Book Appointment Now
Ovo faz mal para ácido úrico? Saiba como evitar que o problema aumente
Se estiver em níveis bem controlados, o ácido úrico é um composto inofensivo para a nossa saúde. Porém, alguns alimentos podem provocar o aumento dele. E o grande problema disso é que até alimentos mais básicos, como o ovo, são capazes de se tornar uma risco. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se o ovo faz mal para ácido úrico, e o que fazer para evitar o aumento dele.
De antemão, a composição nutricional do ovo é bastante interessante. A variedade é de nutrientes não é tão grande, mas aqueles que estão presentes podem ser bastante benéficos. Entretanto, até os nutrientes mais saudáveis podem se tornar um problema para o nosso organismo se consumidos de forma descuidada.
Perigos do ácido úrico para o organismo
Conforme fora dito, o ácido úrico por si só não representa nenhum problema. Ele é apenas um subproduto formado a partir da digestão de proteínas. Por não ser exatamente proveitoso para a saúde, o ácido úrico costuma ser eliminado através da urina. Contudo, a partir do momento em que ele começa a se acumular no organismo, seja por problemas renais ou excesso de proteínas, ele passa a ser prejudicial.
No caso, em grandes quantidades, o ácido úrico passa a formar cristais. Estes cristais por sua vez se depositam em diferentes partes do corpo, especificamente nas nossas articulações. Quando isso ocorre, a pessoa passa a experenciar muitas dores nessa região. E o conjunto desses fenômenos é o que caracteriza a gosta, que é um tipo de artrite, doença inflamatória bem debilitante.
Leia mais: Tomate faz mal para ácido úrico? Entenda melhor seus efeitos
O ovo faz mal para ácido úrico mesmo?
Tendo em mente que o ácido úrico é gerado a partir da digestão de proteínas, alimentos que são ricos nelas devem ser evitados. Quanto ao ovo, a variedade de nutrientes pode não ser tão grande, porém infelizmente um dos compostos mais expressivos dele são as suas proteínas. Não é a toa que ele é um alimento usado até na produção de suplementos. Sendo assim, o ovo faz mal para ácido úrico de fato.
Por outro lado, não é porque o ovo é rico em proteínas que ele deve ser proibido na dieta para reduzir o ácido úrico. Afinal, as proteínas são indispensáveis para a nossa saúde. Portanto quem está com os níveis de ácido úrico elevados precisa apenas ter moderação no consumo delas. Consequentemente, não há como dizer que o ovo faz mal para ácido úrico se esse cuidado for tomado.
Quais outros alimentos contribuem para o aumento do ácido úrico?
Apesar de haverem vegetais que são fontes de proteínas, os alimentos mais expressivos nesse sentido são os de origem animal. Portanto, além do ovo, leite e carnes também precisam ser consumidas com moderação por quem está com níveis elevados de ácido úrico. No caso das carnes, estão inclusas tanto as carnes vermelhas, sejam elas suínas ou bovinas, quanto as carnes brancas, que são as aves e peixes, visto que todas elas são ricas em proteínas.
Leia mais: Feijão faz mal para ácido úrico? Entenda os cuidados indispensáveis na dieta