Quais as principais regras de higiene pessoal para os profissionais de cozinha? Confira

Fazer receitas deliciosas e bem apresentáveis pode ser um verdadeiro desafio, no entanto, não pode ser o único ou principal objetivo dos cozinheiros e auxiliares. A higiene pessoal é fator primordial nesse setor. Confira agora no SaúdeLab quais são as principais regras de higiene pessoal para os profissionais de cozinha.

Principais regras de higiene pessoal para os profissionais de cozinha

A cozinha é um local que precisa de bastante atenção no que se refere a limpeza e regras de higiene pessoal. O aspecto do ambiente, os cuidados com a higiene do local e dos profissionais precisam ser referência tanto quanto o sabor da comida e apresentação dos pratos. Dessa forma, a higiene de cada funcionário que desempenha o trabalho em cozinha deve seguir algumas regras, confira a seguir.

1- Lavar as mãos

A lavagem das mãos deve ser feita sempre antes de qualquer preparo que será realizado, após ir à toalete, quando usar as mãos para conter espirros ou tosse, depois de esfregar os olhos, nariz, orelhas ou esfregar os cabelos.

O ideal é que a lavagem das mãos seja feita com água quente e sabão ou detergente neutro. Após a lavagem, a secagem deve ser feita preferencialmente com toalhas de papel descartáveis, para impedir o acumulo de resíduos ou bactérias.

2- Unhas curtas

lavagem das mãos são regras de higiene pessoal
Principais regras de higiene pessoal para os profissionais de cozinha – Imagem: Canva Pro

As unhas dos profissionais que trabalham em cozinhas devem ser mantidas sempre curtas e preferencialmente sem esmaltes ou qualquer pintura. Assim, a coleta e armazenamento de bactérias que podem causar a contaminação de alimentos será evitada, desde que se tenha cuidados gerais e regras de higiene pessoal.

3- Não use cremes e perfumes nas regras de higiene pessoal

O uso de produtos de beleza deve ser evitado. Perfumes, loções, hidratantes ou cremes para as mãos não devem ser usados, pois, possuem cheiros fortes que irão ser transmitidos para os alimentos durante o manuseio.

4- Isole Ferimentos

Trabalhar na cozinha pode facilitar pequenos acidentes com facas e outros objetos cortantes. Deve-se ter cuidado afim de que não aconteça, mas se por ventura ocorrer, mantenha quaisquer ferimentos, por menor que seja sempre isolados com curativos.

Se estiver acometido de algum mal transmissível como vírus, fungos ou diarreia, não realize o preparo ou sirva alimentos, para que não transmita para outras pessoas.

5- Evite o contato com alimentos

Sempre que puder, evite o contato direto com alimentos. Utilize garfos, colheres, pinças, luvas ou qualquer outro objeto limpo e adequado, afim de evitar a transmissão de bactérias e outros micro-organismos nocivos.

6- Vista-se adequadamente dentro das regras de higiene pessoal

Para aqueles que trabalham na cozinha, o uniforme deve ser utilizado exclusivamente nesse local. Use sempre roupas limpas e claras, além de outros utensílios de proteção como aventais, redes ou tocas para o cabelo e sapatos confortáveis e fechados.

Pode ser feito ainda o uso de luvas descartáveis, que não devem substituir a lavagem das mãos. Não deve haver o uso de joias e adereços, afim de evitar a contaminação com fluidos corporais ou que alguma peça caia na comida.

As regras de higiene e conduta pessoal devem ser seguidas por todos os profissionais de cozinha, afim de garantir tanto a segurança do profissional, quanto dos clientes do estabelecimento.

Compartilhe seu amor
Kethlyn Bukner
Kethlyn Bukner

Graduanda de Biomedicina pela Unicesumar no Paraná, também possui quatro anos de experiência na área de Farmácia, através do curso técnico.

Artigos: 307