O que é priapismo: doença do personagem de Douglas Silva em Todas as flores

Priapismo é o termo usado para designar uma ereção que dura anormalmente nos homens e que se torna dolorosa. Esse distúrbio bastante comum em homens com mais de 40 anos pode ter sérias consequências na vida sexual, se não for tratado a tempo.

O priapismo é uma disfunção erétil que resulta em uma ereção anormalmente longa, persistente e às vezes dolorosa. E especialmente isso nunca leva a uma ejaculação. Se você assiste Todas as Flores, conhece o personagem de Douglas Silva que sofre deste problema. O SaúdeLab trouxe as informações sobre o assunto para você entender o que acontece.

Afinal, o que é priapismo?

Priapismo é o termo usado para designar uma ereção que dura anormalmente nos homens e que se torna dolorosa. Esse distúrbio bastante comum em homens com mais de 40 anos pode ter sérias consequências na vida sexual, se não for tratado a tempo.

O priapismo é uma patologia que resulta em uma ereção intensa e prolongada por várias horas e é extremamente desconfortável, até dolorosa . Ocorre sem desejo ou excitação sexual e não é aliviada pela ejaculação. Existem três formas: venoso, arterial e intermitente crônico. Falaremos sobre os dois últimos.

Veja também: Saúde do homem requer exames específicos para cada idade

Quais são as causas do priapismo?

Saúde do homem
Saúde do homem requer exames específicos para cada idade. Foto: Canva PRO

“O problema pode ocorrer sem explicação óbvia, ou ser devido a outras causas , incluindo medicamentos no caso de drogas usadas para promover a ereção, por substâncias tóxicas, traumas ou doenças do sangue”, explicam os especialistas de medicina sexual. Entre os distúrbios da circulação sanguínea que podem causar priapismo:

  • a formação de um coágulo nas artérias;
  • doença falciforme: esta condição genética afetará os glóbulos vermelhos;
  • alguns casos de leucemia, câncer, mas também distúrbios hemorrágicos;
  • distúrbios da drenagem do sangue pelas veias do corpo cavernoso do sexo;
  • síndrome mieloproliferativa.

Fazer tratamento médico como, por exemplo, tratamentos para hipertensão (como betabloqueadores); antidepressivos (tais como trazodona) e ansiolíticos; alguns medicamentos para disfunção erétil (incluindo Viagra ) também podem causar priapismo. Mas também injeções de papaverina que são mais frequentemente usadas para tratar um caso de impotência masculina. Além disso, uma lesão (especialmente se o paciente montar uma barra ou bater em um selim de bicicleta) pode causar priapismo.

O que é priapismo arterial?

O problema arterial (falamos de fluxo alto) tem a particularidade de ser pouco ou nada doloroso e de se instalar em poucos dias. Muitas vezes é causado por um choque recebido no nível do períneo ou na base do pênis.

O que é priapismo intermitente crônico?

O problema intermitente crônico, por outro lado, está ligado à doença falciforme, uma doença dos glóbulos vermelhos bastante comum em populações africanas e caribenhas. Causa uma ereção bastante noturna e recorrente que pode, a longo prazo, levar à fibrose do corpo cavernoso.

Veja também: Infecções urinárias recorrentes na pós menopausa causam alterações no microbioma urogenital; veja pesquisa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação