Quem não pode tomar vinagre de maçã? Seus efeitos que precisam de cuidados

Aprenda a como fazer um uso seguro e benéfico para a saúde do vinagre de maçã

A princípio, cada tipo de vinagre apresenta características, propriedades e usos específicos. Porém, de todos os vinagres que existem, o de maçã merece uma atenção especial. Ele oferece inúmeros benefícios para a saúde, sendo importante aprender a consumi-lo com segurança. Dito isso, o SaúdeLab vai ensinar sobre quem não pode tomar vinagre de maçã, e apresentar as propriedades dele.

Uma das qualidades mais interessantes do vinagre de maçã é que o uso dele não se limita apenas à cozinha. Por incrível que pareça, é possível usá-lo para limpar a casa e muitos pertences, através de misturas caseiras. Mas é mais importante conhecer as contraindicações do consumo dele do que de seu uso em casa, já que existem casos em que o uso do vinagre de maçã na comida pode acarretar em problemas de saúde.

Principais benefícios do vinagre para a saúde

  • Favorece a digestão: por ser um vinagre, um dos compostos mais presentes no vinagre de maçã são os ácidos. No caso, o ácido clorogênico e o ácido acético, juntamente com as fibras do vinagre, são ótimos para melhorar a digestão de alimentos, protegendo a saúde do estômago, e favorecendo o funcionamento dele.
  • Contém antioxidantes: os polifenois presentes no vinagre de maçã possuem ação antioxidante. Com eles, é possível combater os radicais livres do organismo, que causam o envelhecimento precoce.
  • Melhora a perda de peso: a combinação dos polifenois com os ácidos do vinagre de maçã impede que o intestino absorva carboidratos muito eficientemente. Ou seja, através deles, o impacto dos carboidratos é reduzido, ajudando no emagrecimento.
  • Protege o fígado e sistema cardiovascular: enquanto os ácidos melhoram a atividade hepática e reduzem o acúmulo de gordura no fígado, os antioxidantes agem a favor da saúde cardiovascular. No caso, esses antioxidantes agem em conjunto com anti-inflamatórios, prevenindo o acúmulo de gorduras nos vasos.

Leia mais: Vinagre de maçã faz mal para o fígado? Por essa você não esperava

Quem não pode tomar vinagre de maçã?

De fato, existem algumas pequenas ressalvas a serem feitas quanto ao consumo do vinagre de mação. Por exemplo, quem não pode tomar vinagre de maçã são as pessoas sob o uso de algum medicamento diurético. Isso se dá pelo fato de que o uso do vinagre nesse caso pode levar à uma redução drástica dos níveis de potássio do organismo. Essa deficiência do nutriente é responsável por muitos problemas musculares, desde câimbras e fraquezas até arritmias.

Há outros cenários em que o vinagre também pode ser um problema, mas ao menos eles podem ser contornados. No caso, quando estamos de estômago vazio, o vinagre de maçã pode causar enjoos. O mesmo ocorre se usarmos ele em grandes quantidades, ou por muito tempo. Isso pode causar problemas digestivos, náuseas, queimaduras na garganta, vômitos e, novamente, a perda de potássio.

Quais são as principais formas de usar o vinagre de maçã?

Agora que você sabe quem não pode tomar vinagre de maçã, resta apenas aprender a usá-lo no dia a dia. Uma das principais formas de consumir ele é usando-o como tempero em saladas. Mas caso tenha preferência, ou queira apenas ter acesso aos benefícios dele, o vinagre também pode ser ingerido sozinho. Contudo, se for fazer isso, é necessário diluir o produto, em uma proporção de uma colher de chá do vinagre de maçã para um copo de água.

Leia mais: Vinagre de Maçã: 40 benefícios para a saúde

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação