Top 10 Melhores Tênis Para Crossfit

Top 10 Melhores Tênis Para Crossfit
4.8 (96%) 15 votos

Quais os melhores tênis para crossfit?

Não é segredo para ninguém que o crossfit vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o mundo. Seja para o ganho de massa magra e até mesmo para a perda de peso, a prática está na moda. Se você está pensando em aderir a esse tipo de treino físico, saiba quais são os melhores tênis para crossfit que o mercado oferece.

Nossa Escolha:

Nike
Metcon 4
Nossa Avaliação:
Nike
Metcon 4 Feminino
Nossa Avaliação:

 

Top 10:

  1. Reebok Nano 6.0
  2. Reebok Nano 7.0
  3. Nike Metcon 4 Masculino
  4. Everlast Crossfit Climber
  5. Nike Metcon 4
  6. Rockfit para Crossfit
  7. Fila Fxt Energized Full Panther
  8. Fila Fxt Pro
  9. adidas Response Boost
  10. Nike Metcon 4 Feminino

Quem está começando a pensar no crossfit como uma opção de atividade física, talvez acredite que qualquer tipo de tênis é ideal para essa modalidade. Esse é um grande erro dos principiantes, e, infelizmente, até de alguns mais experientes.

Engana-se quem pensa que um par de tênis usado para caminhar aos domingos irá resistir à alta carga de força e à intensidade empregadas nessa prática. São necessários calçados que tenham solados especiais e que consigam ter maior aderência aos mais variados pisos durante os exercícios.

Pensando em lhe ajudar a fazer a melhor compra, separamos abaixo uma lista com os produtos mais bem avaliados do mercado. Confira qual se encaixa no seu bolso, mas principalmente no seu gosto pessoal.

10 Melhores Tênis para Crossfit

 

 

Esse tênis é feito com material sintético, mas a grande protagonista nesse sentido é a tecnologia Kevlar. Para quem não conhece, Kevlar é uma fibra de extrema resistência. É perfeita contra atritos, o que faz com os calçados durem mais.

Esses tênis vêm também com a tecnologia conhecida como Nanoshell, que dá justamente o nome ao modelo. Isso quer dizer que há poliuretano com uma proteção a mais, o que permite evitar a abrasão na entressola. Além disso, fornece apoio para os pés quando o usuário estiver erguendo cargas pesadas.

Temos ainda a tecnologia DuraGrip. Ela nada mais é do que uma camada protetiva maior na ponta do calçado. Como muitos dos exercícios de crossfit contam com subidas em cordas, a tecnologia Rope Pro permite que a aderência não se concentre apenas no solado, mas também nas laterais dos tênis.

Por fim, o cabedal de material sintético oferece respirabilidade, para melhor conforto. A entressola tem espuma de amortecimento, com duas camadas. O solado em borracha, por sua vez, tem reforço no calcanhar para maior firmeza do usuário.

 

O modelo 7.0 tanto pode ser um tênis para crossfit masculino quanto pode ser um feminino. A diferença nos modelos acaba sendo mais por conta do preço, visto que as tecnologias oferecidas em ambos são exatamente iguais. O design é de uma robustez impressionante, ao mesmo tempo em que é leve e oferece bons níveis de tração.

Tração é tudo para quem é praticante dessa modalidade. Por isso mesmo a Reebok adicionou ao Nano 7.0 a tecnologia Metasplit. Ela traz sulcos na parte da sola, de modo que a tração ocorra de forma mais eficiente. Ao mesmo tempo, há ganho de flexibilidade e uma base para mais sólida para a realização dos exercícios.

Tanto a DuraGrip quanto a Rope Pro migaram do Nano 6.0 para o seu modelo seguinte. A tecnologia Nanoshell também está presente, portanto, como é possível notar, não há assim tantas diferenças entre um e outro. A respirabilidade do 7.0 está mais desenvolvida, no entanto, graças à tecnologia NanoWeave.

O que podemos dizer que é inferior ao modelo irmão anterior é a composição do tênis. O cabedal continua sendo feito em material sintético. O solado também continua sendo em borracha. Muda o fato de que não há a tecnologia Kevlar presente, que é uma tecnologia inovadora em um calçado.

 

O design é muito bonito e lembra um tênis padrão de corrida ou de caminhada. A aparência, no entanto, não revela o que ele tem por dentro. Falamos em primeiro lugar da tecnologia Flywire, que traz costuras anatômicas. Elas são flexibilidade e conforto, ao mesmo tempo que mantém os pés firmes.

É garantia de pés que respiram melhor, evitando o acúmulo de maus odores. A mesma tecnologia fornece ainda mais estabilidade aos pés durante a prática de exercícios. São fios de alta resistência colocados estrategicamente para fornecer um suporte extremamente leve e confortável para o seu pé.

Como mencionado anteriormente, ela é uma fibra de extrema resistência, que promove durabilidade ímpar e quase inigualável aos calçados. Em termos de composição é em malha sintética. Não há costuras, para que o ajuste seja firme e, ao mesmo tempo, confortável.

Há espuma com três camadas de densidade na entressola, visando um amortecimento perfeito. O solado é em borracha, como os demais modelos da Nike desta lista.

 

 

O material desse tênis é sintético e mesh, permitindo que o pé respire sem ficar exposto. Assim como o solado, que é feito com borracha de alto desempenho, permitindo maior estabilidade e evitando o desgaste rápido.

Como o próprio nome do modelo exalta, esse é um tênis para saltar, escalar, correr, pular e levantar peso. Quem comprou aprova e atesta a excelente qualidade desse tênis. Outra vantagem da marca é que ela produz o modelo para eles e para elas. E o tênis para crossfit feminino da Everlast é lindo!

Se você é uma crossfiteira de primeira, essa pode ser a sua escolha. E mais: os modelos da Everlast são bastante em conta!

 

 

Para quem procura um tênis para crossfit Nike essa é uma das melhores opções. Nós já fizemos aqui um review dos melhores tênis Nike de corrida e a marca nunca desaponta. Os produtos da Nike estão sempre entre os topo de gama do mercado. Outra vantagem está na sua plataforma. Como a base do tênis é reta, você terá maior estabilidade para fazer levantamentos, flexões e agachamentos. Esta é uma tecnologia desenvolvida para treinos de alta intensidade. Vem ainda com apoio de calcanhar, para facilitar a performance em exercícios de parede.

O material é extremamente durável e este é um modelo que está sempre entre os mais vendidos e procurados.

 

Tênis Rock Fit para Crossfit em Couro

Um dos principais diferenciais desse calçado é o seu design. O modelo tem um formato desenvolvido especificamente para quem pratica crossfit diariamente.

Ele é ergonômico e confortável, prendendo bem no pé e mantendo o seu corpo estável durante o treino. Disponível em várias cores e estilos femininos e masculinos, esse tênis entra para a lista porque ele tem solo antiderrapante e fechamento com velcro.

O Rock Fit é um tênis leve e prático, com o objetivo de melhorar a sua performance no dia a dia. É também uma das opções mais baratas do mercado. E caso você não conheça a Rock Fit, saiba que a empresa é brasileira e exporta calçados para diferentes lugares.

 

Tênis Fila Fxt Energized Full Panther

A Fila foi muito popular nos anos 1990 e hoje em dia está voltando com tudo. A marca concorre com as maiores, como a Nike e a Reebok, sem perder por pouco.

O novo modelo de tênis de treino Fila tem estilo, conforto e qualidade. Desenvolvido especialmente para apreciadores do cross-training, o calçado possui solado com evergrip, o que lhe dá mais tração em superfícies secas e molhadas.

Já o interior do tênis é feito em EVA especial, que pode garantir memória do pé, como a tecnologia da NASA. Além disso, ele cria estímulo de resposta ao impacto, evitando problemas e lesões articulares ao longo do tempo.

Está disponível em várias opções de cores, das mais extravagantes às mais discretas, para agradar diferentes gostos.

 

fila fxt pro

Outro Fila potente que está fazendo sucesso nas paradas do crossfit é o Fxt Pro. E não é à toa que esse modelo se encontra entre os melhores tênis para a prática dessa atividade.

Perfeito para a prática de crossfit ao nível profissional, esse tênis também está entre os mais procurados. Ele tem ajuste dinâmico ao pé, o que proporciona uma passada mais segura e deixa o calçado mais fácil de vestir.

A sua tecnologia de tração garante estabilidade excepcional para que você possa fazer todo o tipo de exercício sem perder o equilíbrio. O solado também foi desenvolvido para proteger suas articulações e evitar torções.

O tênis é todo em diferentes materiais a fim de oferecer o máximo de conforto e leveza para você. Entre quem comprou, o consenso é de que o tênis é macio e ótimo para subir cordas e fazer saltos.

 

 

adidas response boost

E é óbvio que não poderia faltar um Adidas na nossa lista. Um dos tênis mais vendidos no mundo, o Response Boost é muito bom para crossfit, cross-training e uma série de outros tipos de exercícios.

Com retorno de energia responsiva, o calçado proporciona uma pisada completamente neutra e livre de impacto. É o tênis perfeito para subir e descer da caixa, dar saltos e pequenas corridas.

O tecido em Mesch é ótimo para arejar o calçado, evitando a acumulação de maus odores e de bactérias. Além disso, ele oferece suporte a ajuste confortável ao seu pé. O solado é todo em borracha, o que permite que você tenha melhor tração, principalmente na hora de fazer força.

 

nike metcon feminino

Esse tênis é o desejo de quem não só pratica crossfit, mas também adora um calçado diferente. O modelo Metcon é bem conhecido dos praticantes de crossfit. Por causa do seu formato, o solado do tênis permite a você fazer movimentos em todas as direções e com toda a segurança.

Ele possui ainda um colarinho com stretch, que oferece ajuste sem costuras e facilidade na hora de calçar o tênis. O material todo é fino, arejado e seguro, deixando o seu pé livre para se movimentar durante o treino.

Diversos atletas famosos usam e recomendam o modelo, principalmente na prática de crossfit. O modelo ainda possui reforços nos calcanhares para um melhor desempenho sem forçar os joelhos.

 

Por que escolher um bom tênis?

como escolher tênis para crossfit

Não adianta nada saber apenas quais os melhores tênis para crossfit. É preciso também levar em consideração as suas necessidades e com que frequência você usará o calçado. Se for diariamente, por exemplo, o ideal é comprar dois diferentes.

Assim a sola não vicia, o desgaste é menor e o seu pé não marca o calçado. Outra vantagem em comprar dois tênis e alternar é que você faz com que os seus calçados durem mais. O crossfit é uma atividade de altíssimo impacto, então convém ter roupas e calçados apropriados.

Escolher um tênis que seja mesmo adequado para o exercício que você pretende fazer é crucial. Isso lhe permite mais flexibilidade e faz com que você consiga se movimentar sem forçar articulações, músculos e ossos que não deve.

Optar por um calçado que não seja para crossfit pode lhe causar lesões, torções e demais problemas, pois os exercícios realizados não são como uma caminhada, uma corrida ou um dia normal de musculação.

No crossfit, você salta e pula bastante. Muitas vezes o exercício é feito rapidamente o que pode ocasionar quedas. Um tênis com solado apropriado ao crossfit evita esse tipo de coisa, já que é feito para não derrapar e oferecer mais resistência e equilíbrio.

Sem falar que os tênis para crossfit geralmente não têm cadarços ou têm cadarços curtos e que prendem bem. Isso é importante, porque o treino é corrido e em circuito e não convém ficar fazendo pausas para ajeitar o tênis no pé. Convém então escolher algo que fique confortável e você não precise alterar nada enquanto usa.

Como escolher o melhor tênis para mim?

tênis de corrida

Às vezes, o melhor para os outros não é o melhor para você. É sempre bom consultar um médico ou outro profissional de saúde antes de escolher o seu tênis de crossfit. Ele poderá avaliar o seu corpo e lhe dizer que tipo de material, solado e outros aspectos podem ser os mais recomendados.

Vale lembrar que você pode ter problemas de postura e coluna, então nem todos os tênis ficarão perfeitos. Ler sobre eles é um bom começo, porém o bom mesmo é ir às lojas e experimentar.

Calce os dois pares sempre e caminhe um pouco na loja. Com isso, você sentirá se o tamanho está adequado, se os dois pés estão exatamente iguais e se o tênis é bom para você ou não. Quando for fazer isso, escolha uma meia de treino. Não vá com uma meia fina ou grossa demais.

E antes de treinar, faça um dia de teste. Vista o tênis e ande pela casa, isso o ajudará a se acostumar à pisada. Também ajuda a amaciar a palmilha, que muitas vezes pode parecer muito dura no primeiro contato.

Cuidados com o meu tênis de crossfit

Como qualquer outro tênis, os de crossfit também exigem cuidados. Vale ter mais de um, como falamos acima, para evitar o desgaste. Mas, além disso, há outras coisas que você pode fazer para que o seu calçado dure mais.

Não use-o para outras atividades que não sejam as propositais. Evite usar o seu tênis de crossfit para sair ou para correr. Isso pode sobrecarregar o solado a longo prazo e estragar o seu formato. Também é bom manter o seu tênis limpo.

Faça a limpeza adequada conforme cada marca indica após o uso. Jamais lave o seu calçado em máquina de lavar e evite sempre os produtos muito abrasivos. Se o seu tênis molhar ou encharcar durante o treino, deixe-o secar à sombra e use-o somente quando estiver completamente seco.

Procure guardá-lo em um local arejado e sem nada em cima dele. Assim o tênis tem espaço para que a sua malha retorne a posição original depois de comprimida e utilizada.

Em hipótese alguma empreste o seu tênis. Ao longo do tempo, a fibra do tecido se adequa ao seu pé. Emprestar o tênis não só pode afetar isso, como pode proliferar doenças de ordem bacteriana, como pé-de-atleta.

A cada dois anos é bom trocar o seu tênis por um novo. Se você usa bastante, esse tempo cai pela metade. No geral, é sempre bom ir trocando, porque os calçados vão se desgastando conforme o uso, mesmo os melhores. E às vezes é melhor optar por um modelo um pouco menos caro e trocar de tanto em tanto tempo, do que investir uma fortuna e ficar anos com o mesmo tênis.

Por que fazer crossfit?

E se você está começando agora ou apenas cogitando a possibilidade de aderir ao crossfit, saiba que esta é uma excelente ideia. O crossfit é uma atividade super completa, com treino aeróbico, de força e funcional.

Quem pratica crossfit trabalha o corpo inteiro. O treino tem impacto em pernas e braços de forma proporcional. Mesmo com sessões curtas, de apenas 45 minutos, é possível perder mais de mil calorias, porque a alternância de modalidades faz com que você queime mais.

O crossfit é ainda um esporte de grupo, ou seja, ele tem o benefício da sociabilidade. Vários exercícios são de dupla, o que faz com que você interaja com outras pessoas, trabalhe a sua autoestima e confiança.

Fazer crossfit acaba com o sedentarismo e estimula você a sempre vencer metas. Não se preocupe se no início você não conseguir realizar tudo que lhe for proposto. É normal ter um pouco de dificuldade. O bacana dessa atividade é isso mesmo: você está em constante evolução.

Ao longo do tempo você vai perceber mudanças incríveis no seu corpo proporcionadas pelo crossfit. Seus músculos ficarão mais firmes e você perderá peso. Essa é uma forma muito popular de emagrecer, diga-se de passagem.

E é um exercício prazeroso, porque você pode fazer com seus amigos e pode fazer no seu ritmo. Isso é importante não só para a sua saúde física, como também mental. Portanto, experimente uma sessão de crossfit e não se esqueça de levar seu tênis com você!

 

 

 

Fontes consultadas

Sites oficiais:

Fontes bibliográficas:

  • OH, Robert. Coming out of the Crossfit Closet*-A CrossFit experience by a Physician, for Physicians. Unif Fam Physician, v. 7, n. 1, p. 31-33, 2013.
  • SINCLAIR, Jonathan Kenneth; SANT, Benjamin. The effects of CrossFit and minimalist footwear on Achilles tendon kinetics during running. The Foot and Ankle Online Journal, v. 9, n. 4: 2, 2016.
  • TAYLOR, Samuel; DUKE, Ryan. Athletic performance shoes. U.S. Patent Application n. 13/525,055, 20 dez. 2012.
  • WARYASZ, Gregory R. et al. CrossFit® instructor demographics, and practice trends. Orthopedic reviews, v. 8, n. 4, 2016.

Crédito das imagens: Freepik, Nike e Fila