Mel Maia, 18, coloca DIU após previsão de sensitiva; nessa idade pode usar?

"Lene Sensitiva, baby aqui não!", disse a atriz, de apenas 18 anos, nas redes sociais

A atriz Mel Maia se apressou a colocar um Dispositivo Intrauterino (DIU), depois de receber um recado inusitado de Lene Sensitiva. Segundo a médium, havia a previsão de gravidez para a jovem que, bem humorada, respondeu nas redes sociais: “Lene Sensitiva, baby aqui não!”. O medo da atriz, de apenas 18 anos, se justifica: Lene Sensitiva, que fez a previsão, acertou que Viih Tube iria engravidar do ex-BBB Eliezer conforme apurou o SaúdeLAB.

O DIU é uma pequena estrutura em forma de T, do tamanho de uma moeda, colocada no interior da cavidade uterina através de um procedimento relativamente simples. A eficácia do anticoncepcional chega a 99%. Existem dois tipos de DIU: um coberto com cobre e o outro libera o hormônio progesterona.

“Coloquei o DIU acordada, em um consultório. Eu tinha falado com a doutora que eu queria por apagada, porque eu sinto muita cólica no período menstrual, em período fértil”, explicou Mel Maia.

No entanto, a atriz, que tem apenas 18 anos, traz a dúvida de que, se nessa idade, já pode usar DIU, outra ideia também difundida é que somente mulheres que já tiveram filhos podem usar DIU. Entenda mais sobre esse método contraceptivo.

Leia mais: Dia Mundial da Menopausa: como evitar gravidez nessa fase com segurança

Quem pode e qual a idade mínima para usar o DIU?

DIU
DIU – Dispositivo Intra Uterino. Foto: Canva PRO

Os especialistas recomendam o DIU como uma boa opção de controle de natalidade para jovens e adolescentes porque duram muitos anos, não precisam de cuidados diários e são muito eficazes na prevenção da gravidez. Logo, não há exigência de idade para obter o contraceptivo, mas subentende-se que a idade mínima é 14 anos, uma vez que sexo com meninas abaixo dessa faixa etária é considerado abuso.

Com a finalidade de auxiliar a mulher a evitar gravidez indesejada, é possível colocar o DIU através do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o Ministério da Saúde, o DIU não causa infertilidade ou aborto, e a mulher volta a poder engravidar imediatamente após a retirada do dispositivo. Também é muito importante ressaltar que o dispositivo não dispensa o uso de camisinha, pois ele não previne contra doenças contraídas sexualmente.

Não há necessidade de já existir uma gestação prévia para o uso do DIU, isso é apenas um mito.

Como é colocado um DIU?

O médico coloca o DIU através da vagina, passando pelo colo do útero e dentro do útero. Isso leva apenas alguns minutos do início ao fim. A paciente, porém, pode sentir algumas cólicas durante a colocação, mas melhora em alguns minutos.

A recomendação é relaxar pelo resto do dia, usar uma almofada de aquecimento e tomar analgésicos de venda livre pode ajudar com qualquer desconforto após a colocação do anticoncepcional.

Leia mais: Conheça 16 dicas para aumentar a libido feminina sem muito esforço

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação