O que é Spinning?

Quer saber o que é spinning? Não tem problema! Spinning é uma modalidade de ciclismo praticado indoor

o que é spinning

Você é um novato neste mundo e quer saber o que é spinning? Não tem problema! O spinning é uma modalidade de ciclismo praticado indoor, ou seja, dentro de um espaço fechado. Ele surgiu nos Estados Unidos, em 1987, criado pelo imigrante da África do Sul Jonathan Goldberg.

O esporte surgiu como uma ideia de treinar o ciclismo indoor para provas exteriores. É que Jonathan adorava andar de bicicleta e participar de corridas e competições. Então ele viu na bicicleta estacionária uma forma de treinar e melhorar o seu desempenho.

Apesar de o spinning ser até hoje confundido com o ciclismo indoor, as duas coisas são diferentes. O spinning é feito para a pessoa praticar o ciclismo se divertindo e é por isso que é sempre aliado a uma música ou atividade de grupo.

Spinning o que é? Como são as bikes de spinning?

As melhores bikes de spinning também são diferentes das bicicletas ergométricas em geral. Elas possuem propriedades para que se possa praticar diferentes intensidades na mesma sessão de treino. Assim você trabalha bastante a sua resistência cardiorrespiratória.

O spinning é bastante aeróbico e está na moda desde os anos 1990. É um exercício excelente para quem odeia academia ou não se dá muito bem com a corrida. Com ele você pode melhorar muitas coisas no corpo sem literalmente sair do lugar.

Nas academias, existem muitas aulas de grupo de spinning. O problema é que elas são caras e decorrem em horários que podem não ser muito propícios para você.

Por que ter uma bike spinning?

Ter uma bike spinning em casa traz a você muitos benefícios. Em primeiro lugar, não é um equipamento de academia caro. Muitas das bicicletas aqui listadas custam menos de dois mil reais.

Achou muito? Então some o quanto você e as pessoas que moram consigo gastam por ano em academia? Pois é, com o valor de uma mensalidade anual você compra um aparelho destes e serve para toda a família.

Praticar spinning melhora a circulação do sangue, estimula a queima de gorduras, emagrece e é um exercício bastante completo. Quem pratica spinning fica em dia com as atividades e pode perder até mil calorias diariamente.

É também uma forma de se mexer sem causar muito impacto nas articulações e sem provocar lesões, já que as bicicletas são seguras e estáveis. Você não corre o risco de ser atropelado, assaltado ou cair, como poderia acontecer na rua, por exemplo.

Além de ser ótimo para emagrecer e manter a saúde, é um exercício relativamente simples e fácil. Como você fica sentado, pode assistir a televisão enquanto pedala ou até mesmo ler um livro e estudar.

Ter um aparelho em casa é ótimo também para atletas, pois permite que você treine com frequência para provas e eventos específicos. Como a maioria dos produtos deste estilo são silenciosos, você pode utilizá-los em diversos horários, sem desculpa de “está tarde demais” para treinar.

Como regular a bike de spinning?

como regular a bike de spinning

Você já comprou a melhor bike spinning, agora precisa saber utilizá-la. Em primeiro lugar, é preciso mesmo saber como regular a bicicleta para o seu tamanho. Do contrário, você poderá se machucar ou causar lesões a longo prazo.

Para evitar esse tipo de problema, saiba o que é necessário fazer. O spinning é um esporte que normalmente pede treinos de 30 a 50 minutos. Ou seja, é bastante tempo na mesma posição. Portanto, instale a sua bike perto de um espelho. Assim você poderá ver sua postura e corrigi-la ao longo da sessão. Isso é crucial para evitar problemas de coluna e pescoço.

Outra coisa importante é saber que o seu pé deve ter uma posição específica. Aliás, o melhor mesmo é comprar um tênis de spinning apropriado, pois ele tem características específicas para encaixar o pé no pedal corretamente.

A posição certa do pé é aquela em que a parte mediana do pé se encontra dentro do suporte. Somente quando estiver assim ajuste as cintas de proteção. Faça isso, pois essa parte é a mais firme e larga do nosso pé e com isso será mais confortável e eficiente de colocar as extremidades inferiores sobre os pedais.

Ajustando o banco

O banco é outro fator importante, pois ele determinará a sua postura durante o treino. Para determinar a altura do assento de acordo com a sua, faça o seguinte:

  1. Fique em pé ao lado da bike;
  2. Verifique se a altura do assento é a mesma que a do osso do quadril;
  3. Se não estiver alinhado com o quadril, alinhe-o;
  4. Somente então suba na bicicleta.

Depois de realizar o primeiro ajuste, suba na bicicleta e garanta que quando os pedais estiverem no ponto mais baixo, a perna fica estendida, mas com o joelho levemente flexionado. Lembrando que o banco não deve ficar inclinado e sim paralelo ao chão.

E o guidão deve ficar na mesma altura do banco, assim não contrairá os ombros e nem fará força demais nos cotovelos.

Benefícios do spinning

benefícios do spinning

Já falamos ao longo do artigo de alguns benefícios do spinning para a sua saúde. Entretanto, convém destacar e detalhar alguns, pois eles serão úteis na hora de decidir comprar a sua bike.

1. Emagrece mesmo

Não, não é mentira! Com apenas 45 minutos de spinning você perde em média 500 calorias ou o equivalente a um sanduíche Big Mac. E se você tem uma bike em casa é mais fácil ainda, porque você pode fazer isso vendo televisão e não perde tempo se deslocando até uma academia.

2. Aumenta a massa muscular

Muita gente pensa que a massa muscular só cresce com musculação. É mentira. Vários exercícios aumentam a sua massa muscular, inclusive o spinning.

Com a bike em intensidade mais significativa você pode pedalar fazendo força e garantir um trabalho mais focado no abdômen, nas coxas e nas panturrilhas.

3. Alivia o estresse

O spinning, principalmente dentro das academias, é uma atividade aeróbica divertida. É uma aula feita para as pessoas extravasarem e colocarem para fora a energia.

Em casa também acaba por ser um exercício ótimo para acabar com estresse. Coloque uma playlist animada e pedale no ritmo das músicas. Faça deste o seu momento de lazer e curta cada pedalada.

A atividade aeróbica, mesmo que por apenas meia hora, faz com que você libere hormônios antidepressivos no sangue. E ainda proporciona o aquecimento e relaxamento muscular.

4. Não tem muito impacto

Ao contrário da corrida e dos esportes de quadra, o spinning tem muito pouco impacto sobre as articulações. Como você fica sentado e apenas pedala o tempo todo, não força os joelhos, nem a coluna.

Claro que é preciso manter uma boa postura e ter cuidado com a intensidade do exercício. Mas mesmo assim, o exercício é bastante recomendado por médicos e profissionais de saúde. É ótimo para entrar em forma ou manter seu corpo em dia sem precisar se desgastar.

5. Pode ser praticado sempre

A qualquer momento e independente do clima lá fora, o spinning é sempre uma boa pedida. Se você tem uma bike na sua casa, melhor ainda. Pode adaptar as sessões de treino a sua agenda pessoal e fazer os treinos ao acordar, antes de ir dormir e até mesmo de madrugada.

Como é um esporte praticado dentro de casa ou da academia, não é necessário esperar um dia de sol ou a chuva passar para praticá-lo. E você não precisa de muito também, basta uma roupa confortável e um calçado adequado para pedalar.

É uma atividade que com certeza cabe na sua rotina. Você pode pedalar 30 minutos todos os dias no seu intervalo de almoço por exemplo.

Basta meia hora todos os dias para perder peso e entrar em forma ou apenas tonificar seus músculos. Gostou? Que tal comprar a melhor bike spinning hoje mesmo e começar a pedalar?

 

 

 

Crédito das Imagens: Unsplash