Picolé de açaí: uma receita leve, prática e benéfica para a saúde

Picolé de açaí – Sem dúvidas, o açaí possui uma enorme popularidade por todo o Brasil. A princípio, isso deveria ser algo bom, visto que o açaí como fruta apresenta diversos benefícios para a saúde. Entretanto, na grande maioria das vezes, as pessoas consomem açaí de péssima qualidade, ou acompanhado de aditivos muito calóricos e industrias. Portanto, para contornar isso, venha com o SaúdeLab e aprenda a fazer um picolé de açaí delicioso.

Benefícios do picolé de açaí

Conforme fora dito, a forma de consumo do açaí pode ser muito ruim para a saúde. Geralmente, ele é servido juntamente com chocolates, leite condensado e similares, tornando o doce muito calórico. Ademais, dependendo do tipo do açaí, ele pode conter muitos aditivos, caracterizando um produto industrializado. Felizmente, a simplicidade do picolé de açaí, que não possui os mesmos aditivos, garante o acesso aos benefícios da frutas.

Leia mais: Iogurte Frozen de Morango Low Carb; receita saudável para o seu lanche

Ingredientes necessários

  • 1/2 xícara de creme de leite
  • 1/2 xícara de açúcar demerara
  • 1 xícara de polpa de açaí
  • 1/2 xícara de leite em pó
  • 1/2 xícara de água quente

A princípio, você pode utilizar creme de açaí no lugar da polpa da fruta. Contudo, muitas vezes eles são industriais, e consequentemente oferecem malefícios a saúde. Portanto, procure utilizar o açaí em polpa para aproveitar o sabor e benefícios da fruta ao máximo. Em relação ao açúcar, se você for diabético ou apenas está regulando o consumo dele em sua dieta, procure utilizar alternativas como o adoçante culinário.

Leia também: Benefícios do açaí: descubra 6 motivos para consumir a fruta e saiba se pode na dieta

Modo de preparo do picolé de açaí

Picolé de açaí; uma receita leve, prática e benéfica para a saúde
Picolé de açaí; uma receita leve, prática e benéfica para a saúde. Foto: Pixabay
  1. Primeiramente, em um liquidificador, adicione a água, o creme de leite, o açúcar e o leite em pó.
  2. Bata os ingredientes por alguns instantes para que eles se incorporem.
  3. Feito isso, adicione a polpa do açaí, e bata novamente para preparar a massa do picolé.
  4. Em seguida, despeje o conteúdo do liquidificador em forminhas de picolé. Se você não tiver uma dessas em casa, é possível utilizar copos descartáveis e palitos.
  5. Leve as formas, ou os copos, para o congelador.
  6. Por fim, passado cerca de 6 horas, os picolés estarão prontos para o consumo.

Atenção com os ingredientes

De maneira geral, é muito importante que você tenha atenção com o tipo e a qualidade dos ingredientes que você for utilizar. O leite em pó, por exemplo, possui versões sem açúcar ou com mais nutrientes, portanto tente dar preferência para elas. O mesmo vale para o açúcar, visto que o demerara, apesar de não ser melhor que o adoçante culinário, já é muito menos prejudicial que o açúcar refinado comum.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915