Torta Integral de Atum: alimentação saudável não precisa ser sem graça

Fique por dentro dessa versão integral da popular torta de atum

Torta Integral de atum – A princípio, as massas são um tipo de alimento que, apesar de saboroso, não são muito benéficas para saúde. Um dos grandes problemas delas são o alto índice glicêmico, que elava o nível de glicose no nosso sangue. Felizmente, existem receitas de massas integrais, que acabam sendo muito mais saudáveis nesse quesito. Portanto, venha com o SaúdeLab e aprenda a fazer torta integral de atum.

Torta Integral de Atum

Conforme fora dito, um dos principais problemas da massa é o seu índice glicêmico elevado, proveniente da farinha empregada nas receitas. Contudo, quando se trata de uma receita integral, não só o índice glicêmico pode ser reduzido, como o prato também passa a oferecer fibras, que ajudam na digestão e controle da própria glicemia. Logo, as receitas integrais, como a torta integral de atum, acabam sendo uma alternativa muito mais saudável.

Leia mais: Salpicão de Repolho: receita deliciosa para acompanhar suas refeições

Ingredientes da receita

  • 200ml de leite desnatado
  • 2 colheres (sopa) de aveia
  • 1 colher (sopa) de óleo de coco
  • 1 colher (sopa) de fermento
  • 3 xícaras de farinha de trigo integral
  • 1 lata de atum
  • 1 lata de ervilha
  • 3 ovos
  • 1 lata de milho
  • 1 cebola cortada
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Cebolinha a gosto
  • Orégano a gosto

De antemão, se você não gostar de ervilha ou de milho na torta, fique a vontade para substituir por outros ingredientes de sua preferência, ou apenas por deixar de usar. O mesmo vale para o atum, que você pode utilizar a conserva em lata que você mais gostar. Entretanto, vale lembrar que a conserva feita em água possui um pouco mais de sódio, enquanto a conserva feita em óleo é um pouco mais gordurosa.

Modo de preparo da torta integral de atum

Torta Integral de Atum
Torta Integral de Atum. Foto: Canva PRO
  1. Primeiramente, em uma tigela de sua preferência, acrescente o milho, atum, cebola, ervilha, e cebolinha. No caso, estes serão os ingredientes do recheio.
  2. Misture bastante os ingredientes para que eles fiquem mais incorporados, e reserve.
  3. Em seguida, coloque o leite, farinha, ovos, sal e pimenta do reino em um liquidificador. É importante seguir essa ordem para que a farinha não grude no fundo.
  4. Bata tudo até que fique bem homogêneo.
  5. Depois de bater, acrescente o fermento e misture mais a massa.
  6. Em uma forma untada e polvilhada com farinha integral, despeje metade da massa do liquidificador, e espalhe ela pelo fundo da forma.
  7. Feito isso, acrescente o recheio da torta, que fora reservado anteriormente, espalhando ele pela massa.
  8. Após colocar o recheio, despeje o restante da massa por cima dele.
  9. Novamente, espalhe a massa sobre o recheio até que ele fique completamente coberto, sem deixar nenhuma porção a mostra.
  10. Por fim, leve a forma para o forno pré-aquecido a 180°, deixe por 20 minutos, e a torta já estará pronta para ser servida.

Que mais receitas? Acesse nosso grupo de WhatsApp: Clique aqui!

Possa adicionar algo mais na receita?

Além do milho e da ervilha poderem ser substituídos, também é possível acrescentar alguns outros ingredientes no recheio, que podem ser escolhidos de acordo com seu gosto. Entretanto, o que mais combina com essa torta é o queijo ricota. Além de ser leve, ele é bastante saudável, ornando muito com os outros ingredientes do recheio.

Leia mais: Quibe assado: 2 versões saudáveis que você precisa experimentar hoje

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação