Sucupira aumenta a pressão arterial? Entenda melhor seus efeitos

Será que a sucupira aumenta a pressão arterial? De antemão, quem conhece um pouco sobre a sucupira sabe que essa planta esconde efeitos medicinais únicos e muito interessantes para a nossa saúde.

O problema é que, assim como toda plana medicinal, ela possui algumas contraindicações e riscos. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se a sucupira aumenta a pressão arterial e quais são as suas propriedades.

A saúde dos nossos vasos sanguíneos pode ser afetada por diferentes fatores. Porém, sem dúvidas o mais comum e preocupante deles é a elevação da pressão arterial. Quando acima do normal, ela leva à diversos danos e lesões no sistema cardiovascular, ainda mais a longo prazo.

Logo se a sucupira aumenta a pressão arterial de fato, ela pode ser um grande risco. E para quem já sofre de hipertensão, ela seria verdadeiramente perigosa.

O que é a sucupira?

A sucupira é uma planta medicinal nativa do Brasil, conhecida principalmente pelas espécies Pterodon emarginatus e Pterodon pubescens, encontradas no Cerrado e na Mata Atlântica. Suas sementes, cascas e raízes são amplamente usadas na medicina tradicional devido a seus efeitos anti-inflamatórios, analgésicos e antioxidantes.

Os compostos bioativos da sucupira são responsáveis por suas propriedades terapêuticas:

  • Lactonas Diterpênicas (como o vouacapano): Esses compostos são os principais responsáveis pelos efeitos anti-inflamatórios e analgésicos, sendo utilizados no alívio de dores articulares e musculares, especialmente em condições como artrite e reumatismo.
  • Óleos Essenciais: Extraídos das sementes, os óleos essenciais da sucupira possuem propriedades antioxidantes e antimicrobianas. Eles ajudam a combater os radicais livres, promovendo a saúde celular e protegendo o organismo contra infecções.
  • Flavonoides e Taninos: Esses compostos têm potentes efeitos antioxidantes, que ajudam a neutralizar radicais livres e reduzir o estresse oxidativo. Além disso, os taninos têm ação adstringente e podem auxiliar na proteção da mucosa gástrica.

Embora a sucupira tenha diversos benefícios, o uso seguro deve ser orientado por profissionais de saúde, uma vez que ainda são necessários mais estudos para esclarecer todos os efeitos e possíveis interações com medicamentos ou condições de saúde preexistentes.

Sucupira aumenta a pressão arterial mesmo?

Não, a sucupira não aumenta a pressão arterial, inclusive, de acordo com um estudo científico, ela é capaz de reduzir a pressão arterial.

A princípio, quando o assunto é o aumento da pressão dos vasos sanguíneos, o foco costuma ser os alimentos ricos em sódio. Afinal, esse mineral é o principal responsável por elevar a pressão arterial.

Entretanto, na prática, existe uma série de compostos capazes de exercer esse efeito, e alguns deles estão de fato presentes em ervas medicinais. Portanto o receio de que a sucupira aumenta a pressão arterial é perfeitamente justificável.

Felizmente, dentre as muitas propriedades que a sucupira apresenta, nenhuma delas está relacionada com a pressão arterial. Ou seja, ela não aumenta e nem diminuir a pressão dos vasos.

Por outro lado, o óleo de sucupira costuma ser contraindicado, ou apenas menos recomendado, para pessoas hipertensas, apenas por uma garantia de segurança. Sendo assim, para evitar problemas, dê preferência pelas cápsulas ou chá de sucupira.

A sucupira oferece sim alguns pequenos riscos para o nosso organismo

Apesar de não haver muita evidência de que a sucupira aumenta a pressão arterial, não podemos deixar de comentar sobre alguns dos problemas dela. No caso, a planta não é inteiramente segura para pessoas que sofrem de condições hepáticas ou renais.

O mesmo se aplica à pessoas que estão com câncer. Ademais, assim como a grande maioria das ervas e plantas medicinais, a segurança dela não é garantida para crianças pequenas ou mulheres gestantes.

Quais são os principais benefícios da sucupira?

Por fim, tão importante quanto entender se a sucupira aumenta a pressão arterial é conhecer as propriedades que ela de fato oferece para a saúde. Em suma, ela apresenta, principalmente compostos de ação analgésica e anti-inflamatória.

Logo, ela é ótima para auxiliar no tratamento de diversas condições de saúde. Claro que ela nunca deve ser adotada como um tratamento definitivo. Mas dependendo do caso, ela pode ser uma grande aliada da saúde. Dito isso, confira a seguir alguns dos benefícios da sucupira:

  • Ameniza a dor de garganta e da amigdalite
  • Ajuda a tratar alguns tipos de cânceres
  • Combate doenças inflamatórias articulares
  • Promove a cicatrização e recuperação de ferimentos
  • Auxilia no controle dos níveis de glicose do sangue
  • Inibe e combate a formação de úlceras no estômago

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915