Torta Integral de Atum: alimentação saudável não precisa ser sem graça

Torta Integral de atum – A princípio, as massas são um tipo de alimento que, apesar de saboroso, não são muito benéficas para saúde. Um dos grandes problemas delas são o alto índice glicêmico, que elava o nível de glicose no nosso sangue. Felizmente, existem receitas de massas integrais, que acabam sendo muito mais saudáveis nesse quesito. Portanto, venha com o SaúdeLab e aprenda a fazer torta integral de atum.

Torta Integral de Atum

Conforme fora dito, um dos principais problemas da massa é o seu índice glicêmico elevado, proveniente da farinha empregada nas receitas. Contudo, quando se trata de uma receita integral, não só o índice glicêmico pode ser reduzido, como o prato também passa a oferecer fibras, que ajudam na digestão e controle da própria glicemia. Logo, as receitas integrais, como a torta integral de atum, acabam sendo uma alternativa muito mais saudável.

Leia mais: Salpicão de Repolho: receita deliciosa para acompanhar suas refeições

Ingredientes da receita

  • 200ml de leite desnatado
  • 2 colheres (sopa) de aveia
  • 1 colher (sopa) de óleo de coco
  • 1 colher (sopa) de fermento
  • 3 xícaras de farinha de trigo integral
  • 1 lata de atum
  • 1 lata de ervilha
  • 3 ovos
  • 1 lata de milho
  • 1 cebola cortada
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Cebolinha a gosto
  • Orégano a gosto

De antemão, se você não gostar de ervilha ou de milho na torta, fique a vontade para substituir por outros ingredientes de sua preferência, ou apenas por deixar de usar. O mesmo vale para o atum, que você pode utilizar a conserva em lata que você mais gostar. Entretanto, vale lembrar que a conserva feita em água possui um pouco mais de sódio, enquanto a conserva feita em óleo é um pouco mais gordurosa.

Modo de preparo da torta integral de atum

Torta Integral de Atum
Torta Integral de Atum. Foto: Canva PRO
  1. Primeiramente, em uma tigela de sua preferência, acrescente o milho, atum, cebola, ervilha, e cebolinha. No caso, estes serão os ingredientes do recheio.
  2. Misture bastante os ingredientes para que eles fiquem mais incorporados, e reserve.
  3. Em seguida, coloque o leite, farinha, ovos, sal e pimenta do reino em um liquidificador. É importante seguir essa ordem para que a farinha não grude no fundo.
  4. Bata tudo até que fique bem homogêneo.
  5. Depois de bater, acrescente o fermento e misture mais a massa.
  6. Em uma forma untada e polvilhada com farinha integral, despeje metade da massa do liquidificador, e espalhe ela pelo fundo da forma.
  7. Feito isso, acrescente o recheio da torta, que fora reservado anteriormente, espalhando ele pela massa.
  8. Após colocar o recheio, despeje o restante da massa por cima dele.
  9. Novamente, espalhe a massa sobre o recheio até que ele fique completamente coberto, sem deixar nenhuma porção a mostra.
  10. Por fim, leve a forma para o forno pré-aquecido a 180°, deixe por 20 minutos, e a torta já estará pronta para ser servida.

Que mais receitas? Acesse nosso grupo de WhatsApp: Clique aqui!

Possa adicionar algo mais na receita?

Além do milho e da ervilha poderem ser substituídos, também é possível acrescentar alguns outros ingredientes no recheio, que podem ser escolhidos de acordo com seu gosto. Entretanto, o que mais combina com essa torta é o queijo ricota. Além de ser leve, ele é bastante saudável, ornando muito com os outros ingredientes do recheio.

Leia mais: Quibe assado: 2 versões saudáveis que você precisa experimentar hoje

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915