Todos os benefícios do óleo de coco para a sua saúde

Entenda tudo sobre os benefícios do óleo de coco para a saúde. Aprenda a usar esse ingrediente.

benefícios do oleo de coco

Ao longo dos anos, cientistas descobriram diversos usos e benefícios do óleo de coco. Na saúde, apesar de não ser considerado um medicamento, é visto como um superalimento, rico em nutrientes vitais para o nosso organismo. Confira por que e para que você pode utilizar os melhores óleos de coco a fim de melhorar a sua saúde!

Saiba mais:

Dieta do Óleo de Coco: O Que É? Como Fazer?

Óleo de coco e seus benefícios:

1. Diminui o colesterol

Este superalimento é repleto de gorduras insaturadas que aumentam os níveis de Lipoproteína de alta densidade (HDL), também conhecido como o bom colesterol. Isso diminui drasticamente os riscos de doenças cardíacas, porque o HDL ajuda a “limpar” o sangue, diminuindo a viscosidade dele e tornando as artérias e veias mais fluidas.

Os ácidos graxos presentes no óleo são tão benéficos quanto os que estão também nos peixes e frutos do mar. Quem tem sobrepeso e problemas cardíacos subsequentes, deve ingerir fontes de ômega 3, como esta, para diminuir riscos de enfarto, tromboses, coágulos, Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs) e aneurismas.

2. Ajuda a perder peso

Os triglicérides presentes no óleo de coco aumentam a energia corporal, em relação a outras gorduras. Ele também é digerido mais rápido que o açúcar no corpo.

Estudos comprovam a redução da circunferência da cintura depois do consumo de 30 gramas por dia (sem exercícios nem dietas restritivas). Esse é sem dúvida um dos grandes benefícios do óleo de coco!

Além disso, o alimento é ótimo para diminuir a gordura visceral, aqueles pneus na barriga que a gente não gosta. Este tipo de gordura é o pior e pode ser um risco enorme para nossa saúde, dependendo da nossa idade e da quantidade. O aumento do acúmulo de gordura nesta região é um alerta para doenças como a diabetes, por exemplo.

O óleo de coco é também um alimento saciante. Ou seja, ele age no nosso corpo dizendo para o nosso cérebro que não precisamos comer mais, que estamos saciados. Quando ingerimos este produto frequentemente, diminuímos a ingestão de outros alimentos. Isso também ajuda na hora de baixar uns números na balança!

3. Ajuda a manter a função cerebral

óleo de coco melhora a mémoria

O óleo é considerado uma fonte de combustível tão poderosa quanto a glicose. Isso significa que ele mantém o cérebro e o sistema nervoso nutridos, reduzindo níveis de açúcares no sangue e evitando os picos da glicose.

Isso acontece graças aos triglicerídeos de cadeia média (TCM), que se convertem em cetonas. As cetonas regulam o metabolismo através de algumas proteínas. Elas são responsáveis por parte da otimização das atividades cerebrais.

Em estudos, o óleo de coco mostrou que tem benefícios terapêuticos na melhora dos sintomas de doenças como a epilepsia e o Alzheimer.

4. Mata bactérias, virus e fungos

Ele possui ácido láurico, que tem propriedades antifúngicas, antibactericidas e antivirais. Isso o torna uma poderosa arma contra vários tipos de infecções. Experimente, por exemplo, após o banho, passar um pouco de óleo de coco nas axilas antes de por o desodorante.

O óleo de coco não funciona como desodorante em si, mas ele ajuda a combater as bactérias causadoras do mau cheiro. Além disso, assim como a vaselina, ele ajuda a fixar o perfume do seu desodorante.

Com este óleo natural, você fica cheirosa por mais tempo e ainda protege suas axilas dos efeitos nocivos dos produtos de beleza! Você pode também usá-lo em unhas com fungos, lábios rachados, espinhas e outros pequenos problemas do gênero.

Se ver que o problema persiste, talvez seja melhor consultar o seu dermatologista, para definir qual a melhor forma de uso. Mas o óleo de coco não age só na pele topicamente.

De dentro para fora ele também faz a diferença. Quem ingere o óleo com regularidade, costuma ter menos acne, manchas de pele, problemas de infecções e inflamações.

5. Acelera o metabolismo

Assim como a canela, o óleo de coco é “termogênico“. Ou seja, consumi-lo tende a queimar mais gordura corporal. Também por causa dos TCM, este alimento aumenta a taxa metabólica, pelo menos temporariamente.

Em média, 15-30 gramas de óleo de coco aumenta o gasto de calorias, em cerca de 120 calorias a mais, durante um período 24 horas. Emagrecer com óleo de coco fica mais fácil! Além disso, alguns estudos, feitos por endocrinologistas, mostram que o consumo deste óleo melhora o funcionamento da glândula tireoide.

6. Combate o envelhecimento

O óleo de coco é rico em antioxidantes que combatem os radicais livres, substâncias que causam o envelhecimento das células. Quem consome o óleo com alguma frequência pode estar se prevenindo de alguns tipos de câncer.

A presença da vitamina E no óleo também ajuda a devolver elastina a pele, tornando-a mais macia e sedosa. Passar o óleo de coco na pele pode protegê-la de diversos fatores maléficos como os raios ultravioletas, a poluição e agentes patogênicos que causam infecções. São assim imensos os benefícios do óleo de côco para o rosto e até para o cabelo.

É cientificamente comprovado que o óleo de coco in natura na sua pele funciona muito melhor que diversos produtos cosméticos rejuvenescedores.

 

Leia também: algumas das melhores receitas com óleo de coco

 

 

Crédito das imagens: Unsplash