Qual o melhor horário para tomar vitamina D? Entenda os cuidados indispensáveis na hora da suplementação

A princípio, a vitamina D é um dos nutrientes mais importantes para a nossa saúde. Não é a toa que ela é tão consumida e comercializada na forma de suplementos. Contudo, por mais benéficos que eles sejam, é necessário tomar alguns cuidados com o consumo. Sendo assim o SaúdeLab vai ensinar qual o melhor horário para tomar vitamina D e como ela pode ser útil.

Todo tipo de suplemento possui alguma forma de consumo específica. Esse cuidado ajuda a garantir que os nutrientes oferecidos pelo produto sejam melhor aproveitados e mais seguros. Como a vitamina D exerce múltiplas funções no organismo, ter essa atenção no consumo é imprescindível.

Principais utilidades da vitamina D

  • Protege a pele: a nossa pele apresenta células denominadas de queratinócitos. Elas são responsáveis manter a pele devidamente protegida e hidrata, e sua produção é estimulada justamente pela vitamina D.
  • Garante a saúde óssea: sabemos que minerais como o cálcio e fósforo são importantes para a estrutura dos ósseas. Contudo, é a vitamina D que permite com que esses minerais se fixem aos ossos.
  • Melhora a atividade muscular: sem a vitamina D, o relaxamento e contrações musculares podem não ocorrer da forma que deveriam, prejudicando força, formação dos músculos e equilíbrio.
  • Garante a saúde cardíaca: o efeito da vitamina D sob os músculos também afeta o coração. As contrações e relaxamento dele acabam sendo beneficiadas, garantindo o funcionamento do órgão.
  • Aumenta a imunidade: são muitas as células de defesa que compõem o nosso sistema imunológico. Algumas delas se tornam mais eficientes através da vitamina D, reforçando a imunidade e proteção do corpo.

Leia mais: Deficiência de Vitamina D: aprenda os sinais que indicam a falta do nutriente no seu corpo

Qual o melhor horário para tomar vitamina D?

De antemão, saber qual o melhor horário para tomar vitamina D não se refere apenas aos suplementos dela. Isso porque o cuidado mais essencial com eles é o fato de que os suplementos devem ser consumidos juntamente com alguma das refeições do dia. Entretanto, existem outras formas de acessar o nutriente para além dos suplementos, e elas podem depender um pouco mais do horário.

Portanto, caso esteja fazendo suplementação com vitamina D e comprimidos ou cápsulas, opte sempre por ingerir no café da manhã ou almoço. Mas, evite a hora do jantar. Lembre-se que a suplementação deve respeitar os orientações dadas pelo médico ou nutricionista, sempre!

No caso, existem alimentos, como ovos e peixes, que são fontes da vitamina D. Seu consumo pode ser feito durante todo o dia, e deve ser evitado apenas se for muito próximo da hora de dormir. Por outro lado, o nosso corpo também consegue acessar a vitamina D através da exposição à raios solares. Nesse caso, o melhor horário para tomar vitamina D acaba sendo entre as 10 e 16 horas.

Tenha atenção com a quantidade de vitamina consumida

Por fim, tão importante quanto saber qual o melhor horário para tomar vitamina D é entender que, apesar de ser muito benéfica, ela não pode ser consumida em grandes quantidades. A moderação é essencial para que ela não causa nenhum tipo de problema. Sendo assim, o ideal é sempre procurar pelas orientações de um nutricionista antes de começar a consumir a vitamina. Através delas, é possível saber qual a necessidade real do organismo pelo nutriente, e calcular a dose diária com base nela.

Leia mais: Cálcio e Vitamina D: entenda porque os dois devem ser tomados juntos

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915