Amêndoas: Benefícios, Malefícios, Usos e Muito Mais

amêndoas beneficios

Fique por dentro da mais nova tendência: comer amêndoas!

Quem não ama amêndoas? Benefícios para gostar delas e comê-las não faltam! As oleaginosas são as favoritas de diversos grupos: veganos, crudívoros, vegetarianos, fisiculturistas e muitos mais. Que o óleo de amêndoas era bom, isso você com certeza já sabia.

Toda hora passa na televisão uma bela demonstração de como usá-lo na pele para evitar ressecamento, estrias e sintomas da psoríase. Agora você conhece as propriedades nutritivas das amêndoas? Essas frutas secas têm muito a oferecer para a sua saúde, principalmente de dentro para fora!

Saiba tudo sobre as amêndoas, benefícios, malefícios e como consumi-las da melhor forma possível.

amêndoas laminadas

Amêndoas: calorias e tabela nutricional

Confira a tabela nutricional por cada 100 gramas de amêndoas.

Calorias576 Kcal
Gorduras Totais49 gramas
Gorduras Saturadas3,7 gramas
Gorduras Poliinsaturadas12 gramas
Gorduras Monoinsaturadas31 gramas
Gorduras Trans0 gramas
Sódio1 miligrama
Potássio705 miligramas
Carboidratos22 gramas
Fibra Alimentar12 gramas
Açúcar3,9 gramas
Proteínas21 gramas
Cálcio264 miligramas
Magnésio268 miligramas
Ferro3,7 miligramas

Amêndoas: benefícios de ingerí-las

Riquíssimas em magnésio, proteínas, fibras, vitaminas, fósforo e outros minerais importantes as amêndoas só têm a agregar na sua alimentação diária. E mais: se você não é fã do sabor da oleaginosa, pode optar pelos seus subprodutos, como a farinha de amêndoas ou o seu leite vegetal. Existem diversas formas de comer amêndoas.

Benefícios como a regularização dos níveis de colesterol e a prevenção de diversos tipos de câncer se destacam quando falamos deste alimento. Por isso, veja abaixo algumas muitas razões para adicionar amêndoas ao seu dia a dia.

1. Retarda o envelhecimento

Essa frase já faz a felicidade de muitas mulheres! Quem não quer parecer mais jovem do que realmente é, não é mesmo?! As amêndoas são ótimas para isso!

Por que elas contêm muitos antioxidantes e vitamina E concentrada, as amêndoas previnem o envelhecimento precoce da pele. Passar o óleo sobre a pele ou como comer amêndoa laminada, por exemplo, são ações que você pode adotar para ficar com uma aparência mais bonita por mais tempo.

Quando ingerida a vitamina E presente nas amêndoas atua diretamente nas proteínas de colágeno e elastina. Isso que dá aquele aspecto de firmeza na pele, diminuindo rugas, suavizando estrias, clareando manchas e evitando a celulite.

Quanto mais colágeno seu corpo produz, melhor, pois menos você sofre os danos dos radicais livres. Ah, e tem mais! O óleo de amêndoas protege sua pele dos raios ultravioletas. Mas atenção, ele não substitui o seu filtro solar.

2. Boas para o coração e para o colesterol

Quem sofre com a Lipoproteína de alta densidade (LDL), também conhecido como colesterol ruim, deveria comer mais amêndoas. E deveria fazer isso justamente por que elas são ricas em gorduras. O problema é que a maioria das pessoas acha que as gorduras são todas ruins. Engana-se quem pensa isso.

Nosso corpo precisa de algumas gorduras para funcionar corretamente. É o caso dos ácidos graxos, como o ômega 3 ou 6. As amêndoas são ricas nesses ácidos graxos, que ajudam a limpar o sangue, diminuindo o HDL.

Consequentemente, a redução do mau colesterol culmina no aumento do bom colesterol ou HDL. Isso faz com que suas veias e artérias tenham um fluxo sanguíneo melhor, evitando o risco de tromboses, problemas cardíacos e Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs).

Diversas pesquisas mostram ainda que consumir apenas 42 gramas de amêndoas por dia pode baixar o seu LDL em 5,3 mg/dl. Isso são quantas amêndoas por dia? Entre cinco e dez, dependendo do tamanho e da variedade. É pouco, entretanto, a mudança na sua saúde pode ser muito significativa. Por isso, não custa trocar os hábitos!

beber leite de amêndoas emagrece

3. Comer amêndoas emagrece

As amêndoas são excelentes aliadas das dietas. Não é à toa que elas estão em muitas receitas fit por aí. Elas são um dos poucos alimentos que contêm mais proteínas, fibras e gorduras boas não saturadas que outras substâncias.

Por isso, aumentam rapidamente a sensação de saciedade e têm poucos carboidratos. Diversas investigações científicas realizadas nos Estados Unidos revelaram que a ingestão diária de amêndoas leva a uma diminuição bastante considerável da fome.

Sem falar que elas aumentam o seu metabolismo, fazendo com que você queime gordura mais rápido e de forma mais eficaz. Então, sim, comer amêndoas ajuda você a diminuir uns quilinhos na balança. Claro, não vai ser somente isso que secará a sua barriga, mas já é um bom começo.

Aproveite que a amêndoa é low carb e use a em receitas. Os benefícios da farinha de amêndoa são praticamente os mesmos e você pode usá-la para substituir a farinha de trigo convencional.

4. Bom para a pressão arterial e diabetes

Só quem sofre de pressão alta sabe o incômodo que é ter uma crise. As bochechas ficam quentes, as mãos frias, o peito aperta e parece que o mundo todo gira. Evitar isso só é possível de duas formas: com medicação e acompanhamento médico ou mudando completamente sua alimentação.

Quem tem esse problema e come amêndoas evita esse tipo de crise. É simples, as amêndoas contêm bastante magnésio. O mineral é essencial para o controle da pressão e bom funcionamento do coração.

Nos diabéticos, as amêndoas ajudam também a reduzir os níveis de glicose e insulina no sangue. O alimento combate aqueles picos de glicemia, quando a concentração de açúcar é elevada demais para o organismo processar. O magnésio aqui também é importante, já que boa parte dos diabéticos tende a ter deficiência do mineral.

Com somente 56 gramas de amêndoas, você garante 150 miligramas de magnésio por dia. O indicado diariamente é entre 310 e 400 miligramas, ou seja, com um punhado de amêndoas você já tem a metade do que necessita. E tudo isso sem sódio!

amêndoa com iogurte

5. Fortifica ossos, dentes e músculos

Por ser um alimento super proteíco, as amêndoas são ótimas para aqueles que buscam aumentar a massa muscular. Um quarto de xícara de chá da fruta seca tem mais proteínas que um ovo cozido, por exemplo. Portanto, se você malha, pode e deve comer amêndoas após o treino.

Se quiser, pode fazer bolinhos fit com a farinha de amêndoa ou beber uma vitamina com o leite de amêndoas. Ambos os produtos são bons também para fortificar ossos e dentes, pois a oleaginosa é rica ainda em ômega 3, cálcio e estimula a produção de colágeno.

Se você tem intolerância a lactose ou alergia a proteína animal, o leite de amêndoa é uma das melhores formas de obter o cálcio que você precisa diariamente.

6. Boas para a memória

Quem consome amêndoas com certa frequência acaba por ter uma memória melhor. Para além disso, o seu cérebro trabalha mais e com mais qualidade quando ingere essa frutinha seca. Isso por que elas têm magnésio, potássio riboflavina e L-carnitina. O magnésio fortifica nervos e neurônios.

Esses nutrientes potencializam as atividades e sinapses nervosas cerebrais, pois criam novas conexões neurais. Consequentemente, você acaba por reduzir o risco de doenças degenerativas, como mal de Parkinson e Alzheimer.

Não se esqueça também que as amêndoas ajudam a retardar o envelhecimento, não só da pele, mas do corpo como um todo. As vitaminas B6 e E das amêndoas atuam diretamente nisso, renovando células e evitando problemas de memória. E ainda tem os ômegas 3 e 6, que contribuem para a melhora do sistema nervoso.

comer amêndoa faz bem ao feto

Amêndoa crua: benefícios para o desenvolvimento do feto

Se você pensa que amêndoa crua faz mal, está muito enganada! Comer a oleaginosas em seu estado natural só traz benefícios. Entre eles, está o desenvolvimento do feto durante a gravidez.

As mulheres, quando grávidas, tem carências de ácido fólico. A falta da substância é responsável pelo desenvolvimento irregular do cérebro e da medula espinhal em crianças.

Basta uma xícara de chá de amêndoas cruas por dia e você já supriu a necessidade diária de ácido fólico. Isso pode evitar que o seu bebê nasça com problemas motores, cognitivos ou algum outro tipo de deficiência.

Como inserir amêndoa na dieta?

Às vezes queremos até fazer o esforço de comer um alimento, mas não tem jeito: não gostamos dele, não temos o hábito ou simplesmente acabamos por esquecer que o compramos.

É normal, principalmente se você tem um paladar infantil, ou seja, não gosta muito de variar os sabores. Por isso, optar por um estilo de vida mais saudável pode ser muito difícil.

Mas não se desespere ou desista de mudar por causa desse tipo de empecilho. Há solução para todo tipo de problema e, acredite, paladar.

Você não precisa ingerir a amêndoa crua ou apenas torrada. Aliás, se não é do seu agrado, nem deve forçar. Existem outros produtos e alimentos feitos à base de amêndoas, como já falamos ao longo deste texto.

A farinha de amêndoas é fácil de fazer em casa ou até mesmo de encontrar em supermercados e lojas de produtos naturais. Ela substitui fácil a farinha de trigo tradicional e ainda leva inúmeras vantagens, pois as amêndoas são mais ricas em nutrientes.

Outra opção é substituir o seu leite normal pelo leite de amêndoas. Se você costuma beber café com leite ou leite com achocolatado, nem vai notar a diferença.

Fica tudo uma delícia e é até capaz de você se sentir mais leve, porque ainda se livra da lactose. A lactose é o açúcar do leite que, muitas vezes, não conseguimos digerir. Portanto, fazer esta troca pode melhorar o funcionamento dos seus intestinos.

Como fazer farinha de amêndoas?

Gostou da ideia e quer tornar seus bolos e pães muito mais saudáveis? Anota aí essa receita. É muito mais fácil do que você imagina e a mudança que fará na sua vida e saúde é inacreditável.

Ingredientes:

  • 500 gramas de amêndoas cruas inteiras.

Modo de preparo:

Comece enchendo uma panela grande com água para ferver, como se fosse fazer macarrão. Assim que a água levantar fervura, coloque todas as amêndoas la dentro e deixe por dois ou três minutos, com a água ainda fervente.

Desligue o fogo e escorra toda a água da panela e descarte-a. Remova as cascas das amêndoas. É simples, basta pressioná-las com o polegar ou esfregá-las com um pano de prato limpo.

Leve uma frigideira antiaderente grande ao fogo sem nada. Quando estiver quente adicione as amêndoas sem casca e deixe-as secar lá por alguns minutos.

Normalmente dez minutos são suficientes. Mas se não souber, pode cuidar prela crepitação e coloração.

Depois disso, espere que esfriem um pouco e coloque-as em um processador de alimentos. Pode ser em um liquidificador, caso não possua o outro aparelho.

Bata bem até que obtenha uma farinha ou pó fino. A dica agora é devolver o pó para a frigideira e levar ao fogo por mais um tempinho para que seque bem.

Pronto agora você tem farinha de amêndoa para usar a vontade! Pode guardar em um pote de vidro hermético por um bom período e ir utilizando aos poucos.

Como fazer leite de amêndoas?

Fazer leite de amêndoas em casa é uma ótima solução para ter saúde e economizar. A bebida vegetal é cara no Brasil e se você seguir o passo a passo terá muito mais leite de amêndoas com o mesmo valor que pagaria em um litro. Confira a receita abaixo!

Ingredientes:

  • 220 gramas de amêndoas cruas e sem sal;
  • Quatro xícaras de água filtrada ou mineral;
  • Uma fava de baunilha, sem sementes, ou meia colher de chá de essência de baunilha.

Modo de preparo:

Fazer essa bebida vegetal é fácil, mas requer alguma paciência uma vez que é preciso esperar bastante tempo. Primeiro, coloque suas amêndoas na água e deixe-as lá de um dia para o outro.

Elas devem ficar submersas por pelo menos oito horas. Esse processo é importante para amaciar as oleaginosas.

Escorra o excesso de água no dia seguinte e bata as amêndoas no liquidificador junto com as quatro xícaras de água mineral ou filtrada. Nessa parte, você já pode adicionar a sua fava ou extrato de baunilha.

Por mais que você bata, as amêndoas ainda vão ficar bastante granuladas no líquido. Por isso, você vai precisar coar para extrair o leite. O processo é simples, pode usar um pano de algodão limpo para separar a poupa do líquido.

Feito isso, você já tem o seu leite de amêndoas. Basta adoçá-lo a gosto e guarda-lo em um recipiente de vidro limpo.

Mantenha sempre na geladeira. A polpa você pode usar para fazer um bolo ou alguma receita de panqueca, por exemplo.

amêndoa árvore

Amêndoa: árvore e plantio

Você sabia que amêndoa dá em árvore? Quer ter a sua própria amendoeira, veja como fazer. O quilo das amêndoas é caríssimo por aqui. A solução então é plantar uma amendoeira no seu quintal e desfrutar de todos os benefícios deste alimento.

Amendoeiras são árvores fáceis de cuidar e plantar, pois atingem apenas entre cinco e dez metros de altura. Surpreendentemente, elas são da mesma família que os pessegueiros.

Por isso, as amêndoas também se desenvolvem dentro de pequenos frutos, como o carocinho do pêssego. Mas para ter um plantio efetivo, deve ter atenção na hora de cultivar para não confundir a amêndoa doce com a amarga. Aquela que rende frutos comestíveis e como todos os benefícios acima é a amêndoa doce.

Por que não devo plantar amêndoa amarga? Esse tipo de amêndoa contém quantidade significativas de cianeto no seu interior. A substância se trata de um veneno que, em maior quantidade, pode ser fatal.

Confira bem a amendoeira quando for adquiri-la, pois muitas destas árvores são ornamentais e dão apenas flores, sem gerar os frutos com as oleaginosas dentro. Na dúvida, pergunte a um especialista qual a semente ou muda mais indicada para o plantio.

Como plantar amendoeira – passo a passo

Por que essas árvores são nativas do Oriente Médio, elas não prevalecem em climas mais frios. Portanto, se você mora no Sudeste ou Sul do país, terá de tomar medidas mais extremas para manter sua planta.

Para garantir um plantio de sucesso, o melhor é mesmo comprar uma muda de amendoeira doce comestível em um viveiro de confiança. Nesses momentos é melhor não economizar, por que quanto melhor a árvore, melhor o seu fruto.

Assim que tiver a sua muda de amendoeira em mãos, vai precisar escolher um local para plantá-la. Ela precisará de muito sol e calor, por isso procure um lugar em seu pátio que não esteja à sombra.

Outro fator importante é garantir que o solo abaixo da árvore seja fofo e solto, pois suas raízes costumam crescer para dentro da terra. Abra um buraco com mais de vinte centímetros de profundidade, posicione a planta e cubra-a com terra fofa e adubada.

A melhor época do ano para fazer isso é no outono, pois ela irá germinar na primavera a seguir. Se mora em uma cidade em que chove muito, use areia junto da terra na volta da árvore.

Isso ajudará a drenar o solo, evitando o acúmulo de água. A amendoeira não é uma árvore sedenta.

Cuidando da amendoeira

Algumas dicas podem ajudar a sua amendoeira a germinar mais rápido ou sobreviver melhor em climas mais inóspitos. Veja abaixo como manter sua árvore feliz:

  • Faça a poda durante os meses de maior frio, como junho e julho, para que entre mais luz na copa da árvore;
  • Evite regá-la e molhar a terra na sua volta, especialmente se mora em região mais tropical;
  • Sempre colha os frutos todos, não deixe ficar nenhum na árvore, pois eles apodrecem e podem fazer crescer fungos e infecções;
  • Adube a terra ou faça a colocação do estrume durante o inverno, assim a germinação ocorrerá no tempo certo: na primavera;
  • Não deixe que outras plantas cresçam nesta árvore ou plante-a longe de outras que possam ser oportunistas. Ervas-daninhas podem matar a sua amendoeira facilmente;
  • Nos meses de frio e chuva, pulverize solução de cobre ao longo da árvore, para evitar a proliferação de fungos.

Receitas com amêndoa

Para aproveitar os muitos benefícios da amêndoa, você pode incluir essa oleaginosa em receitas saborosas e saudáveis. Veja abaixo algumas opções e seus respectivos modos de preparo.

1. Cupcake fit de amêdoas com frutas

Essa receita é ótima para um lanchinho no meio da tarde ou até mesmo para oferecer às crianças.

Ingredientes:

  • Uma xícara de chá de iogurte natural, não açucarado e mais consistente;
  • Três ovos inteiros;
  • Uma xícara de chá de farinha integral ou de arroz;
  • Uma xícara de chá de aveia em flocos;
  • Meia xícara de chá de sucralose ou de açúcar mascavo;
  • Uma colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • Uma colher de sobremesa de fermento para bolo;
  • Uma colher de sobremesa de canela em pó;
  • Três maçãs com casca cortadas em cubinhos;
  • Três bananas nanicas amassadas em purê;
  • Três colheres de sopa de chia ou linhaça dourada;
  • Três colheres de sopa de amêndoas em lascas;

Modo de preparo:

Primeiro, misture o iogurte e os ovos em uma tigela até formar um creme homogêneo. Então, acrescente a farinha, a aveia, a chia, o açúcar mascavo ou sucralose, a canela e a banana amassada.

Mexa bem e aí junte a maçã, o fermento e o bicarbonato. Incorpore todos os outros ingredientes sempre mexendo delicadamente.

Unte forminhas pequenas de cupcake e coloque a massa nelas. Leve para assar em forno médio por pelo menos 25 minutos.

Quando os bolinhos estiverem prontos, coloque um pouquinho de amêndoas lascadas por cima.

2. Filé de frango com crosta de amêndoa

Veja como é fácil usar essa fruta seca para empanar carnes. Confira como fazer para até quatro pessoas!

Ingredientes:

  • 250 gramas de peito de frango cortado em filés;
  • Três colheres de sopa de aveia em flocos grossos;
  • Quatro colheres de sopa de amêndoas em lascas finas;
  • Um ovo inteiro;
  • Meia colher de chá de sal;
  • Suco de um limão;
  • 50 gramas de manteiga;
  • Pimenta a gosto;
  • Uma colher de sopa de azeite de oliva extra virgem.

Modo de preparo:

Primeiro coloque a carne em uma tigela grande com o suco de um limão e um pouco de água morna e deixe agir por cinco minutos. Remova o excesso de líquido e seque a umidade com papel toalha.

Isso fará com que o frango cozinhe melhor. Misture os temperos em um prato e passe os bifes pela combinação. Em um outro prato, junte a aveia e a amendoa.

Quebre o ovo em um terceiro prato de sopa e bata com o batedor manual até ele ficar espumado. Na linha de produção, passe os bifes do tempero para o ovo e depois na mistura de aveia com amêndoa.

Lembre-se de pressionar bem, para que fique todo coberto. Uma dica é: antes de molhar no ovo, passe também por farinha de trigo.

Quando os bifes estiverem todos assim, coloque-os em uma refratária untada com manteiga e salpique um fio de azeite de oliva por cima. Leve ao forno por 30 minutos e está pronto!

 

 

 

Crédito das imagens: Freepik e Pxhere

Fonte: Metabolism Journal e International Journal of Obesity