Pode tomar chá feito de um dia para o outro, ou ele se torna prejudicial? Entenda

Será que pode tomar chá feito de um dia para o outro? A princípio, conhecemos os chás por serem bebidas servidas quentes, logo depois de preparadas. Entretanto, algumas pessoas que gostam muito deles acabam fazendo em quantidades muitos grandes.

Nisso, para não perder o chá, elas armazenam a bebida. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se pode tomar chá feito de um dia para o outro, ou se ele se torna prejudicial.

Existem muitos motivos pelos quais os chás são tão populares. Além de serem bebidas simples e práticas, eles também são bastante saborosos. Ademais, eles ainda possuem uma grande diversidade de nutrientes.

E sem dúvidas, um chá bem quente no final da tarde ou antes de dormir, especialmente no frio, sempre cai bem. Mas vale a pena entender se ele pode ou não ser conservado de alguma forma.

Pode tomar chá feito de um dia para o outro?

Conforme fora dito, um dos grandes atrativos dos chás é a riqueza em nutrientes. Não é a toa que o uso deles na medicina alternativa é tão antigo e amplo. Por mais simples que eles sejam como bebidas, os chás escondem uma enorme variedade de efeitos e propriedades.

E é justamente por causa disso que não se pode tomar chá feito de um dia para o outro sem comprometer com essas características.

Em suma, as propriedades de um determinado chá dependem da sua composição nutricional e da integridade da mesma. Depois de preparado, o chá e seus compostos sofrem um rápido processo de oxidação e de deterioração.

Logo, em pouco tempo, os seus efeitos originais são comprometidos. Com isso você até pode tomar chá feito de um dia para o outro, mas não espere que esse consumo seja igualmente eficaz ou seguro quanto se feito mais cedo.

Existe alguma forma de conservar bem o chá?

De antemão, quando dizemos que não se pode tomar chá feito de um dia para o outro, também não estamos afirmando que o chá sempre deve ser consumido imediatamente após o preparo.

Afinal, nem todo mundo gosta de tomar o chá enquanto ele ainda está extremamente quente, então é normal querer esperar algum tempo até que ele esfrie um pouco, ou apenas deixar guardado para mais tarde.

Sob esse ponto de vista, para evitar que a bebida perca as suas propriedades, é preciso se atentar à alguns detalhes. Primeiramente, é importante que o chá não seja consumido depois de 12 horas, visto que após esse tempo, boa parte de sua composição já estará comprometida.

Outro importante ponto é o seu armazenamento, que deve ser feito dentro de um recipiente capaz de inibir o contato com o ar, visto que ele é responsável por oxidar a bebida.

A durabilidade e cuidados na conservação variam com o tipo de chá

Por fim, não podemos deixar de salientar que nenhum chá é igual ao outro, justamente porque existe uma infinidade de ervas e plantas medicinais usadas para o preparo deles.

Ou seja, em alguns casos, e seguindo os cuidados que mencionamos, você até pode tomar chá feito de um dia para o outro. Contudo, pode ser que para algumas plantas especificas, isso não seja possível ou até precise que o chá seja guardado na geladeira.

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação