Pode comer arroz integral todos os dias? Será que tem algum problema? Entenda

Será que pode comer arroz integral todos os dias? Aliás, junto ao feijão, o arroz costuma ser a principal base da alimentação dos brasileiros. Acompanhado de carnes e vegetais, ele compõe uma refeição bastante saudável e completa.

Contudo, será que o mesmo pode ser garantido se o arroz branco for substituído pelo integral? Venha com o SaúdeLab, entenda se pode comer arroz integral todos os dias, e se ele é melhor que o arroz branco.

Do ponto de vista nutricional, tanto o arroz branco quanto o arroz integral possuem suas vantagens e desvantagens. Por questão de acessibilidade, custo e produção, o arroz branco tende a ser muito mais popular e consumido que o integral.

Mas isso não significa que o integral não mereça a nossa atenção. Pelo contrário, ele possui propriedades interessantes que justificam a presença dele em dietas saudáveis.

Pode comer arroz integral todos os dias?

À primeira vista, essa pode parecer uma questão estranha, já que mesmo sendo integral, ele ainda é um arroz. E o arroz como conhecemos faz parte das refeições diárias da grande maioria das pessoas, e geralmente das duas refeições, almoço e janta.

Porém é justamente por causa disso que é tão importante questionarmos e entendermos se pode comer arroz integral todo dia ou não.

Conforme fora dito, o arroz é uma das bases da alimentação dos brasileiros. Incluir o arroz integral nas refeições significa substituir essa base. E substituições como essas devem ser feitas sempre com cuidado.

Felizmente, na prática, você pode comer arroz integral todo dia sim. Mas isso se dá pelo fato de que a versão integral desses grãos é considerada mais saudável que o arroz branco.

Por que o integral é melhor que o branco?

De antemão, um dos motivos pelo arroz ser tão consumido é o fato de que ele se integra bem na dieta. Ou seja, ele fornece muitos nutrientes que o corpo necessita. Entretanto ele tem um pequeno defeito do ponto de vista nutricional.

No caso, o arroz é um alimento extremamente rico em carboidratos, que quando em excesso levam ao ganho de peso e aumentam os riscos da diabetes.

Sob esse ponto de vista, não só você pode comer arroz integral todo dia, como essa é uma excelente substituição para o arroz branco. Em relação aos carboidratos, ele não se difere muito na quantidade.

Contudo o arroz integral é bem mais rico em fibras. Estas, além de promover a saúde do intestino, aumentam o tempo de absorção e digestão dos carboidratos, o que acaba diminuindo o impacto deles na saúde

Você não precisa necessariamente cortar o arroz branco das suas refeições

Por fim, precisamos deixar claro que, apesar do integral ser mais vantajoso do ponto de vista nutricional, o arroz branco não precisa ser excluído da dieta. Você pode comer arroz integral todo dia ou continuar usando o branco nas refeições sem problemas.

Mas obviamente que a moderação como o arroz branco precisa ser maior, já que os carboidratos dele pesam mais na nossa saúde.

Leia mais:

 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915