Book Appointment Now
Qual é a abóbora com menos carboidrato? Veja a melhor opção para a dieta
Apesar de serem bastante saudáveis e nutritivas, existem algumas abóboras que não podem estar inclusas em alguns tipos de dietas por causa da sua alta carga de carboidratos. Com isso, muitas pessoas pesquisam se há uma abóbora com menos carboidrato para incluir, por exemplo, em uma dieta lowcarb.
Em razão disso, no artigo de hoje, o SaúdeLab decidiu reunir todas as informações que você precisa saber sobre as abóboras e, assim, vamos te mostrar qual delas é a mais indicada para uma dieta baixa em carboidratos.
Portanto, continue conosco até o final para ficar por dentro de tudo sobre esse assunto e acabar com todas as suas dúvidas. Confira a seguir!
Quais são os tipos de abóbora e os seus nutrientes?
A abóbora é um vegetal rico em fibras, vitaminas e minerais que são extremamente importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, como é o caso do potássio, zinco, vitamina A, cálcio, magnésio, vitamina C, ferro e as vitaminas do complexo B.
Além disso, ela é fonte de carotenoides, os quais são responsáveis por proteger a pele contra os efeitos dos raios solares, contribuindo para a prevenção do câncer de pele.
Sem contar que ela possui quantidades significativas de zeaxantina e luteína, que ajudam a proteger os olhos contra a luz azul propagada pelos celulares e computadores, prevenindo, então, o desenvolvimento da catarata.
Dentre os seus tipos, as mais encontradas no Brasil são a cabotiá, a moranga, a pescoço, a brasileirinha e a butternut. Com isso, elas costumam ser usadas para fazer purês, sopas, doces ou são substituídas por outras fontes de carboidratos em uma refeição, como arroz ou macarrão.
Quais são os benefícios da abóbora?
Os benefícios da abóbora são inúmeros, pois ela desempenha papel importante em diversas funções do nosso corpo, tais como:
Previne e combate a prisão de ventre
Por ser rica em fibras, a abóbora facilita a eliminação das fezes, pois esses nutrientes estimulam os movimentos peristálticos do intestino, sendo uma excelente aliada na prevenção e no combate da prisão de ventre.
Equilibra os níveis de glicose no sangue
As suas fibras também fazem com que a glicose chegue gradativamente para a corrente sanguínea. Com isso, não há o pico de insulina, que pode provocar diabetes ou resistência insulínica no futuro.
Ajuda a manter a saúde ocular
Como visto, a abóbora tem ótimas quantidades de zeaxantina, carotenóides e luteína, os quais possuem papel antioxidante e protegem os olhos contra as luzes artificiais emitidas por aparelhos eletrônicos.
Além disso, esses nutrientes também ajudam a proteger o organismo contra os danos provocados pela ação dos radicais livres, que podem facilitar o desenvolvimento de células cancerígenas.
Contribui na perda de peso
Ao chegar no estômago, as fibras da abóbora formam um tipo de gel, que retarda o esvaziamento gástrico e aumenta o tempo de digestão. Com isso, a fome é diminuída e a pessoa tende a comer com menos frequência ao longo do dia.
Dessa maneira, ela contribui para o processo de emagrecimento, sem contar que a abóbora é um vegetal com poucas calorias em sua composição.
Melhora a pressão arterial
Por fim, se você sofre de pressão alta, saiba que a abóbora também é um excelente alimento para melhorar a hipertensão arterial.
Isso porque, ela é rica em potássio, um tipo de mineral que provoca o relaxamento das artérias e, assim, reduz a pressão arterial e facilita a circulação do sangue.
Além do mais, ela também estimula a eliminação de sódio através da urina, contribuindo também para o controle da pressão alta.
Então, qual é a abóbora com menos carboidrato que eu posso consumir?
A abóbora com menos carboidrato e que pode estar inclusa em uma dieta low carb, por exemplo, é a abóbora cabotiá. Em 100 gramas desse alimento, encontramos cerca de 10 gramas de carboidratos, podendo ser inserida em uma dieta de baixo carboidrato tranquilamente.
Além disso, a abóbora cabotiá, ou japonesa (como também é conhecida), possui altas quantidades de fibras, magnésio, ferro e vitaminas C e A. Logo, nas quantidades adequadas, ela pode ser inserida em qualquer tipo de dieta.
Sem contar que ela é bastante versátil e costuma combinar com vários tipos de pratos, sabores e refeições. Logo abaixo, você verá duas opções de receitas saudáveis que você pode fazer com a abóbora cabotiá para um estilo de vida mais saudável. Confira!
Abóbora com menos carboidrato: 2 opções de receitas com a abóbora cabotiá
Caldo de abóbora cabotiá com queijo gorgonzola
Ingredientes
- Metade de uma abóbora cabotiá cortada em cubinhos (sem sementes e sem casca);
- 1 cebola cortada em cubinhos;
- 150 ml de água;
- 1 dente de alho picadinho;
- 100 gramas de queijo gorgonzola;
- 1 colher de sopa de azeite de oliva;
- 1 folha de louro;
- Sal, salsinha e pimenta preta à gosto.
Modo de preparo
- Primeiramente, despeje o azeite de oliva em uma panela e acrescente a cebola, deixe refogar e, depois, adicione o alho;
- Em seguida, coloque a cabotiá cortada e deixe refogar bem;
- Depois, adicione a água e a folha de louro e deixe cozinhá-la por, em torno, de 15 minutos;
- Após isso, quando a abóbora estiver bem macia, desligue o fogo e despeje-a no liquidificador;
- Bata até ela ficar em uma consistência de caldo e transfira-a para a panela novamente;
- Depois, acrescente o queijo gorgonzola esfarelado e misture bem;
- Por fim, adicione o sal, a salsinha e a pimenta preta e deixe cozinhar em fogo baixo por mais 1 minuto.
Abóbora com menos carboidrato: faça a cabotiá assada
Ingredientes
- Meia abóbora cabotiá;
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
- 1 colher de sopa de vinagre balsâmico;
- Sal, pimenta preta e páprica à gosto.
Modo de preparo
- Primeiramente, pré-aqueça o forno a 200º C;
- Após isso, corte a abóbora em cubos ou tiras (pode deixar a casca);
- Depois, misture-a com o azeite, o vinagre balsâmico e os temperos;
- Em seguida, coloque-as em uma assadeira grande e leve para o forno;
- Deixe assar por 30 minutos ou até ficarem douradas;
- Não esqueça de virar as fatias na metade do tempo.
Chegamos ao fim deste artigo! Agora, clique aqui para continuar aprendendo sobre tudo que envolve um estilo de vida saudável!
Passo a passo para uma CARNE SUCULENTA e SABOROSA: saiba agora como fazer
Neste vídeo vamos dar dicas práticas para preparar aquele bife ou bisteca de uma maneira muito fácil e o resultado é delicioso. Confira o passo a passo e garantimos que vai dar certo! Assista