Óleo de Coco: o Melhor Ingrediente Para a Sua Saúde

Que tal incluir o óleo de coco na sua alimentação? Ele é ótimo para a pele e ajuda a emagrecer!

óleo de coco

Pode-se dizer que o óleo de coco é uma solução para diversos problemas. Ele nutre a pele, hidrata os cabelos e é uma ótima fonte de energia em dietas low carb. Mas você conhece todos os benefícios desse ingrediente tão maravilhoso?

Muito usado na Ásia, o coqueiro só foi introduzido no Brasil por volta de 1553, pelos portugueses. No início, a palmeira que dá origem à fruta foi plantada apenas na Bahia. Por isso que na nossa culinária é a comida baiana que usa mais o coco e seus subprodutos.

Como alimento, o óleo de coco traz vários benefícios para o organismo. Ele contém uma combinação de ácidos graxos com propriedades antioxidantes, ajudando na absorção de outros minerais. Na verdade, 90% do óleo de coco é composto por esta substância!

Ele também tem poderosos efeitos sobre o seu metabolismo. Por isso, veja abaixo todos os benefícios de tomar óleo de coco para sua saúde e como consumi-lo.

Leia agora o nosso review completo sobre os melhores óleos de coco.

Óleo de coco – Informação Nutricional

óleo de coco

Quantidades referentes a cada 100 gramas do produto.

Calorias 862 Kcal
Gorduras Totais 100 gramas
Gorduras Saturadas 87 gramas
Gorduras Poliinsaturadas 1,8 gramas
Gorduras Monoinsaturadas 6 gramas
Colesterol 0 miligramas
Sódio 0 miligramas
Carboidratos 0 gramas
Fibra Alimentar 0 gramas
Açúcar 0 gramas
Proteínas 0 gramas
Vitamina A 0 IU

Como é feito o óleo de coco?

Parece até piada dizer que o óleo de coco é um produto natural do coco, mas é a mais pura verdade. O alimento é extraído diretamente da fruta. Você pode inclusive fazer o seu óleo de coco em casa.

O processo é muito simples: basta abrir o coco, remover a água e descascá-lo, essa é a parte mais difícil. Depois, pegue as partes brancas e duras e triture em um liquidificador.

Basta coar e pronto, o que sobra já é o óleo do coco. Em um primeiro momento, ele vai estar bastante líquido, mas você pode solidificá-lo na geladeira.

Depois é só aquecer um pouco ou bater com uma batedeira que ele volta a ficar cremoso. Os benefícios do óleo de coco em cápsulas também são muitos, mas quanto mais natural a forma de consumo, melhor para a sua saúde.

Como usar o óleo de coco?

benefícios do coco para saúde

Você pode usar o óleo de coco em inúmeras coisas e diferentes alimentos. Pode, por exemplo, substituir o azeito e os outros óleos na sua cozinha, usando este alimento para temperar saladas e cereais.

Você também pode se livrar da margarina e da manteiga, optando pelo óleo de coco. Experimente fazer isso e untar o pão do dia a dia com o alimento. Você com certeza vai gostar!

Você pode também usar com uma colher de chia de manhã e manter o bom funcionamento do intestino. Ou colocar em vitaminas, batidas e smoothies para dar mais energia naquele lanche antes do treino.

Em receitas, você pode trocar as fontes de gorduras sempre pelo óleo de coco. Nos bolos e panquecas, além de torná-los mais saudáveis, faz ficar uma delícia!

Bulletproof coffee

Ao estudar os muitos efeitos do óleo de coco, o biohacker Dave Asprey descobriu que misturar café com óleo de coco e manteiga pode resultar em um energético natural. Mais do que isso, a combinação aumenta o poder cognitivo do seu cérebro em até 50%.

O estudo, realizado por Dave, mostrou que ,após inserir a bebida no cardápio diário, é possível até mesmo aumentar o seu QI. O café ficou conhecido como Bulletproof Coffee (na tradução literal: café à prova de bala). No Brasil, a bebida ainda não é muito conhecida, mas alguns estudantes já adotaram o “café da inteligência”. Veja como prepará-lo!

café com óleo de coco

Ingredientes:

  • 200 mililitros de café passado;
  • Uma colher de sopa de manteiga sem sal;
  • Duas colheres de sopa de óleo de coco virgem.

Modo de preparo:

É muito simples! Primeiro, passe o café como faria normalmente. Depois, em um liquidificador, bata todos os ingredientes até obter um creme homogêneo.

Beba em seguida, não deixe para depois, pois perde-se nutrientes. Para a receita ficar 100% saudável, opte pela manteiga clarificada e pelo café orgânico.

Aproveite e leia: Receitas com óleo de coco: as mais saudáveis

É possível fazer óleo de coco em casa?

como fazer óleo de coco

Com certeza! Você pode fazer diversos subprodutos do coco em casa. Desde o óleo até o leite, que sai muito mais em conta do que comprar no supermercado. Veja abaixo como.

Como fazer óleo de coco caseiro?

A receita é simplíssima e a extração do óleo a frio é a melhor forma de obter um produto completamente biológico e saudável, livre de conservantes ou açúcares. Tudo que você precisa é de três cocos ao natural ou 500 gramas de coco desidratado sem nenhum aditivo.

Modo de preparo:

Se comprar o coco, corte a fruta, remova a água, a casca e separe apenas a parte branca. Se optar pelo coco desidratado, fica um pouco mais simples. Pegue essa parte branca e passe-a pelo processador de alimentos.

Você precisará bater várias vezes para que o coco solte o óleo. Depois que alcançar uma consistência de massa densa e homogênea, passe o conteúdo por uma peneira. O líquido que se soltará já é o óleo de coco, porém em seu estado mais puro. Armazene-o em um pote limpo e hermético.

Guarde por 24 horas longe do calor e da luz antes de usar. O óleo vai se depositar no fundo e endurecer levemente.

Como fazer leite de coco

Para quem não pode beber leite normal ou sofre de intolerância à lactose, o leite de coco é uma excelente opção. Além de delicioso, ele tem todos os benefícios do óleo da fruta e mais alguns. Veja como é fácil fazer!

Ingredientes:

  • Uma polpa de coco (sem a casca escura);
  • 700 ml de água morna.

Modo de preparo:

Bata ambos os ingredientes em um liquidificador por pelo menos três minutos. Coe bem a mistura e transfira a parte leitosa para uma jarra de vidro.

Deixe gelar se quiser ou use em seguida. Esse leite dura até três dias se for mantido na geladeira.

 

Óleo de coco para cabelo

como usar óleo de coco no cabelo

Quer saber como usar óleo de coco nos cabelos? É muito simples! Você pode adicionar um dia no seu cronograma capilar, uma vez por semana, para fazer umectação com óleo de coco. Isso não só garantirá mais hidratação e brilho ao seu cabelo, como também nutrirá os fios, devolvendo mais força e vitalidade.

As gorduras presentes no óleo não deixarão seus fios oleosos após a lavagem. Muita gente presume isso por causa da textura da substância. E é verdade que durante a aplicação poderá ficar com uma aparência desagradável. Contudo, pode fazer a umectação durante a noite.

Como? Basta aplicar o óleo mais puro no couro cabeludo e ao longo dos fios. Deixe agir e lave normalmente. O tratamento também ajuda a eliminar a caspa e outras doenças no couro cabeludo.

Óleo de coco para queda de cabelo

O cabelo começa a cair, na maior parte das vezes, porque está muito fragilizado. Cuidar do seu cabelo, aplicando óleos naturais, ajuda a recuperá-lo e driblar a queda. Todavia, se você tem alguma doença autoimune, como alopecia, apenas o óleo de coco não será suficiente.

Nesses casos, o melhor é misturá-lo aos óleos que além de hidratar, estimular o crescimento dos fios. O mais conhecido deles é óleo de rícino, também conhecido como óleo da mamona. O rícino atua diretamente nos folículos capilares, fazendo com que eles cresçam mais e mais depressa.

Misturar as duas substância sé importante para a eficácia do tratamento, uma vez que o rícino é muito denso e suas moléculas muito grandes para serem absorvidas sozinhas. Quando em conjunto com o óleo de coco, fica mais fácil a penetração no couro cabeludo.

E tem mais! Aplique sempre com as mãos, sem luvas. Os óleos também atuam no crescimento e fortalecimento das unhas.

Óleo de coco na pele

óleo de coco para a pele

Assim como o produto é bom para o cabelo, ele pode fazer milagres pela sua pele. Experimente substituir seu hidratante corporal pelo óleo. Faça isso por uma semana e você notará rapidamente a diferença.

A hidratação com óleo de coco é mais completa, pois a substância penetra em diversas camadas do tecido, fazendo com que ele retenha os líquidos por mais tempo. Isso evita a desidratação da pele, acaba como aquela aparência escamosa e até diminui pelos encravados.

E se você está se perguntando que óleo de coco usar, saiba que é aquele de cozinhar mesmo, à venda nos supermercados. Você também pode produzir o seu alimento em casa, como mostramos acima.

Posso passar óleo de coco no rosto?

Não só pode, como deve! O óleo tem propriedades antifúngicas e antibacterianas. Ou seja, ele ajuda a tratar micoses, acne, psoríase e uma série de problemas dermatológicos. Ele também promove uma melhor hidratação da pele, diminuindo rugas e linhas de expressão.

Alguns estudos mostraram até que óleo ajuda a reduzir manchas causadas pela idade ou exposição ao sol. Falando nisso, o produto tem Fator de Proteção Solar (FPS), é um excelente fixador de maquiagem e também serve como gloss labial natural.

 

Leia também sobre todos os benefícios do óleo de coco para a sua saúde

 

 

 

 

 

Imagens: Pexels, Unsplash, Pxhere e Freepik