Suco de graviola solta o intestino? Descubra seus efeitos e não passe aperto

Suco de graviola solta o intestino mesmo? Aliás, você já comeu graviola alguma vez? Se não, você muito provavelmente não é o único, visto que a graviola não é exatamente um fruta popular ou muito consumida pelo país, ainda mais quando comparada com outras frutas, como a maçã ou banana.

Contudo, isso definitivamente não significa que ela não seja boa. Muito pelo contrário, o SaúdeLAB vai ensinar se o suco de graviola solta o intestino, e apresentar melhor suas propriedades.

À primeira vista, a graviola é uma fruta bastante parecida com a jaca na parte externa. Isso talvez contribua para quem algumas pessoas fiquem receosas em consumi-la, já que ambas as frutas não realmente não têm uma aparência tão apetitosa.

Mas quando se trata de frutas, nunca devemos subestimar o sabor delas, muito menos as propriedades que elas oferecem para a saúde.

Principais benefícios do suco de graviola

Antes de dizer se o suco de graviola solta o intestino ou não, vale a pena conferir algumas das propriedades que os nutrientes da fruta oferecem para a nossa saúde. Sendo assim, acompanhe elas a seguir:

Regula a pressão arterial: o potássio é um mineral bastante marcante da graviola. Através do  consumo dele, o organismo consegue eliminar pela urina o excesso de sódio, que faria a pressão arterial aumentar.

Cuida da visão: dentre os diferentes antioxidantes que a graviola apresenta, a luteína é um dos que merece destaque. Ela mantém os nossos olhos saudáveis, prevenindo problemas oculares que afetam a visão.

Previne cânceres e diabetes: alguns outros antioxidantes da graviola são responsáveis por proteger as células do pâncreas produtoras da insulina. Ademais, pela presença de acetogeninas, que são capazes de combater determinadas células cancerígenas. Ou seja, a graviola é boa previne a diabetes e alguns cânceres.

Combate o estresse e ansiedade: por fim, a graviola também contém asimilobina e anonaina, duas substâncias que promovem o relaxamento do sistema nervoso central.

Leia mais: Graviola é remoso? Será que quem fez cirurgia, tatoo ou piercing pode comer? Descubra!

Mas, o suco de graviola solta o intestino ou não?

De maneira geral, existem dois principais compostos que contribuem para que um alimento seja capaz de soltar o intestino. Estes são as fibras e a água, que quando combinadas fazem maravilhas para o órgão. Elas favorecem o trânsito intestinal e a evacuação, além de promover a saúde e o bom funcionamento do intestino como um todo, melhorando a digestão.

Felizmente, a graviola é uma fruta rica em ambos os componentes. Logo, podemos afirmar que sim, o suco de graviola solta o intestino. Inclusive, como o suco leva a adição de água, ele pode potencializar esse efeito do suco. Então se você sofre com problemas como a constipação intestinal, o suco de graviola pode ser um grande amigo para a sua saúde.

Cuidados importantes no consumo do suco de graviola

Agora que você sabe que o suco de graviola solta o intestino, e ainda apresenta muitos benefícios, talvez você já esteja pensando em incluir ele em sua alimentação. Mas assim como toda fruta e suco, existem alguns cuidados.

O primeiro e mais simples dele é a moderação, visto que o consumo em excesso de qualquer alimento pode ser problemático. Mas fora isso, o suco de graviola precisa ser evitado por pessoas que estão sob o uso de algum medicamento, especificamente antidepressivos ou remédios para hipertensão.

Leia mais: Suco de laranja solta o intestino? Veja quais os benefícios que ele oferece

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915