Quem tem pressão alta pode tomar erva baleeira, ou é contraindicada? Entenda

Será que quem tem pressão alta pode tomar erva baleeira? Quando comparada a outras plantas medicinais, como o hibisco, camomila ou anis, a erva baleeira não é tão consumida ou difundida.

Consequentemente há um pequeno receio quanto aos efeitos dela na saúde, especialmente em pessoas que são hipertensas. Sob esse ponto de vista o SaúdeLab vai ensinar se quem tem pressão alta pode tomar erva baleeira, ou se é contraindicada.

Por incrível que pareça, existem muitos chás que são aliados no combate da hipertensão. Diversas plantas e ervas medicinais possuem ação hipotensiva. Ou seja, elas são capazes de reduzir diretamente a pressão arterial dos nossos vasos sanguíneos.

Por outro lado, existem também algumas importantes exceções, cujas propriedades acabam elevando a pressão, agravando a saúde de pessoas hipertensas.

Quem tem pressão alta pode tomar erva baleeira?

A princípio, a hipertensão é uma condição que, na grande maioria dos casos, está ligada à nossa alimentação. Isso porque muitas comidas, especialmente as ricas em sódio, promovem a vasoconstrição e aumento da pressão.

Logo é normal ter receio quanto ao consumo de algumas ervas e plantas medicinais. Felizmente, quem tem pressão alta pode tomar erva baleeira sem problemas.

No caso, não há nada que comprove que a erva baleeira possa aumentar a pressão arterial. Na realidade, acredita-se que ela tenha um leve efeito diurético. Consequentemente o consumo dela, além de promover a saúde renal, garante a eliminação de líquidos excessivos e de sódio, o que reduz a pressão dos vasos.

Ou seja, não só quem tem pressão alta pode tomar erva baleeira, como ela é excelente pra essa condição.

Quais são os benefícios da erva baleeira para a saúde?

Conforme fora dito, quem tem pressão alta pode tomar erva baleeira pois ela é considerada um produto diurético, que reduz a pressão arterial. Entretanto, ela ainda possui muitas outras propriedades, graças a presença de flavonoides, analgésicos, antissépticos e cicatrizantes.

Através dessa composição, ela pode ser empregada para combater diversos problemas no organismo, e promover a saúde no geral. Dito isso, e sabendo que a quem tem pressão alta pode tomar erva baleeira. confira a seguir alguns dos benefícios que podemos obter ao incluir ela na rotina:

  • Combate e ameniza os sintomas da artrite
  • Ajuda no tratamento de reumatismo
  • Diminui as lesões estomacais de úlceras
  • Promove o funcionamento do intestino
  • Ameniza diversos processos inflamatórios
  • Reduz e combate dores generalizadas
  • Atua como relaxante dos nossos músculos
  • Favorece a saúde e cicatrização da pele

Como fazer para incluir a erva baleeira na rotina do dia a dia?

Por fim, sabendo que quem tem pressão alta pode tomar erva baleeira, e que ela oferece muitos benefícios, resta apenas aprender à usá-la. No caso, o modo de uso varia de acordo com a sua finalidade.

Beber o chá de erva baleeira costuma ser a forma mais simples e prática de aproveitar as suas propriedades. Fora isso, ainda existem os óleos essenciais e as cápsulas de erva baleeira. Entretanto, para dores musculares e cicatrização da pele, ao invés de ingerir a erva, você pode usá-la para fazer compressas.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915