Book Appointment Now
Óleo de Rícino: entenda para que serve e como usar corretamente
Muita gente conhece o óleo de rícino por causa de seus efeitos laxantes, sendo utilizado para tratamento de casos de prisão de ventre. Porém, você sabia que ele também pode ser um aliado e tanto dos cuidados com a pele e cabelos? Assim, confira hoje no SaúdeLab todos os benefícios que você pode obter com o uso desse produto e veja como utilizá-lo no dia a dia!
As propriedades do óleo de rícino
O óleo de rícino é extraído da mamona, uma planta silvestre muito popular no Brasil. Ademais, ele é rico em ácidos graxos, como o ácido linoleico, além de possuir alto teor de vitamina E e sais minerais. Assim, ele apresenta propriedades antioxidantes, analgésicas, anti-inflamatórias e até laxantes. Além disso, é um produto fácil de ser encontrado, pois é vendido em farmácias, supermercados, lojas de produtos naturais e até pela internet.
Veja mais: Óleo de Prímula auxilia na menopausa e TPM; conheça seus benefícios
Benefícios do óleo de rícino
Regulação do sistema gastrointestinal
Esse é, em geral, o benefício mais famoso do óleo de rícino. Devido ao seu alto potencial anti-inflamatório, ele é muito usado para tratar problemas digestivos como a prisão de ventre, pois ajuda a regular o intestino e dissolver as fezes.
Prevenção de infecções
Tanto em seu uso oral quanto dermatológico, o óleo de rícino pode prevenir infecções causadas por bactérias e fungos, devido à sua ação antimicrobiana e antifúngica. Do mesmo modo, ele pode ser usado para o tratamento de pruridos e erupções cutâneas.
Hidratação da pele
Rico em antioxidantes e vitamina E, o óleo de rícino atua como um potente hidratante para a pele, eliminando os radicais livres e agilizando a produção de colágeno e elastina. Dessa forma, o resultado é uma pele macia e saudável, e um retardamento gradual das linhas de expressão.
Tratamento para os cabelos
Devido às suas propriedades antioxidantes e vitamínicas, o óleo de rícino também pode ser utilizado nos cabelos, conferindo hidratação e fortalecendo os fios, tornando-os mais resistentes. Além disso, ele também pode ser usado para o tratamento contra a caspa e piolhos.
Alívio de dores no corpo
Devido à sua capacidade analgésica e anti-inflamatória, o produto tem sido utilizado de maneira eficaz no tratamento das dores causadas por doenças como artrose, artrite e gota.
Como usar?
Para o tratamento da prisão de ventre, o óleo de rícino deve ser utilizado uma vez por dia, tomando-se 1 colher de sopa deste, até a normalização da flora intestinal. Para hidratação da pele e tratamento de erupções, basta aplicá-lo diretamente nas regiões afetadas, massageando delicadamente em seguida.
Por fim, para aplicação nos cabelos basta massagear algumas gotas do produto sobre o couro cabeludo, ou inseri-las em uma máscara de hidratação. O enxágue deve ser feito em seguida.
Advertências importantes
O uso abusivo do óleo de rícino pode provocar dores intensas, bem como vômitos e desidratação. Assim, o ideal é fazer a sua ingestão de acordo com orientação médica. Além disso, as aplicações na pele e cabelos devem ser pontuais e mediante a contagem em gotas, já que grandes quantidades do produto podem causar irritações e até manchas. Da mesma forma, caso seja aplicado na pele, esta não pode ser exposta ao sol.
Por fim, o óleo de rícino é contraindicado para crianças, grávidas, lactantes e pessoas que possuem o cólon irritável.
Leia mais: Extrato de Própolis: para que serve? Como tomar?
RECEITAS CASEIRAS e BARATAS para HIDRATAR o seu CABELO
A gente ama um cabelo com brilho e movimento, não é mesmo? Mas o processo para obter fios saudáveis pode ser custoso e tomar tempo. Porém, existem formas de reduzir tempo e dinheiro investido para cuidar do nosso cabelo. E essas formas podem ser feitas em casa mesmo. Usando produtos naturais ou até mesmo o que você já possui de cremes no armário. Então, aprenda agora a cuidar bem dos seus fios, no conforto do seu lar, e sem gastar muito!