O que é queloide? Tem como remover? Entenda aqui e veja opções de tratamento

Cerca de 10% da população tem queloide, sendo mais comum entre as pessoas do sexo feminino devido as variações hormonais.

Muitas pessoas sofrem com queloide sem saber o que fazer para amenizar o problema. Saiba que ele é algo muito comum de acontecer e que pode ser causado por diversos fatores. A equipe do Site Saúde Lab foi em busca de opções de tratamento possíveis e, apresenta aqui, informações relevantes que você precisa saber sobre esse assunto. Confira, a seguir!

Saiba o que é queloide

Especialistas no assunto explicam que, a queloide é caracterizada pelo crescimento do tecido no local da cicatrização de algum tipo de ferimento. O crescimento deste tecido ocorre devido ao aumento da produção de colágeno, mas a boa notícia é que não é maligno, e sim benigno, ademais pode ser removido.

Cerca de 10% da população tem queloide, sendo mais comum entre as pessoas do sexo feminino devido as variações hormonais. Normalmente, a cicatriz possui uma aparência vermelha ou rosa no formato redondo ou apenas uma elevação na pele, sendo que pode aparecer em qualquer parte do corpo.

Por causa da sua aparência, ela provoca muito desconforto nas pessoas em relação à estética. Além disso, pode coçar, arder ou mesmo doer. E dependendo do local do corpo pode incomodar ainda mais, quando em contato com a roupa.

Então, para que você possa saber lidar com essa a cicatriz na pele, escrevemos este artigo para te dar opções de tratamento e amenizar o aspecto. Continue lendo e saiba com mais detalhes sobre esse assunto!

Leia mais: Vitamina C é a queridinha da vez nos cuidados com a pele; conheça mais

Existe riscos para a saúde?

Em hipótese nenhuma! Aliás, a boa notícia é que ela não é maligna e pode ser removida por diferentes técnicas de tratamento, sem oferecer riscos para a nossa saúde. Embora ela possa ser desconfortável e incomodar, ou mesmo restringir o uso de roupas que a deixem expostas, você pode ficar tranquilo(a), afinal existem maneiras de minimizar seus danos colaterais.

Como surge o queloide?

O seu surgimento afeta mais as pessoas com pele de maior pigmentação, sendo negros, asíaticos e caucasianos mais propensos, nesse caso.

A regeneração da pele com excesso de colágeno, sempre surge depois de cortes cirúrgicos ou acidentais, cicatrizes de acnes, queimaduras e locais em que foi vacinado, por exemplo. Outrossim, ele pode surgir de forma espontânea, mesmo sendo uma situação mais rara.

tratamentos para queloide
Conheça opções de tratamento para queloide: à direita infiltração com medicamentos e a esquerda uso de laser. Foto: Canva

Como fazer para remover?

A remoção do queloide é viável, porém necessita de cuidados pós retirada e reduzir os riscos de voltar o problema, vez que a resposta do corpo será a mesma para recuperar o tecido.

Nesse sentido, saiba que existem várias formas de tratar para reduzir ou mesmo retirar a cicatriz. Na maioria dos casos as indicações demandam prescrição médica, após avaliação do queloide. Mas entre as principais estão:

  • Massagens com pomadas e óleos essenciais;
  • Infiltrações de medicamentos com corticoides no local do queloide, por exemplo, que ajudam a aliviar a coceira, dor e inflamação;
  • Tratamentos a laser;
  • E cirurgias, quando já foi tentado todos os tipos de métodos, sem resultados satisfatórios.

É possível evitar queloide?

A partir do momento em que se sabe a pré-disposição para desenvolvê-lo, alguns cuidados se tornam imprescindíveis para diminuir os riscos. Lembre-se sempre, indicações médicas, principalmente de dermatologistas, são as melhores opções para tratar corretamente.

Caso a pessoa faça furos para brincos ou piercings na pele, ou ainda, aconteça algum acidente com queimaduras cortes no corpo, deve agir rapidamente para tratar o ferimento.

Outras dicas superimportantes de evitar o queloide:

  • Use sabonetes e produtos naturais podem ser úteis para aliviar coceiras e outros desconfortos.
  • Evite exposição solar sobre a cicatriz, para isso você precisa usar sempre protetor solar sobre o local da ferida, além disso, hidratantes ou pomadas recomendadas.
  • cuide bem das feridas mantendo a área bem higienizada, protegida e sem causar traumas com a retirada da crosta que se forma para recuperar a pele.

Veja também: Idosa “troca de pele” após procedimento estético e elimina rugas

O QUE FAZER PARA DEIXAR A CICATRIZ MENOS APARENTE?

Confira essas informações com a Dra. Rita Narikawa, cirurgiã plástica, CRM- 125027/SP.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação