Será que você faz certo? Veja agora qual a forma correta de pisar ao caminhar

Você sabe andar corretamente? Essa pergunta pode parecer desnecessária e você pode responder sem pensar muito que sim. No entanto, saiba que a forma correta de pisar nem sempre é a que usamos. É preciso ficar atento aos sinais para evitar traumas ou desgastes nos pés. Assim, o SaúdeLab traz um artigo bem importante sobre a forma correta de pisar ao caminhar para te alertar de possíveis complicações. Com as informações abaixo você poderá identificar, bem como, evitar problemas futuros.

Qual a forma correta de pisar ao caminhar?

A postura incorreta reduz o fluxo sanguíneo, afeta a posição de alguns órgãos internos e pode prejudicar até a visão! Para evitar dores e complicações, é importante aprender a ter bons hábitos posturais e os pés por sustentarem o nosso peso  afetam diretamente a postura. Principalmente ao pisar.

Usar sapatos apertados e desconfortáveis pode causar problemas no formato fisiológico dos pés. Ao utilizar calçados ortopédicos, é possível evitar diversos problemas posturais e manter o equilíbrio ao se locomover.

Portanto, saiba que os pés afetam diretamente a postura das pessoas de todas as faixas etárias, sendo que a fase em que mais aparecem os problemas é entre os 45 e os 65 anos de idade.

pessoa caminhando

Como identificar o meu tipo de pisada?

A partir das características anatômicas de cada indivíduo, é possível identificar como se pisa e se esse modo é benéfico para o restante do corpo. As pisadas variam de pessoa para pessoa, mas costumam se enquadrar em um dos três tipos principais:

Neutra: o pisar começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro. Essa é a pisada correta, pois absorve o choque e divide o peso de forma mais uniforme.

Supinada: o pé toca o chão com a face externa do calcanhar e o peso é jogado para a banda externa do pé. Como o peso é jogado principalmente para os dedos, esse tipo de pisada causa dores nas costas e no joelho.

Pronada: o pé inicia uma rotação excessiva para dentro quando a parte de fora do calcanhar toca o chão. Esse tipo de pisada causa o desequilíbrio do quadril e tornozelo, podendo resultar em dores nas costas, nos pés e nos joelhos. E nesse sentido, é importante fazer a caminhada ou outros exercícios de maneira que proteja as articulações.

Apoio do pé: confira aqui se seu pisar ao caminhar está correto

Durante a caminhada em percursos com desníveis, o pé deve estar apoiado totalmente no chão, para que se tenha o equilíbrio total e a sustentação do corpo. Essa prática evita escorregões e tropeços.

Peso do corpo x pisar ao caminhar

O apoio deve ocorrer primeiramente na parte anterior dos pés e seguir com o amortecimento da articulação. O chão deve servir de apoio ao calcanhar e, em seguida, o peso deve voltar para a parte anterior. Finalize o movimento com o apoio dos dedos no chão.

Coluna

A coluna deve estar ereta, com a cabeça elevada e com o olhar para o horizonte. Nunca curve as costas. Isso pode comprometer totalmente a sua postura. Dessa maneira faça os exercícios corretamente e observe seu pisar ao caminhar para preservar as articulações e a saúde do seu corpo.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação