Book Appointment Now
Qual o chá que hipertenso não pode tomar? Conheça 7 opções perigosas
Qual o chá que hipertenso não pode tomar? – De antemão, a hipertensão é uma condição de saúde que está diretamente relacionada com o que consumimos no dia a dia. Alguns alimentos e bebidas são capazes de levar ao aumento da pressão arterial, agravando a doença.
E esse é o caso de alguns tipo de chás. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, saiba qual o chá que hipertenso não pode tomar e conheça 7 opções para evitar.
À primeira vista, pode parecer estranho pensar que um chá possa fazer mal para a pressão arterial. Afinal, quem já está acostumado a consumir eles sabe que os chás costumam ser grandes aliados no combate da hipertensão.
Entretanto, na prática, esse tipo de efeito depende da erva ou planta medicinal empregadas. Algumas serão benéficas de fato, enquanto outras podem ser bem prejudiciais.
Qual o chá que hipertenso não pode tomar?
A princípio, podemos resumir a hipertensão em um problema que leva ao aumento da pressão arterial dos vasos sanguíneos. Isso pode levar a diversos danos cardiovasculares, ainda mais a longo prazo.
Logo, manter a hipertensão sob controle é uma questão muito mais importante do que costumamos pensar. E consequentemente, saber qual o chá que hipertenso não pode tomar pode fazer toda a diferença.
Sob esse ponto de vista, os chás que devem ser evitados por hipertensos são aqueles que exercem algum efeito estimulante. Esse costuma ser o caso de chás que apresentam substâncias como a cafeína, que de fato interagem mal com a pressão arterial.
Dito isso, confira a seguir alguns exemplos de qual o chá que hipertenso não pode tomar:
- Chá verde
- Erva-mate
- Ginseng
- Chá escuro
- Matcha
- Chá preto
- Oolong
E quais chás são considerados bons para hipertensão?
Tão importante quanto saber qual o chá que hipertenso não pode tomar é conhecer os chás que de fato são benéficos no controle e combate dessa condição. Felizmente existem diversas opções de chás do tipo, e todas são excelentes inclusões na rotina para manter a pressão arterial equilibrada.
Veja algumas dessas opções a seguir:
- Oliveira
- Capim-limão
- Cavalinha
- Gengibre
- Cúrcuma
- Alho
- Hibisco
- Camomila
No caso, esses chás são considerados benéficos graças a presença de compostos fenólicos, anti-inflamatórios, flavonoides, antioxidantes e similares. Quando no nosso organismo, essas substâncias ajudam a promover o relaxamento e dilatação dos vasos sanguíneos, e a saúde estruturas das artérias.
Com isso, esses chás favorecem diretamente a queda da pressão arterial.
A hipertensão é uma condição que depende muito da alimentação e medicação
Por fim, conforme fora dito, a hipertensão é uma condição ligada a nossa dieta. Portanto não adianta incluir chás benéficos para a pressão arterial e evitar os prejudiciais se você não tiver uma alimentação balanceada e equilibrada.
Ademais, dependendo do caso, pode ser necessário empregar medicamentos hipotensivos. Sendo assim, é muito 9importante que pessoa hipertensas procurem pela orientação de um médico para ter acesso ao tratamento que de fato será capaz de manter essa condição sob controle.
Leia mais: