Óleo de sucupira: principais benefícios, contraindicações e como tomar

Você conhece o óleo de sucupira? De antemão, se você está familiarizado com plantas e ervas medicinais, seja através de chás, óleos ou suplementos, então você provavelmente já ouviu falar da sucupira.

Ela esconde muitas propriedades interessantes para a saúde do nosso organismo, mas é bom conhecê-las antes de experimentar a planta. Sendo assim o SaúdeLab vai te ensinar sobre o óleo de sucupira, seus principais benefícios e contraindicações, e como tomar ele.

Conforme fora dito, a sucupira é um ingrediente rico em propriedades. Contudo, apesar de ser isso que garante os benefícios dela, essa mesma riqueza também pode ser problemática.

Afinal, fornecer uma enorme variedade de compostos para o nosso organismo pode acabar sobrecarregando ele se estes não forem devidamente aproveitados. Por isso é tão importante saber como usar um produto medicinal antes de testá-la.

Quais os benefícios do óleo de sucupira?

De maneira geral, na composição do óleo de sucupira, podemos encontrar compostos cicatrizantes, antimicrobianos, anti-inflamatórios, antioxidantes, analgésicos e muitos outros.

Dentre as principais utilidades deles, precisamos reconhecer o potencial que eles possuem no combate de diversas condições de saúde. Claro que o óleo não pode ser usado como solução para nenhuma doença, mas ainda assim vale a pena usar ele para tratar problemas como:

  • Gota
  • Amigdalite
  • Úlceras gástricas
  • Artrite
  • Dores de garganta
  • Reumatismo
  • Artrose

Sob o mesmo ponto de vista, também precisamos mencionar a utilidade que o óleo de sucupira possui no controle de algumas outras condições de saúde. Por exemplo, ele ajuda a regular os níveis de glicose do sangue, o que por sua vez resulta em um melhor combate e prevenção da diabetes.

E outro grande exemplo é que o óleo de sucupira é usado para auxiliar no tratamento de cânceres, por ter ação anticancerígena e antitumoral.

Como fazer para usar o óleo com segurança?

A princípio, existem diferentes formas de empregar o óleo de sucupira. Obviamente a principal delas é fazendo o consumo oral, já que ele garante que todo o organismo consiga acessar digerir e acessar as propriedades do produto.

Para usá-lo desse maneira, basta tomar uma gota até cinco vezes por dia. O ideal é que esse consumo seja feito junto à outros alimentos. Ou seja, tome o óleo junto às suas refeições se possível.

Por outro lado, conforme fora dito, o óleo de sucupira é muito bom contra problemas articulares, como a artrite, gota, artrose e reumatismo. Nesses casos, você não precisa necessariamente ingerir nele.

Por incrível que pareça, ele o óleo também consegue exercer suas propriedades se for aplicado sob a pele, especificamente nas regiões afetadas por esses problemas de saúde. Basta fazer cerca de duas massagens por dia na região desejada.

E o óleo de sucupira oferece algum tipo de risco para a saúde?

Diferente de outros produtos naturais desse tipo, raramente o óleo apresenta efeitos colaterais no nosso organismo, portanto essa é uma preocupação à menos no seu consumo.

Entretanto, ele tem sim algumas contraindicações importantes para evitar quaisquer danos ou complicações na saúde. No caso, ele basicamente deve ser evitado por mulheres gestantes, pessoas com problemas hepáticos ou renais, e crianças pequenas.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915