A salsicha é remoso? Entenda como ela pode interferir no funcionamento do seu corpo

Confira as características da salsicha, incluindo seus problemas e se ela é remosa ou não

À primeira vista, a salsicha parece um alimento simples e inofensivo, mas você provavelmente já sabe que ela na verdade está entre os alimentos mais problemáticos para a saúde. Por outro lado, o que nem todo mundo sabe é se, dadas as suas características, a salsicha é remoso ou não. Portanto, venha com o SaúdeLab, entenda quais problemas ela oferece para a nossa saúde, e se a salsicha é remoso mesmo.

Talvez você já tenha ouvido falar sobre alimentos remosos, mas infelizmente muitas pessoas ainda não sabem o que eles são, muito menos o porque eles são ruins para a nossa saúde. Na verdade, todo alimento tem o potencial de ser prejudicial para o corpo, dependendo da quantidade consumido e do modo de preparo. Mas no caso da salsicha, independente dessas condições, ela sempre precisa ser evitada.

Características de um alimento remoso

De maneira geral, o nosso corpo sofre com processos inflamatórios constantemente. Eles são necessários para regular e controlar muito aspectos do funcionamento do organismo. Entretanto, quando esses processos inflamatórios são desequilibrados, eles passam a ser prejudiciais para a saúde, podendo causar ou agravar diversas doenças. Esse é justamente o efeito que os alimentos remosos possuem no nosso corpo.

A princípio, alimentos que contém muita gordura, sal, açúcar ou óleos refinados são considerados remosos. Isso porque esses elementos fazem com que o alimento tenha um efeito inflamatório e, consequentemente, cause um desequilíbrio no corpo. No caso, eles são especialmente prejudiciais para quem está sob algum processo de cicatrização. Por isso alimentos remosos são contraindicados após fazer cirurgias, tatuagens e similares.

Leia mais: Do que é feita a salsicha? Quais os perigos do seu consumo? Entenda!

Principais perigos da salsicha para a saúde

Antes de falar se a salsicha é remoso ou não, é bom citar alguns dos muitos defeitos que ela tem do ponto de vista nutricional. Para produzir a salsicha, as carnes usadas costumam ser restos da produção de outras carnes. Ou seja, elas são de péssima qualidade, e acabam tendo muitas gorduras e sal, e poucos nutrientes verdadeiramente proveitosos.

Outro grande problema da salsicha é que ela contém uma quantidade absurda de químicos e conservantes, como os nitratos. Estes por sua vez são amplamente conhecidos pelos seus prejuízos para a saúde. A junção desses químicos com as carnes de má qualidade, restos e detritos, fazem a salsicha ser muito danosa para o sistema cardiovascular, aumentar consideravelmente o risco de cânceres, e diminuir bastante a longevidade.

Por fim, a salsicha é remoso de fato ou não é?

Além de todos os defeitos já citados, a riqueza em gorduras, sal e conservantes fazem com que a salsicha de fato seja remoso. Ou seja, ela é contraindicada para pessoas que fizeram tatuagens ou passaram por cirurgias. Contudo, tendo em mente os problemas dela, a salsicha na verdade precisa ser evitada por qualquer pessoa. Caso contrário, ela pode acabar causando danos muito graves, especialmente no coração e vasos sanguíneos.

Leia mais: Triglicerídeos Alto? Descubra o que causa e como controlar corretamente

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação