Sopa para Hipertensão: sofre com pressão alta? Não deixe essa receita de fora

Sopa para hipertensão – Atualmente, a grande maioria das pessoas é submetida à uma má alimentação. Com isso, problemas de saúde ou nutricionais, como a hipertensão, têm se tornando cada vez mais comum. No caso caso de pessoas hipertensas, elas precisam estar sempre atentas com sua alimentação. Felizmente, o SaúdeLab vai te ensinar uma receita de sopa para hipertensão que pode te ajudar a lidar com esse problema.

Sopa para Hipertensão

A princípio, além de ser uma receita extremamente fácil, a sopa para hipertensão também é bastante acessível, precisando de apenas alguns ingredientes para ser feita. Sob esse ponto de vista, o principal componente dessa sopa será o espinafre, um vegetal que não só é muito rico em nutrientes diversos, como também é reconhecido como um aliado no combate a hipertensão.

Leia mais: Arroz low carb de couve-flor para uma refeição inesquecível; saiba como fazer

Ingredientes necessários

Conforme fora dito, essa receita não requer muitos ingredientes. Isso se dá pelo fato de que o espinafre por si só é a chave principal para combater a hipertensão. Ele possui um nitrato inorgânico em sua composição, que quando absorvido pelo nosso corpo, se transforma em óxido nítrico. Tal composto possui o potencial de reduzir a pressão arterial e dilatar os vasos sanguíneos, que são duas ações essenciais para controlar a hipertensão.

Modo de preparo da sopa para hipertensão

sopa para hipertensão
Se você sofre de pressão alta, veja essa receita de sopa para hipertensão. Foto: Pixabay
  1. Antes de mais nada, comece picando toda a cebola em pedacinhos.
  2. Feito isso, coloque uma panela sobre o fogo, e adicione o azeite.
  3. Acrescente a cebola na panela e refogue ela, até que fique bem dourada.
  4. Em seguida, adicione as folhas de espinafre na panela. Se for de sua preferência, você pode picar elas um pouco antes de fazer a adição.
  5. Mexa um pouco os ingredientes, e tampe a panela por alguns instantes.
  6. Quando você estiver com o caldo de legumes em mãos, destampe a panela para acrescentá-lo.
  7. Misture novamente para incorporar os ingredientes um pouco, e deixe a mistura cozinhar levemente.
  8. Após cozinhar, desligue o fogo e leve a mistura para um liquidificador.
  9. Bata bem a mistura para que ela fique homogênea, e ganhe uma boa consistência.
  10. Por fim, quando ela chegar no ponto desejado, leve a mistura batida de volta para a panela e cozinhe até que ela comece a ferver. Assim, ela já poderá ser fervida.

É possível substituir o caldo de legumes?

Caso você tenha preferência pelo caldo de galinha ao invés do caldo de legumes, você pode fazer essa substituição. Porém, o ideal é que você utilize um caldo de legumes, preferencialmente caseiro. Afinal, apesar do frango poder ser benéfico, os vegetais possuem valores nutricionais e benefícios únicos para saúde.

Leia mais: Bolinho de jiló assado sem amargar: aprenda 2 receitas práticas para diversificar o cardápio

Triptofano: para que serve?

Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar:

  • Ajuda na construção e manutenção da massa muscular;
  • Participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar);
  • Auxilia no controle do apetite;
  • Contribui para a boa memorização.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915