Book Appointment Now
Sopa para Hipertensão: sofre com pressão alta? Não deixe essa receita de fora
Sopa para hipertensão – Atualmente, a grande maioria das pessoas é submetida à uma má alimentação. Com isso, problemas de saúde ou nutricionais, como a hipertensão, têm se tornando cada vez mais comum. No caso caso de pessoas hipertensas, elas precisam estar sempre atentas com sua alimentação. Felizmente, o SaúdeLab vai te ensinar uma receita de sopa para hipertensão que pode te ajudar a lidar com esse problema.
Sopa para Hipertensão
A princípio, além de ser uma receita extremamente fácil, a sopa para hipertensão também é bastante acessível, precisando de apenas alguns ingredientes para ser feita. Sob esse ponto de vista, o principal componente dessa sopa será o espinafre, um vegetal que não só é muito rico em nutrientes diversos, como também é reconhecido como um aliado no combate a hipertensão.
Leia mais: Arroz low carb de couve-flor para uma refeição inesquecível; saiba como fazer
Ingredientes necessários
- 250g de espinafre
- 500ml de caldo de legumes caseiro saudável
- 1 cebola grande
- Fio de azeite
- Pimenta-do-reino a gosto
Conforme fora dito, essa receita não requer muitos ingredientes. Isso se dá pelo fato de que o espinafre por si só é a chave principal para combater a hipertensão. Ele possui um nitrato inorgânico em sua composição, que quando absorvido pelo nosso corpo, se transforma em óxido nítrico. Tal composto possui o potencial de reduzir a pressão arterial e dilatar os vasos sanguíneos, que são duas ações essenciais para controlar a hipertensão.
Modo de preparo da sopa para hipertensão
- Antes de mais nada, comece picando toda a cebola em pedacinhos.
- Feito isso, coloque uma panela sobre o fogo, e adicione o azeite.
- Acrescente a cebola na panela e refogue ela, até que fique bem dourada.
- Em seguida, adicione as folhas de espinafre na panela. Se for de sua preferência, você pode picar elas um pouco antes de fazer a adição.
- Mexa um pouco os ingredientes, e tampe a panela por alguns instantes.
- Quando você estiver com o caldo de legumes em mãos, destampe a panela para acrescentá-lo.
- Misture novamente para incorporar os ingredientes um pouco, e deixe a mistura cozinhar levemente.
- Após cozinhar, desligue o fogo e leve a mistura para um liquidificador.
- Bata bem a mistura para que ela fique homogênea, e ganhe uma boa consistência.
- Por fim, quando ela chegar no ponto desejado, leve a mistura batida de volta para a panela e cozinhe até que ela comece a ferver. Assim, ela já poderá ser fervida.
É possível substituir o caldo de legumes?
Caso você tenha preferência pelo caldo de galinha ao invés do caldo de legumes, você pode fazer essa substituição. Porém, o ideal é que você utilize um caldo de legumes, preferencialmente caseiro. Afinal, apesar do frango poder ser benéfico, os vegetais possuem valores nutricionais e benefícios únicos para saúde.
Leia mais: Bolinho de jiló assado sem amargar: aprenda 2 receitas práticas para diversificar o cardápio
Triptofano: para que serve?
Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar:
- Ajuda na construção e manutenção da massa muscular;
- Participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar);
- Auxilia no controle do apetite;
- Contribui para a boa memorização.