Sintomas de cisto no ovário; entenda as principais reações do problema

Reconhecer os sintomas de cisto no ovário antecipadamente pode favorecer a saúde e promover o encontro do melhor tratamento para a situação. O Saúde Lab explica mais: um cisto ovariano pode permanecer assintomático. Entenda mais sobre o assunto.

Afinal, quais são os sintomas de cisto no ovário?

Os sintomas de cisto no ovário são as dores no abdome inferior, anormalidades menstruais, distúrbios intestinais ou urinários. Às vezes, dá origem a complicações que requerem cirurgia urgente (torção do ovário, hemorragia no cisto, ruptura do cisto, compressão dos órgãos da pequena pelve).

A presença de um cisto ovariano pode resultar em vários sintomas:

  • dor pélvica moderada (na parte inferior da pelve), em um lado do corpo, dando a impressão de peso;
  • anormalidades menstruais e, em particular, metrorragia (sangramento genital que ocorre fora da menstruação);
  • polaquiúria (vontade frequente de urinar com emissão de pequenas quantidades de urina) ou distúrbios intestinais (por exemplo, prisão de ventre ) em caso de compressão dos órgãos da região pélvica pelo cisto.
  • Muitas vezes, o cisto ovariano permanece assintomático. Sua presença é descoberta durante um exame clínico ou uma ultrassonografia abdominopélvica por outro motivo.

Às vezes, o diagnóstico é feito quando ocorre dor aguda e intensa na região pélvica, sinal de uma complicação aguda: torção do ovário, hemorragia ou ruptura do cisto.

A evolução dos cistos ovarianos

O cisto ovariano funcional geralmente desaparece espontaneamente, ao contrário do cisto orgânico que necessita de tratamento cirúrgico.

Quando diagnosticado, um cisto ovariano orgânico deve ser tratado, pois podem surgir complicações, causando muitas vezes dor pélvica intensa e exigindo tratamento urgente.

Veja também: Ansiedade: sintomas, como controlar e tratamentos

A torção do ovário

Afinal, quais são os sintomas de cisto no ovário
Afinal, quais são os sintomas de cisto no ovário – Imagem: Canva Pro

Ocorrendo especialmente no caso de um cisto pesado, a torção do ovário em seu pedículo vascular é uma emergência. De fato, o ovário, privado de sua vascularização, sofre.

A torção resulta em dor súbita e persistente apesar do uso de analgésicos. Às vezes, é precedido, nas semanas anteriores, por episódios de dor no abdome inferior, que se resolvem espontaneamente. Pode ser acompanhado por náuseas ou vômitos.

O diagnóstico é feito pelo médico e também durante uma ultrassonografia abdomenopélvica.

Hemorragia Intracística

Este tipo de sangramento é frequentemente observado em cistos funcionais. A dor na região pélvica é intensa. A ultrassonografia abdominopélvica confirma sua presença.

A ruptura do cisto ovariano

Isso resulta em dor intensa e brutal na região pélvica, que depois diminui. A ultrassonografia mostra a presença de líquido no peritônio (membrana do abdômen que envolve os órgãos) ou ascite.

Abscesso ovariano

Raro, pode ser secundária a uma punção guiada por ultrassom. Causa febre e requer tratamento com antibióticos após a operação.

Veja também: Pretende engravidar? Veja alimentos que favorecem a fertilidade (gravidez)

Compartilhe seu amor
Michele Azevedo
Michele Azevedo

Formada em Letras - Português/ Inglês, pós-graduada em Arte na Educação e Psicopedagogia Escolar, idealizadora do site Escritora de Sucesso, empresária, redatora e revisora dos conteúdos do SaúdeLab.

Artigos: 16
plugins premium WordPress