Tratamento da obesidade: Anvisa libera medicamento capaz de reduzir até 17% do peso

Ele é utilizado para o tratamento da diabetes e agora será liberado no Brasil

A obesidade é um dos problemas de saúde mais graves atualmente em todo mundo, a estimativa é de que em 2030 haja 1 bilhão de pessoas com obesidade. Do mesmo modo, aqui no Brasil, essa doença crônica avançou para 72% nos últimos anos. Para quem sofre com este problema poderá contar com mais um medicamento para ajudar neste processo. Conheça com o SaúdeLab o remédio liberado pela Anvisa que pode reduzir em 17% o peso.

Anvisa autoriza remédio de diabetes para uso em pessoas obesas

De acordo com a estimativa do Atlas Mundial da Obesidade de 2022, a doença poderá atingir em 2030, quase 30% da população brasileira. Sendo assim, o Brasil está entre os países com um dos maiores índices de obesidade do mundo e a maioria deles são de mulheres.

Nesse sentido, a prevenção desta doença é muito importante, por isso cada vez mais pessoas devem se conscientizar da importância de atividade física e alimentação balanceada. Contudo, nos casos de pessoas que atualmente lutam com obesidade, poderá comemorar.

Agora, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovou na última segunda-feira (2), o medicamento semaglutina 2,4 mg. Este fármaco é utilizado especificamente no Brasil, para tratamento da diabetes, porém agora ele foi liberado para uso em pessoas com sobrepeso.

A princípio, ele foi liberado para tratamento de pacientes que tinham diabetes tipo 2 e na dosagem de 1 mg. Contudo, agora o medicamento foi liberado pela agência para que pessoas com obesidade possam fazer o tratamento com ele.

De acordo com a farmacêutica Novo Nordisk, os testes apontaram que ele é capaz de reduzir o peso corporal em até 17% em 68 semanas. A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia considerou a liberação um marco importante para o tratamento da obesidade.

Dado que é uma alternativa para combater a doença, pois traz resultados satisfatórios, para algo que cresce progressivamente como a obesidade.

Leia também: Obesidade e disbiose; conheça a relação entre elas e saiba como evitar

Semaglutida

A princípio, a liberação foi muito celebrada pela comunidade médica, dado que a semaglutida faz parte de um grupo de medicamentos que cientistas consideram ser muito poderoso contra a obesidade. Saiba que esta substância atuará nos receptores de hormônios produzidos pelo intestino regulando o apetite.

Ele funciona como GLP-1, reduzindo o ritmo de apetite e o esvaziamento do estômago, aumentando a saciedade de forma prolongada. Para quem sofre de obesidade esta possibilidade de perder peso, ajudará a evitar outros problemas que podem afetar a sua saúde por conta dessa condição.

Principalmente, pelo fato da obesidade aumentar o risco de desenvolver outras doenças como câncer, diabetes e doenças cardiovasculares.

Saiba mais: Jantar tarde contribui para obesidade e dificuldade para perder peso; conclui estudo

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação