Vinagre de Maçã: Onde Comprar e 40 Principais Benefícios

maçã

Veja onde comprar e porque ter sempre uma garrafa de vinagre de maçã em casa

Se você quer ficar linda e maravilhosa, a resposta está em uma garrafinha de vinagre de maçã. Além de barato e super acessível, o vinagre de maçã tem uma série de benefícios para a sua saúde. E vários usos também!

Abaixo, você pode ver a tabela nutricional de uma colher de sopa de vinagre de maçã.

Vinagre de maçã: ingredientes e tabela nutricional

Nutrientes Por uma colher de sopa de vinagre de maçã
Calorias 6 calorias
Carboidratos 0,28 gramas
Açúcar 0,12 gramas
Cálcio 2 miligramas
Ferro 0,06 miligramas
Magnésio 1 miligramas
Fósforo 2 miligramas
Potássio 22 miligramas
Sódio 1 miligramas
Zinco 0,01 miligramas

Saber onde comprar vinagre de maçã é também muito importante. Existem no mercado muitas opções saudáveis e com um bom preço. Pode encontrar algumas marcas de vinagre de maçã natural e vinagre de maçã orgânico aqui. Existem também muitas ofertas de vinagre de maçã.

Componentes do Vinagre de Maçã:

Em termos químicos, uma garrafa de vinagre de maçã contém até 93 componentes, entre eles, pelo menos sete tipos de carboidratos benéficos, 18 álcoois, quatro aldeídos, 29 cetonas, sete bases, três furamos e 13 ácidos fênicos. Mas não entre em pânico com os nomes difíceis.

Vamos explicar, ao longo deste artigo, quais as vantagens de ingerir tudo isso! Separamos abaixo algumas funções que possam ser interessantes. Confira!

vinagre de maçã

40 Benefícios do Vinagre de Maçã

Benefícios através do uso interno.

1. Bom para a memória

Pode ajudar a prevenir doenças como o Alzheimer, fraqueza cerebral da velhice e perda da memória.

2. Colesterol em dia

Reduz o teor de colesterol, o que, consequentemente diminuir os problemas cardiovasculares e o risco de enfartes e derrames.

3. Rico em radicais livres

O betacaroteno é um antioxidante potente e está presente no vinagre de maçã. Ele fornece proteção contra o câncer e a catarata, fortalece o sistema de excreção, eliminando os radicais livres, que destroem o sistema imunológico. Além de evitar a propagação rápida de doenças próprias da velhice.

4. Artrite

Um dos grandes aliados contra a artrite é o vinagre de maçã, uma vez que essa fruta possui agentes antioxidantes, que agem direto na inflamação das juntas.

vinagre de maçã

5. Gota

Diminui o ácido úrico no organismo, evitando novas crises de gota.

6. Reumatismo

O ácido málico presente neste vinagre dissolve os cristais de ácido úrico que se formam em torno das articulações, nocivos a cartilagem, minimizando os efeitos do reumatismo.

7. Favorece a digestão

É um ótimo digestivo, ao contrário do que se pensa, pode melhorar os movimentos gastrointestinais.

8. Previne intoxicação alimentar

Para prevenir uma intoxicação alimentar, é recomendado o uso do vinagre antes das refeições, no caso de frequentar algum restaurante duvidoso ou festa, faça a ingestão de um copo de água com duas colheres de sopa de vinagre de maçã. Pode utilizar como tempero na salada, caso não saiba se foi ou não bem lavada.

vinagre de maçã

9. Melhora a circulação

Ele estimula a circulação sanguina e diversos estudos mostram melhora em pacientes com varizes.

10. Coração

Combate a maioria das doenças do coração.

11. Para a dor de garganta

Substitua o xarope tóxico por um gole do xarope de vinagre de maçã orgânico diluído em meia xícara de água, com uma colher de chá de pimenta caiene e três colheres de chá de mel. Os resultados são comprovados e é muito mais saudável que tomar remédios.

12. Dores no pescoço

Tem dores no pescoço causadas por friagem? Tome uma colherzinha de chá de vinagre de maçã de quatro em quatro horas.

13. Para emagrecer

Diversos nutricionistas indicam o vinagre de maçã para combater o excesso de gordura e a obesidade.

vinagre de maçã

14. Adeus, soluços!

Se estiver soluçando, tome, bem devagar, um copo de água com uma colher de chá de vinagre de maçã e aguarde. O vinagre ajuda a relaxar a musculatura da epiglote, fazendo com que os soluços vão embora.

15. Estômago irritado?

Tomar um copo de água morna, com uma colher de chá de vinagre de maçã e outra de mel vai deixar você se sentindo leve. Serve também para aliviar gases.

16. Pressão alta

Ingerir vinagre de maçã frequentemente é ótimo para diminuir a pressão arterial.

17. Esterilidade masculina

Em alguns casos pode ajudar homens a evitar a esterilidade.

18. Evita abortos espontâneos

Em grávidas, por causa do potássio, pode ajudar a evitar o aborto espontâneo. A administração do vinagre de maçã, nesses casos, deve ser feita sob acompanhamento médico.

19. Câimbras, nunca mais

Se você não é fã de banana ou outras frutas, pode garantir sua doze diária de potássio em uma colher de sopa de vinagre de mação. Diga adeus às câimbras!

vinagre de maçã

20. Doenças nos dentes e gengivas

O vinagre de maçã alivia e pode curar problemas dentários ou gengivite, tanto ingerindo como fazendo bochechos.

21. Triglicerídeos

Reduz a taxa de gorduras más no sangue.

22. Fadiga crônica

É bom para recuperar as energias.

23. Dores musculares

Reduz as dores e deixa a musculatura renovada.

24. Pedras nos rins

Pode ajudar a eliminar cálculos renais.

25. Pedras na vesícula

Reduz a dor e o mal-estar das crises de colecistite.

26. Inflamação dos rins e da bexiga

Por ser um antibiótico natural, melhora inflamações e infecções urinárias bacterianas.

vinagre de maçã

27. Reduz o fluxo menstrual

Em mulheres que menstruam demais, a ingestão de duas colheres de sopa de vinagre de maçã diluídos em água morna ajuda a diminuir drasticamente o fluxo. Basta beber um copo da solução até três vezes por dia enquanto estiver menstruada.

28. Diminui a rigidez articular

O vinagre de maçã melhora a rigidez articular porque o ácido acético tem uma ação quelante, de eliminação, de cristais de minerais que se depositam nas articulações.

29. Protege o fígado

O vinagre de maçã possui os ácidos málicos, lático e cítrico que ajudam na saúde do fígado e também o tornam mais eficaz no processamento das toxinas, auxiliando o corpo a eliminá-las de forma mais rápida.

30. Anemia

Doença causada por hemorragia, agentes químicos ou carência vitamínica, a anemia pode ser perigosa, porque predispõe você a outras enfermidades. Para combatê-la, o organismo necessita de ferro, vitamina B-12, além de uma extensa lista de elementos nutritivos.

O vinagre de maçã contém grande parte desses elementos, portanto utilize-o, nas saladas e nas refeições em geral, para sair de um quadro anêmico.

Benefícios através do uso externo.

31. Para queimaduras leves

Molhar uma toalha limpa com vinagre de maçã alivia as dores e minimiza as cicatrizes.

32. Para queimaduras do sol

Também funiona, porém convém tomar um banho morno, ou frio, com uma xícara de vinagre de maçã.

33. Para coceiras na pele ou brotoeja

Umedecer levemente uma toalha com vinagre de maçã. Se for ao redor dos olhos, diluir o vinagre em água na proporção de um quarto de vi.

34. Para prevenir odores desagradáveis pelo corpo

Massagear as axilas e virílias recém lavadas com um pano umedecido em vinagre diminui odores desagradáveis.

35. Vômitos

Se está com crise de vômitos, pode fazer compressa quente com um pano limpo umedecido em vinagre sobre o estômago. O efeito é imediato!

36. Dores e cansaço nas pernas

Enrolar as pernas com um pano limpo, ou toalha, umedecido em vinagre de maçã é excelente para revitalizar suas pernas. Repeta a dose quando o pano secar.

37. Gânglios inflamados, nódulos e inchumes

O vinagre de maçã é ótimo para qualquer tipo de inflamação e inchaço.

38. Evitar ou reduzir crises de asma

Enrolar os pulsos com pano umedecido em vinagre minimiza crises de asma, especialmente em crianças.

39. Tosse noturna

Para aliviar aquela tosse noturna chata, deite a cabeça em um pano umedecido em vinagre. Também pode pingar algumas gotas de vinagre no travesseiro.

40. Vinagre de maçã para a pele

O vinagre de maçã é conhecidíssimo no mundo da beleza. Ele tem inúmeros usos para a pele e para o cabelo. É muito usado para tratar acne, com uma solução de vinagre diluído em água, que pode ser aplicada diariamente com um algodão.

Também é utilizado nos cabelos molhados antes de secá-los com o secador, para dar maciez e brilho. Se você tem calos ou partes do corpo com a pele muito seca, pode hidratá-los com vinagre de maçã. Antes de lixar os pés e fazer a pedicure, pode deixar seus pés de molho em água morna com três colheres de sopa de vinagre de maçã.

Isso amolecerá os calos e fará com que seu pé fique liso e macio novamente. A aplicação do vinagre na pele é crucial para parar processos de escamação, tanto da pele como das unhas.

Uma pele mais clara em minutos com apenas dois ingredientes?

vinagre de maçã

Existe uma receita de vinagre de maçã e cebola que você com certeza não conhece. Comprovada, ela elimina manhas na pele em minutos, como se fosse mágica. O peeling de vinagre e cebola é super simples e muito mais eficaz que produtos caros no mercado da beleza.

A cebola é rica em antioxidantes que neutralizam os radicais livres. O vinagre de maçã é muito eficaz na hora de eliminar células mortas da pele e estimula o aparecimento de uma nova camada da pele. Por isso a combinação dos dois ingredientes é ótima!

Para fazer o seu próprio peeling, você vai precisar de:

  • Uma cebola fresca;
  • Uma garrafa de vinagre de maçã (de preferência orgânico).

Modo de preparação:

Esmague bem a cebola fresca num pilão e em seguida coloque a mesma num liquidificador, adicionando meia xícara do vinagre de maçã orgânico até conseguirmos uma mistura homogênea. Depois, aplique na pele com ajuda de um disco de algodão. Deixe atuar por pelo menos trinta minutos.

Lave bem com água a zona que aplicou a receita. O que sobrou da receita coloque num pote fechado hermeticamente na geladeira e poderá usar durante os próximos vinte dias seguintes.

vinagre de maçã

Apesar de parecer óbvio, muita gente se pergunta do que é feito o vinagre de maçã. O vinagre é uma fermentação de alimentos que contenham açúcar. Ele pode ser adquirido de diversas fontes, como a maçã, a uva, a framboesa, a cana de açúcar (vinagre de álcool), do malte, do milho, do melado e de muitas outras coisas.

O vinagre de maçã é composto por mais de 30 nutrientes essenciais, pelo menos 12 minerais, como potássio, boro, manganês, magnésio, entre outros, cerca de seis vitaminas, enzimas, pectina e betacarotenos.

Mas atenção! O vinagre de maçã é aquele que resulta da fermentação acética natural de maçãs maduras. Ele é considerado o “verdadeiro vinagre”, pois possui propriedades benéficas à saúde muitas vezes ausentes nos vinagres artificiais de baixo custo. O vinagre de maçã também é conhecido como vinagre de sidra. Portanto, dê sempre preferência aos verdadeiros vinagres ou faça você mesmo em casa.

Vinagre de maçã faz mal?

vinagre de maçã

O vinagre de maçã é ótimo e pode ser usado para as mais diferentes funções, não só na culinária ou como produto de limpeza, mas para tratar muitos males de saúde. Embora algumas linhas de pesquisas afirmem que o vinagre de maçã faz mal, isso vai depender do uso que der e as quantidades que ingerir.

Muitos de seus benefícios não são cientificamente comprovados, mas alguns especialistas acreditam que a ingestão de um pouco deste líquido ácido pode oferecer muitas vantages para a saúde. Isso porque o seu poder de cura vem da abundância de nutrientes que permanecem mesmo depois da fermentação das maçãs. No entanto análises nutricionais mostram que o vinagre de maçã pode, na verdade, ser uma fonte pobre de nutrientes.

Vinagre de Maçã: outros benefícios

vinagre de maçã

Outra possível explicação para os benefícios para a saúde atribuídos ao vinagre de maçã seria a alta concentração de ácido acético, que poderia aumentar a absorção de minerais importantes a partir dos alimentos que comemos.

O fato é que, com o interesse crescente da medicina alternativa neste produto, principalmente como um emagrecedor, agora podemos encontrar sub produtos do vinagre de maçã, até mesmo pílulas.

O que você tem sempre que ter em atenção é as quantidades e as reações logo após ingerir o vinagre de maçã. Nunca deve ultrapassar os três copos de água com vinagre de maçã diluído. O excesso do vinagre pode causar problemas graves, como úlceras ou feridas.

Vinagre de maçã: Benefícios

O vinagre de maçã é ótimo para inúmeras coisas, desde tirar manchas de roupas, até eliminar sintomas de doenças crônicas. Ingerir vinagre de maçã ajuda a emagrecer e pode, inclusive, reverter casos de pré-diabetes.

Uma pesquisa feita pela Universidade do Arizona revelou que os pacientes que ingeriam duas colheres de sopa de vinagre de maçã diluídos em água, antes e após o almoço, perdiam dois quilos por mês.

Isto ocorre porque o alimento ajuda a reduzir picos de insulina e o nível de glicose após refeições ricas em carboidratos. Os picos de insulina são inimigos do emagrecimento, porque, quando o carboidrato é absorvido rapidamente pelo sistema digestivo, o nível no sangue sobe subitamente.

Assim o pâncreas libera muita insulina que, por sua vez, irá baixar os níveis de glicose no sangue, levando a uma hipoglicemia reativa e consequente sensação de fome. Portanto, fazer a ingestão do vinagre de maçã emagrece!

Sem falar que a combinação de vinagre de maçã e mel é ótima para gripes e resfriados. Além disso, o vinagre é ótimo para a pele, ajuda a diminuir o fluxo menstrual e tem milhares de outras funções.

Vinagre de maçã em jejum

É preciso ter alguns cuidados com a ingestão do vinagre da maçã em jejum. É um fato cientificamente comprovado que ele contribui para baixar a pressão alta, o colesterol e os níveis de triglicerídios, por exemplo. Porém, se abusar, poderá ter como resultado uma gastrite.

Por isso, se quiser aproveitar estes benefícios, ao se levantar e em jejum, misture duas colheres de sopa rasas de vinagre de maçã em um copo cheio de água, 200 mililitros aproximadamente, e tome a mistura. Apesar de ser mais eficiente em jejum, pode repetir a ação mais duas vezes por dia para ajudar um pouco mais o seu organismo nesta e em outras funções.

Usando o vinagre de maçã na cozinha

Você sabia que o vinagre de maçã também é um conservante excelente? Médicos inclusive recomendam trocar o uso do sal, pelo vinagre de maçã. Veja abaixo como aproveitar ao máximo essa substância.

1. No cozimento de ovos

vinagre de maçã

É possível cozinhar um ovo quebrado, ou com a casca rachada, sem ter problemas de saúde. Basta adicionar uma colher de sopa de vinagre na água fervente junto com o ovo. O vinagre evitará que a clara se separe da gema. Além disso, matará todas as bactérias nocivas.

Dica: quando cozer um ovo junte vinagre à água, para que a casca saia mais rapidamente.

2. Com peixe e frutos do mar

Adicione uma colher de sopa ou mais de vinagre ao fritar ou ferver peixe para reduzir o gosto e o cheiro fortes e manter o peixe macio. Para que o peixe branco permaneça claro, deixe-o descansar numa mistura de água e duas colheres de sopa de vinagre antes de cozinha-lo.

3. Cozinhando frutas e legumes

Ao cozinhar frutas, adicione uma colher cheia de vinagre para melhorar o sabor e o aspecto ou até mesmo para que fiquem mais bem cozidas. O vinagre evita a oxidação das frutas e legumes.

Ao fazer puré de batata, adicione uma colher de sopa de vinagre, depois de ter usado leite suficiente. Isso ajudará a manter as batatas branquinhas. Amasse-as até obter a consistência desejada.

No molho de tomate ou na sopa, adicione uma ou duas colheres de sopa de vinagre um pouco antes de concluir o processo de cozimento, para que os sabores fiquem mais apurados.

4. Conservação do queijo

Embrulhe o queijo que sobrou em um tecido com vinagre e armazene-o num recipiente hermético. Isso evitará que o queijo fique com cheiro a mofo e se torne duro demais.

5. Limpando frutas, verduras e legumes

vinagre de maçã

Limpar frutas, verduras e legumes com vinagre de mação é mais seguro que lavar apenas com água ou que utilizar quaisquer produtos químicos. Dica: Para não deixar que os legumes murchem logo, como os espinafres ou as alfaces, mergulhe-os em água e adicione vinagre.

6. Para não queimar a carne

Quando for grelhar um pedaço de carne mais alto, sele todos os lados do bife como faria normalmente. Depois, coloque uma colher de chá rasa de vinagre de maçã na carne e deixe-o cozinhar até o ponto desejado. Isso fará com que a carne fique totalmente cozida por dentro sem queimar demais por fora. Dica: pode utilizar a técnica em almôndegas caseiras.

Como fazer vinagre de maçã em casa?

E que tal fazer o seu próprio vinagre orgânico? É muito simples, basta seguir alguns passos.

Passo 1 – Extrair o suco

Procure escolher as maçãs mais doces e sem rastros de pancadas, fungos o algum tipo de estragado. Se possível, busque maçãs de origem orgânica que não tenham sido submetidas a pesticidas ou outros produtos químicos que possam alterar o processo de fermentação.

Lave-as muito bem, descasque-as e retire as sementes. Depois, extraia o suco da polpa da maçã, de modo a obter um litro, mais ou menos.

Passo 2 – Obter o mosto

O suco extraído das maçãs deve ser vertido em um recipiente de cristal ou barro, o mais largo possível. Este recipiente deve ficar cheio somente até a metade, com a finalidade de permitir que a fermentação seja boa. Tampe e evite que entre oxigênio e que os gases da fermentação consigam se expandir.

A temperatura deve se manter sempre entre 18 e 20ºC. Deverá conservar assim entre quatro e seis semanas. O sabor doce das maçãs será a chave para obter o vinagre. Por esta razão recomendamos as maçãs mais maduras. No entanto, se as maçãs estiverem ácidas, você pode adicionar um pouco de açúcar para compensar.

Se você desejar que a fermentação seja mais rápida, o truque é deixar um pedaço da casca da maçã antes de fazer o suco.

Passo 3 – Converter o mosto em vinagre

vinagre de maçã

Após algumas semanas, verta o mosto em um recipiente largo e leve para um lugar quente de sua casa como, por exemplo, exposto diretamente ao sol. Deixe repousar durante três dias coberto com um pano de algodão limpo.

Passados isso, destampe o recipiente e procure mantê-lo a uma temperatura média de uns 20ºC, pois as mudanças bruscas de temperatura podem estragar o vinagre. Mexa o conteúdo uma vez por dia, de modo que possa conservar a camada de fermento que aparece na superfície.

Para terminar, filtre o vinagre e guarde-o em uma garrafa limpa, preferentemente escura, já que a luz direta pode fazer com que o mesmo se degrade mais facilmente. Como resultado, você obterá um vinagre de maçã orgânico, livre de químicos e com todas as suas propriedades medicinais.

Por que fazer o vinagre de maçã em casa?

Preparar vinagre de maçã em casa é mais simples do que você pensa e, além disso, é bastante econômico. E você poderá temperar o seu vinagre com os condimentos que quiser! É verdade que no mercado o encontramos com um bom preço, já pronto para o consumo.

Você pode encontrar algumas opções aqui, ou então aqui. No entanto, nem todas as marcas são confiáveis, pois alguns vinagres de maçã contêm sulfitos, uma substância que funciona como conservante e permite que o vinagre fique homogêneo. Porém, esta substância retira muitas das propriedades do produto.

 

 

Fontes: UFRGS

Crédito das imagens: Unsplash