Book Appointment Now
Será que quem tem problema na coluna pode fazer kangoo jumps? Veja agora mesmo!
O Kangoo Jump é uma modalidade de exercícios que ganhou uma boa popularidade com tempo, tanto pelos benefícios quanto pelo seu diferencial em relação a outros exercícios. Porém, assim como em outras atividades, existem cuidados a serem tomados, especialmente em casos onde existe algum problema com a coluna. Portanto, o SaúdeLab vai explicar se quem tem problema na coluna pode fazer kangoo jumps ou não.
Com a crescente popularidade do mundo fitness, a busca por treinos e rotinas de exercícios também tem aumentado cada vez mais. Ao mesmo tempo, as pessoas também procuram por atividades que fujam do padrão, na expectativa de adotar uma rotina que ajude a conquistar seu objetivo principal, seja ele emagrecer ou se fortalecer. Porém, durante essa busca, é preciso sempre priorizar a manutenção da saúde.
Problema na coluna é um obstáculo?
A princípio, ter um problema ou condição de saúde muitas vezes pode gerar um impedimento na prática de alguma atividade física. Com os exercícios de Kangoo Jumps não é diferente, e por isso é importante sempre consultar profissionais de saúde antes de praticar essa atividade. Por outro lado, esse tipo de exercício não apresenta muitas restrições, e de fato pode ser praticado por pessoas com problema na coluna.
A principal característica do Kangoo Jumps é que ele é capaz de reduzir o impacto dos exercícios físicos em até 80%, e isso abre um grande leque de inclusão. Essa modalidade pode ser praticada por crianças de 6 anos, até idosos de 80 anos, com pesos variados. Contudo, por mais que um problema na coluna ou a faixa etária não sejam uma condições impeditivas, reforçamos a importância de consultar profissionais da área antes de praticar.
Existe alguma contraindicação?
Conforme fora dito, o Kangoo Jumps é uma modalidade de exercícios bem inclusiva. Tanto jovens quanto idosos podem praticar essa atividade, e isso inclui aqueles que possuem algum problema na coluna, ou até mesmo aqueles que estão se recuperando de alguma cirurgia ou lesão. Porém, por mais inclusivo que os exercícios sejam, ainda assim existem algumas exceções.
Primeiramente, dado a forma em que os exercícios são praticados, bem como os movimentos exercidos, o Kangoo Jumps não é uma atividade recomendada para quem possui labirintite, desequilíbrio ou alguma condição que interfira na movimentação. Gestantes e crianças muito pequenas, abaixo de 20kg ou com menos de 6 anos, também não devem se aderir a essa modalidade.
Quais os principais cuidados com o Kangoo Jumps?
Assim como todo exercício, praticar Kangoo Jumps também requer atenção e cuidado. Ao se aderir a uma nova rotina de atividades físicas, é muito comum sentir dor nas áreas mais afetadas pelo esforço. O mesmo vale para o Kangoo Jumps, onde geralmente a coluna, ombros e membros inferiores podem ficar doloridos ou desconfortáveis. Isso é muito normal, visto que essa modalidade corrige a postura e algum problema na coluna.
Outra situação bastante comum é sentir desconforto no arco dos pés. Nesse caso, é preciso se atentar tanto ao modelo do calçado, que pode não estar adequado, quanto ao uso de palmilhas, que ajudam a evitar esse desconforto. Por fim, também é possível que surjam bolhas nos pés, e para combater isso, basta usar dois pares de meia e deixar a região protegida, seja com um curativo ou similar.