Book Appointment Now
Qual peixe não é remoso? E quais entram nessa categoria? Saiba tudo aqui!
A princípio, as carnes brancas no geral são tidas como alternativas mais saudáveis, e melhores do ponto de vista nutricional, quando em comparação com cortes de carnes vermelhas. Mas os peixes em específico tem propriedades mais únicas, podendo ser benéficos em alguns casos e prejudiciais em outros. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar qual peixe não é remoso, e quais entram nessa categoria.
Se você já ouviu falar dos alimentos remosos, então você provavelmente notou que muitas carnes vermelhas fazem parte dessa classificação. Porém o que nem todo mundo sabe é que algumas carnes brancas também podem ser consideradas como remosas. Entretanto, as características que definem um peixe como remoso ou não são um pouco diferentes do que geralmente é levado em consideração nessa classificação.
O que faz um alimento ser remoso?
De maneira geral, a característica que todo alimento remoso tem em comum é o potencial inflamatório. As comidas consideradas remosas são responsáveis por causar inflamações no nosso organismo. E essas inflamações por suas vez podem causar diversos prejuízos como doenças inflamatórias. Mas geralmente, elas estão fortemente associadas com problemas de cicatrização na pele.
Agora, o que faz um alimento remoso ser inflamatório pode variar bastante. Existem muitos compostos considerados inflamatórios para o corpo, mas os principais deles são as gorduras, açúcares, sal e óleos refinados. Por isso é comum os cortes de carnes vermelhas serem considerados remosos, visto que eles muitas vezes são ricos em gorduras.
Leia mais: Tomate é remoso? Conheça melhor as propriedades dele
Qual peixe não é remoso para a saúde?
Conforme fora dito, para os peixes, precisamos levar em consideração alguns fatores diferentes ao classificá-los como remosos ou não. Um deles está relacionado com os hábitos de vidas deles. Se o peixe possui uma criação e alimentação bem controlada e manejada, ele costuma correr menos riscos de ser remoso.
Outro importante fator é se o peixe possui escamas ou não, que é essencial para saber qual peixe não é remoso de fato. No caso, os peixes escamosos, em sua grande maioria, não são remosos, e isso se dá não só pelos hábitos de vida mas também por seus valores nutricionais no geral.
Inclusive, sob esse ponto de vista, vale mencionar que os peixes com escamas costumam ser fontes de gorduras benéficas. E essas gorduras são consideradas benéficas por causa de sua ação anti-inflamatória, que é oposta à dos alimentos remosos. Dito isso, confira a seguir alguns exemplos de peixes saudáveis para o consumo:
- Tilápia
- Bacalhau
- Salmão
- Dourado
- Sardinha
- Truta
- Robalo
E quais peixes são considerados remosos?
Enquanto os peixes escamosos não são remosos, ou peixes de couro, que não possuem escamas, são problemáticos nesse aspecto. Os hábitos de vida deles incluem a alimentação de detritos e restos, que pioram os valores nutricionais da carne. Ademais, eles são comumente contaminados com metais pesados e outros compostos que, além de poderem ser inflamatórios, prejudicam nossa saúde como um todo. Portanto veja quais peixes você deve evitar:
- Cação
- Bagre
- Viola
- Moréia
- Surubim
- Cavala
Leia mais: Maxixe é remoso? Entenda seus reais efeitos na saúde