Saiba como pagar INSS pela Internet em poucos passos
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social estão fechadas há seis meses, desde o início da pandemia de coronavírus no país. Com isso, aumenta a necessidade de entender como pagar INSS pela Internet.
Essa possibilidade de pagar contribuições sem de fato comparecer a uma central de atendimento da Receita Federal ou do INSS, já existe há alguns anos. No entanto, ainda não é de conhecimento de todo o público.
É possível gerar o Guia da Previdência Social (GPS) através do site oficial do INSS, vinculado ao ministério da Economia.
A guia pode ser gerada para um período específico. Contudo, apenas para os casos em que os débitos existentes sejam inferiores aos últimos cinco anos.

Leia mais: Metade dos brasileiros com 60 anos de idade diz não se sentir idoso, aponta pesquisa
Mostraremos, portanto, as maneiras de emitir guias de pagamento para contribuições previdenciárias em atraso.
Como pagar INSS pela Internet
Existe duas possibilidades de pagar contribuições previdenciárias sem a necessidade de se deslocar para agências físicas ou à rede bancária.
- Uma delas é através do link http://sal.receita.fazenda.gov.br/.
- Ao acessá-lo (o link informado acima), o contribuinte estará acessando o Sistema de Acréscimos Legais (SAL), que tem como objetivo calcular as contribuições previdenciárias em débito e criar um guia para pagamento.
- Para isso, basta escolher qual a sua categoria (autônomo, doméstico, facultativo ou segurado especial);
- Em seguida, deve inserir o número do NIT/PIS/PASEP e clicar em confirmar para gerar o seu guia de pagamento das contribuições atrasadas.
A segunda maneira de pagar sem sair de casa é através do aplicativo “Meu INSS”, disponível para smartphones.
Nesse caso, o aplicativo irá redirecionar o contribuinte à mesma página mostrada acima. Ou seja, os mesmos passos servem para ambas as opções.
Leia também: Consulta pública Bolsa Família: saiba como ter acesso à lista de beneficiários
Reabertura das agências do INSS acontece na próxima semana
Depois de seis meses de portas fechadas, em função da pandemia no país, as agências do INSS vão reabrir a partir da segunda-feira (14).
A reabertura gradual das agências do INSS permitirá o atendimento a cerca de 900 mil requerimentos que estão parados desde o início da pandemia.
Vale ressaltar que a recomendação é de que só compareça a uma agência física caso necessite de um atendimento dos quais o INSS julgou que são necessários comprovar documentos pessoalmente.
Leia ainda: Máquina de cartão SumUp On é sem consulta ao SPC e Serasa
Gostou desta matéria e quer mais conteúdo relacionados? Siga nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.