Book Appointment Now
Pepino benefícios e malefícios: fique atento para não cair em ciladas
Apesar de ter um sabor e textura bem únicos, o pepino consegue ser bastante versátil. E mais importante é que ele possui múltiplas propriedades que são interessantes para a saúde. Sendo assim o SaúdeLab vai te ensinar sobre o pepino, benefícios e malefícios dele para a saúde, e a como incluir mais ele na dieta.
À primeira vista, não há dúvidas de que o pepino é um alimento saudável. Na verdade esse é o caso da enorme maioria dos vegetais e frutas. Contudo, sempre existe uma exceção ou contraindicação importante para esse tipo de alimento. Logo é bom saber se isso também se aplica ao pepino ou não.
Pepino: benefícios e malefícios
Primeiramente, começando pelo lado positivo do pepino, vamos falar um pouco sobre os benefícios e nutrientes que ele oferece para a saúde do nosso organismo:
- Ajuda a regular a pressão arterial: além de ser rico em água, o pepino é fonte de minerais como o potássio e o magnésio. Em conjunto, esses compostos são de grande ajuda para controlar a pressão arterial dos vasos.
- Promove a saúde óssea: diferente do que muitos pensam, o cálcio não é o único nutriente importante para a formação e estrutura dos nossos ossos. A vitamina K também possui um papel indispensável nesse aspecto, e felizmente ela é bastante expressiva na composição nutricional do pepino.
- Controla o colesterol: não só o pepino melhora a pressão arterial, como também ajuda a reduzir os níveis de colesterol do organismo com seus antioxidantes, reforçando seus benefícios na saúde cardiovascular.
- Tem ação anti-inflamatória: se consumido regularmente ou até mesmo usado sob a pele, o pepino consegue exerce a sua ação anti-inflamatória no organismo de diversas formas, ajudando a garantir desde de a saúde da pele até o bom funcionamento do estômago.
E existe algum tipo de malefício no pepino?
A princípio, são muito raros os casos em que o pepino faz mal, mas existem sim alguns riscos. No caso, o vegetal possui uma substância chamada cucurbitaciana. Quando no nosso organismo, ela é capaz de causar alguns problemas no intestino.
Entretanto, isso só ocorre se a pessoa possuir uma condição em que o intestino é mais sensível naturalmente, ou se o vegetal for consumido em quantidades muito grandes.
Como incluir o pepino na dieta com maior frequência?
Sabendo mais sobre o pepino, benefícios e malefícios dele, resta apenas aprender a aproveitá-lo melhor. Se engana quem pensa que ele só pode ser utilizado para saladas. Apesar de serem deliciosas, elas estão longe de ser a única forma de consumi o pepino.
Por exemplo, deixar o pepino em conserva é o que gera o picles, ingrediente que combina com diversas receitas.
De maneira geral, o pepino é um ótimo ingrediente para fazer sucos e vitaminas. Isso porque ele pode ser combinado com muitos outros vegetais e frutas para potencializar os seus benefícios.
Inclusive há quem inclua ele em receitas de sucos detox justamente com essa finalidade. Mas mesmo que seja uma água ou suco só de pepino, já podemos aproveitar muito bem as propriedades dele.
Leia mais:
- Pepino é bom para pressão alta? Entenda se ele ajuda ou atrapalha no controle
- Pepino faz mal para inflamação? Entenda suas vantagens e desvantagens
- Como congelar pepino? Veja dicas importantes para mantê-lo conservado
- Pepino faz mal ao fígado: mito ou verdade? Descubra agora!