Book Appointment Now
O que são alimentos processados e quais deles fazem mal a saúde?
Você provavelmente já ouviu falar em alimentos processados ou até mesmo inclui alguns deles em sua alimentação. Contudo, é muito importante se informar sobre as características desse tipo de produto, visto que eles podem oferecer alguns riscos. Portanto, venha com SaúdeLab e entenda o que são alimentos processados e quais deles fazem mal a saúde.
Todo alimento que ingerimos exerce alguma influência no nosso organismo, através dos elementos que fazem parte de sua composição. Enquanto alguns oferecem benefícios e, até mesmo colaboram para o bom funcionamento do organismo, outros são capazes de fazer um mal considerável a nossa saúde.
O que é um alimento processado?
Antes de mais nada, é necessário ter uma boa definição sobre o que os alimentos processados são de fato. Conforme o próprio termo sugere, os alimentos podem ser classificados de acordo com o nível de processamento que eles sofrem. Os in natura, por exemplo, são extraídos da natureza sem passar por nenhum processo, enquanto os minimamente processados sofrem algumas alterações pequenas, como refrigeração e limpeza.
Já o alimento processado, propriamente dito, pode ser definido como uma versão alterada do original. Na sua produção, ocorre a adição de temperos, sal, açúcar, óleo e similares, com o objetivo de realçar o sabor e melhorar a durabilidade. Ou seja, para chegar ao consumo, antes são adicionados temperos e conservantes a eles.
Exemplos de alimentos processados
- Pães
- Enlatados em conserva
- Alguns extratos ou concentrados de tomate
- Frutas cristalizadas ou em calda
- Carnes salgadas
- Castanhas açucaradas
- Queijos
Principais malefícios para a nossa saúde
Conforme fora dito, os alimentos processados sofrem com a adição de alguns elementos em sua composição, a fim de torná-los mais duradouros ou saborosos. Entretanto, essa adição faz com que o alimento fique nutricionalmente desbalanceado, visto que muitas vezes é acrescentada grandes quantidades de sal e açúcar.
Tal desequilíbrio nos componentes nutricionais pode ser responsável por diversas doenças, especialmente se esse tipo de alimento for consumido com frequência e a longo prazo. No caso, há um aumento no risco de incidência de doenças cardíacas, diabetes, obesidade e similares.
Alimentação saudável sem excluir o alimento processado
A princípio, consumir um alimento processado apenas algumas vezes não irá necessariamente acarretar problemas sérios. Afinal, o grande problema do consumo deles é quando ele é feito em grandes quantidades e com uma frequência elevada. Portanto, é possível ser saudável mesmo comendo esse tipo de alimento de vez em quando.
Por outro lado, o ideal mesmo é tentar evitar esse consumo sempre que possível. Mesmo que em pequenas quantidades, os alimentos processados nunca serão uma opção melhor que os minimamente processados ou in natura. Ou seja, sempre dê preferência por comidas mais caseiras e naturais.
A sua saúde só tem a ganhar com alimentação saudável rica em frutas, verduras e carnes magras. Experimente ficar sem comer fast food, refrigerantes, salgadinhos, embutidos e veja claramente como seu corpo responde à essas mudanças de hábitos alimentares. Faço o teste por uma semana e depois nos conte os resultados!
Leia mais: Por que os refrigerantes industrializados, mesmo o zero, são tão nocivos à saúde?
Fique atento aos 10 ERROS que aumentam o risco de CONTAMINAÇÃO ALIMENTAR
Você sabia que a maior parte das intoxicações alimentares são provenientes de maus hábitos no manuseio dos alimentos? Felizmente, são erros muitos fáceis de serem corrigidos para se evitar contaminações. Portanto, continue lendo para que você entenda como reduzir os riscos e evitar doenças.