consumo in natura, onde basta descascar a semente, ou usar ela para o preparo receitas, visto que muitos doces saudáveis podem ser feitos com pistache. Ademais, caso queira aproveitar os efeitos de suas gorduras em específico, o óleo de pistache também é uma ótima escolha.

Qual a quantidade ideal para se consumir?

Por fim, por mais saudável que o pistache seja, não é bom consumir ele em excesso. Afinal, independente da qualidade de suas gorduras, elas continuam sendo gorduras, e fazem do pistache um alimento calórico.

Sob esse ponto de vista, a quantidade ideal de pistache que devemos consumir é de aproximadamente 30g diárias, que costumam ser equivalentes à 50 sementes.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915