Segundo estudo, 1 em cada 4 adolescentes com diabetes tem sobrepeso

Você sabia que 25% dos adolescentes brasileiros com diabetes também têm obesidade? Pois é, estes problemas de saúde vão se acumulando, o que traz grandes prejuízos. Assim, o ideal é começar o tratamento o quanto antes para evitar complicações ainda maiores.  

Portanto, continue lendo abaixo para entender tudo sobre um novo estudo que mapeou esta situação dos adolescentes com diabetes aqui no Brasil. 

adolescentes com diabetes
A obesidade, somada à diabetes, prejudica até mesmo a questão da insulina – Fonte da imagem: Canva Pro

Diabetes e obesidade

Em primeiro lugar, os dados vêm do Atlas do Diabetes, que veio à público no início deste ano. Assim, a porcentagem de aumento desta doença em território brasileiro é bastante assustadora: 26%. De modo que existem mais de um milhão tanto de crianças quanto de adolescentes que têm diabetes tipo 1. 

Além disso, segundo o estudo da Federação Internacional de Diabetes (IDF), a obesidade vem acompanhando os portadores dessa patologia. O que é ainda mais grave, pois exige o tratamento como se fosse de diabetes do tipo 2. De forma que problemas mais graves, tanto como derrames quanto infartos, passam a ser mais comuns, falando em probabilidades. 

Adolescentes com diabetes: resistência a insulina

A resistência à insulina somada à obesidade, a dificuldade para manter uma dieta equilibrada bem como de fazer exercícios físicos acaba sendo maior.

Portanto, diante dessa realidade a dica dos especialistas é realizar consultas médicas regulares em intervalos mais frequentes. Ou seja, de dois em dois meses, por exemplo. Bem como procurar ajuda psicológica para efetivação do tratamento pode ser também uma boa ideia. 

Por fim, vale lembrar que sem tratamento adequado, o diabetes mata. Por outro lado, as intervenções feitas a tempo podem dar uma qualidade de vida importante aos adolescentes diagnosticados com a síndrome metabólica. Assim, o ideal é identificá-la desde cedo e começar logo a tratar conforme as orientações médicas. Basta então, observar os sinais e sintomas para implementar as orientações médicas. 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação