Qual exame detecta nervo ciático inflamado? É mais simples que você imagina

Inflamações no nervo ciático podem ser muito dolorosas, e precisam ser tratadas

A princípio, inflamações nos nervos são bastante comuns, e podem ser muito dolorosas e debilitantes. Uma das mais conhecidas é a inflamação do nervo ciático, que dificulta bastante as atividades do dia a dia. Logo, é importante sabem mais sobre ela e aprende à identificá-la. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar qual exame detecta nervo ciático inflamado, e como ele pode ser tratado.

Você sabia que o nervo ciático é na verdade o maior nervo do nosso corpo? Ele está associado ao controle de alguns músculos dos pés e pernas, e de articulações nos tornozelos, quadril e joelhos. Com isso, é mais fácil de entender porque uma inflamação no nervo ciático pode ser tão dolorosa, e afetar tantas regiões do corpo.

O que pode causar inflamações no ciático?

Por incrível que pareça, o nervo ciático inflamado não é uma condição, e sim uma consequência de outros determinados problemas de saúde. Por exemplo, uma das causas mais comum das inflamações do ciático é a hérnia de disco lombar. Nela, o nervo ciático é comprimido e prensado, causando inflamações na região, e variando nas áreas afetadas pela dor.

Outro problema bastante comum e que leva à inflamações no ciático é a síndrome do piriforme. De maneira geral, o piriforme é um músculo da região dos glúteos, e o nervo ciático se encontra ramificado na parte de trás dele. Com isso, dependendo da contração que esse músculo faz, ele comprime o nervo e leva à inflamação dele. Em suma, podemos perceber que qualquer pressão gerada sobre o nervo ciático pode deixar ele inflamado.

Leia mais: Qual é a melhor posição para dormir com o nervo ciático inflamado? Aprenda

Qual exame detecta nervo ciático inflamado?

Qual exame detecta nervo ciático inflamado.
Qual exame detecta nervo ciático inflamado? Foto: Canva PRO

Se você suspeita estar com esse problema, é importante que você saiba qual exame detecta nervo ciático inflamado. Felizmente, ele pode ser diagnosticado facilmente em casa. No caso, esse autoexame deve ser realizado se você estiver sentindo dores entre a região da coluna próxima aos glúteos, e os pés. Se estiver sob essas condições, acompanhe um dos passo a passos a seguir:

  1. Permaneça deitado no chão, e erga uma de suas pernas para o alto, sem exagerar na altura. Se você sentir pontadas de dor, uma sensação de queimação em alguma região entre os glúteos e nos pés, é um sinal de que o seu nervo ciático de fato está inflamado.
  2. Se preferir, o autoexame também pode ser feito sentado. Para isso, certifique-se de sentar em uma superfície plana e em que suas pernas fiquem soltas. Junte os braços para trás de suas costas, coloque sua cabeça para baixo, e levante uma das pernas. Caso você apresente as mesmas dores, o diagnóstico procede.

Como o nervo ciático inflamado pode ser tratado?

Por fim, agora que você sabe qual exame detecta nervo ciático inflamado, resta apenas aprender a como solucioná-lo. Independente do caso, é primordial que você busque o atendimento de um fisioterapeuta ou outro profissional da saúde especializado. A partir deles, você pode ter acesso aos medicamentos necessários para o alívio da dor, e à rotina de exercícios que vão ajudar a tratar a inflamação efetivamente.

Leia mais: Dor no ciático? Veja 05 atividades físicas que podem te ajudar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação