Pode congelar batata crua, ou ela acaba estragando? Descubra dicas certeiras de conservação

Será que pode congelar batata crua, ou ela acaba estragando? Sem dúvidas, sempre que queremos guardar algumas sobras ou não sabemos quando vamos comer algo que fizemos ou compramos, o congelador acaba sendo uma salvação.

Entretanto não é todo tipo de alimento que nós podemos colocar nele com a garantia de que irá permanecer conservado. Sob esse ponto de vista o SaúdeLab vai ensinar se pode congelar batata crua, ou se ela acaba estragando.

À primeira vista, quando em comparação com outros vegetais, a batata, assim como a mandioca ou batata-doce, é bastante resistente. Por causa das condições em que ela se desenvolve, ela está preparada para durar bastante tempo, mesmo depois de colhida.

Contudo isso obviamente não significa que não existe possibilidade dela estragar. Para evitar o desperdício, a batata precisa ser bem conservada como qualquer outro alimento.

Pode congelar batata crua ou não?

Primeiramente, algo que precisamos ter em mente sempre que vamos congelar algo é o fato de que o congelamento é um processo que afeta muito as características do alimento. Afinal, ele é considerado um processo de resfriamento e secagem, já que toda a água e líquidos da comida são congelados juntamente com a estrutura dela.

E entender isso é de extrema importância quando vamos congelar alimentos naturais, como vegetais e frutas.

No caso, a própria batata é uma grande fonte de água. Ou seja, a dúvida de se pode congelar batata crua precisa levar essa característica em consideração.

E infelizmente, na prática, ela de fato acaba estragando no processo, pelo menos se ela não receber nenhum preparo antes. Isso porque o congelamento afeta demais a sua textura, deixando ela farelenta. Ademais, a cor dela também sofre alterações, também graças ao comprometimento de suas características.

Por isso, não pode congelar batata crua pois ela vai acabar estragando do mesmo jeito.

Com um preparo prévio, é possível levar a batata ao congelador

Conforme fora dito, não se pode congelar batata crua se ela não for devidamente preparada para o processo antes. E felizmente esse preparo é bastante simples, necessitando de apenas alguns passos, disponíveis a seguir:

  1. Antes de mais nada, descasque e corte a batata em pedaços de sua preferência, e reserve ela.
  2. Em um recipiente, faça uma mistura de uma xícara de água para 1/4 de colher de sopa de vinagre de álcool.
  3. Feito isso, acrescente a batata cortada no recipiente e reserve em temperatura ambiente por meia hora.
  4. Passado o tempo, escorra a água e leve a batata para uma panela sob o fogo médio com uma xícara de água.
  5. Acrescente também uma pequena pitada de sal e espere ela cozinhar levemente por 5 minutos.
  6. Enquanto isso, prepare um recipiente com água gelada e gelo para colocar as batatas depois dos 5 minutos. Isso garante que o cozimento dela será interrompido.
  7. Depois de fazer esse processo, seque bem os pedaços de batata com um papel toalha ou pano de prato.
  8. Em seguida, espalhe os pedaços sob uma forma, de forma que eles não estejam se encostando.
  9. Por fim, coloque a forma no freezer por 24hrs e, no dia seguinte, passe a batata para um saco plástico para poder devolver elas para o congelador.

A batata pode ser congelada de muitas outras formas

Depois de entender porque não se pode congelar batata crua normalmente, e conhecer os cuidados que permitem isso, não podemos deixar de mencionar que a batata é bem recebida pelo congelador quando já preparada.

Por exemplo, é bem mais fácil congelar uma batata assada ou até mesmo um purê de batata. Claro que ainda é preciso ter atenção para que não estrague, mas definitivamente são cuidados diferentes do congelamento da batata crua.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915